Clássicos da Literatura, do Cinema e da Música.

Posted on
  • quinta-feira, 27 de agosto de 2009
  • by
  • Editor
  • in
  • Marcadores: , , , , ,
  • “Poliana”, da escritora norte-americana Eleanor H. Porter , é um dos maiores clássicos da literatura mundial e vem encantando gerações desde 1913, ano de sua primeira publicação. Nele é contada a história de Poliana, uma pequena órfã, que enfrenta as inúmeras dificuldades e privações de sua vida, usando o “Jogo do Contente”, que havia aprendido com seu paizinho. Assim, vendo o lado positivo das coisas, ela espalha alegria para todos os moradores da pequena cidade de Beldingsville, onde havia ido morar com sua tia Paulina. O final é lindo e absolutamente comovente. Esta obra obteve tanto sucesso que gerou uma continuação, “Poliana Moça”, tão bem sucedida quanto sua antecessora.
    ***************
    “A Corrente do Bem” é uma emocionante película norte-americana, preferida por dez entre dez orientadoras educacionais de Escolas de Educação Básica. Dirigida por Mimi Leder, ela conta com um elenco multiestelar, com a presença de astros como Kevin Spacey, Helen Hunt, Haley J. Osment, Angie Dickinson e Jon Bon Jovi.
    Nesta pungente história, o professor de Estudos Sociais Eugene Simonet não espera que sua turma daquele ano seja diferente das anteriores. Por isso, ele sugere o mesmo trabalho de sempre no primeiro dia de aula, sem maiores expectativas quanto aos resultados: os alunos têm de pensar num jeito de mudar o mundo e colocar isto em prática.
    Porém, um dos alunos, Trevor, resolve levar o trabalho a sério. Com 11 anos de idade e praticamente abandonado pelo pai, ele mora em um bairro pobre de Las Vegas com a mãe, Arlene, uma garçonete que durante dia trabalha em um cassino e, à noite, em uma boate de strip-tease. A partir da idéia de seu professor, Trevor cria a “corrente do bem”, que é baseada em três premissas: fazer por alguém algo que este não pode fazer por si mesmo; fazer isso para três pessoas; e cada pessoa ajudada fazer isso por outras três. Assim, a corrente cresceria em progressão geométrica: de três para nove, daí para 27 e assim sucessivamente.
    Com um desfecho extremamente sensível, esta obra-prima do cinema americano consegue mexer profundamente com os corações mais empedernidos.
    ***************
    Ao lançar seu tradicional disco de fim-de-ano, em 1980, Roberto Carlos brindou-nos com uma de suas canções mais belas e tocantes: "A Guerra dos Meninos". O bonito coral de crianças cantando "la, la, la, la, la, la, la" e versos inesquecíveis como: "De todos os lugares vinham aos milhares/E em pouco tempo eram milhões/Invadindo ruas, campos e cidades/Espalhando amor aos corações/Em resposta o céu se iluminou/Uma luz imensa apareceu/Tocaram fortes os sinos, os sons eram divinos/A paz tão esperada aconteceu/Inimigos se abraçaram e juntos festejaram/O bem maior, a paz, o amor e Deus" transformaram esta linda obra musical em um dos maiores clássicos do cancioneiro popular brasileiro
    ***************
    Este post é dedicado a todos os homens e mulheres de boa vontade que, em defesa dos bichinhos, das plantinhas e da ética na política, votarão em Marina Silva nas próximas eleições presidenciais. Estes cidadãos e cidadãs de bem provavelmente votaram em Cristovam Buarque no último pleito e, em sua pureza d'alma, acreditam piamente na sinceridade de FHC, Miriam Leitão e Arnaldo Jabor, quanto estes declaram toda a sua simpatia pela candidatura da senadora acreana. Pois, como está escrito nas sagradas escrituras, Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra... Amém.
     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...