Vamos ver, digamos que agora os impostos pagos por S sejam x, e seu "dinheiro no bolso", isto é seu ganho médio, seja y, dando uma renda de y menos x, y-x. O que acontece se zeramos os impostos, dando x=0?
A proposta do candidato em questão sugere que, em tal caso, sobra mais dinheiro no bolso de S. Mas isso é falso, pois é preciso considerar outros fatores.
Fundamentalmente, é preciso considerar que se os impostos forem sempre zero, não há Estado. Logo, não há leis, nem polícia. Logo, qualquer um que seja mais forte do que tu, ou grupo mais forte do que o teu, pegará para si o que é teu. E isso não será ilegal, pois não haverá nenhuma lei em vigência. Será a lei do mais forte. E muitíssimo provavelmente você será, mais cedo ou mais tarde, o mais fraco que será roubado, e ficará sem nada no bolso.
Assim, se os impostos x=0, a grana no teu bolso será um valor z1 menor do que o teu atual y.
Moral da história, até aqui: para ter alguma grana no bolso, você precisa pagar algum imposto. Vale a pena ver o que o Nagel diz sobre isso.
Agora, mudando de assunto um pouco: alguém pode vir a ter mais grana no bolso pagando a mesma quantidade de impostos que paga agora, ou mesmo mais impostos?
A resposta é sim. Isso é fácil de se ver. Digamos que você tenha y no bolso, e o governo aplica seu imposto x, junto com o imposto dos outros, em programas que alavancam a economia pelo empoderamento econômico dos mais pobres, como o bolsa família. Nesse caso, se você for um comerciante de bens comprados pelos mais pobres, você provavelmente venderá mais, e terá uma renda z2 maior do que seu y inicial, isto é z2>y.
A moral da história é simples: o que importa, para ter mais grana no bolso, não é se há imposto ou não, mas sim o que se faz com os impostos. Se o que se faz é dar alguma renda para os mais pobres com o imposto, você terá mais grana no bolso por causa dos impostos que paga.
Além disso, se menos impostos derem mais desigualdade, e mais exclusão, é mais provável que você fique com menos dinheiro no bolso por gastar em alarmes, grades, seguros, muros e remédios para stress. E em tal situação você sofrerá stress, caso menos impostos queiram dizer menos polícia e menos judiciário, o que dá em impunidade, isto é em mais assaltantes livres, ou seja em menos grana nos bolsos dos assaltados.
Enfim, use sua cabeça, já que o tal candidato não usa a dele. Escolha candidatos que aplicam bem os impostos, isto é empoderem economicamente os mais pobres, pois isso provavelmente te deixará com mais dinheiro no bolso, pelo mero fato do aquecimento da economia.