"ESCANDÂLO !: DESCOBERTO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA NA INDICAÇÃO DE JOAQUIM BARBOSA PARA O STF!

Barbosa pediu a Dirceu para ser Ministro do STF
[OBS deste blog “democracia&política’: A imprensa brasileira, na sua luta ferrenha para a volta da direita ao poder, é tragicômica. Seguindo a mesma linha editorial adotada para a “Operação Porto Seguro”, e se a mídia fosse coerente, essas seriam as manchetes de todos os jornais, revistas e telejornais repetidas nos próximos 90 dias:

REVELADO QUE INDICAÇÃO DE JOAQUIM BARBOSA FOI PEDIDA POR ELE A JOSÉ DIRCEU COM O APOIO DE “KAKÁY”!

REPORTAGEM APUROU QUE “JD” PEDIU O CURRÍCULO DE “JB” PARA INTERMEDIAR A INDICAÇÃO

DOCUMENTOS MOSTRADOS À “GLOBO” COM EXCLUSIVIDADE COMPROVAM QUE “JD” USOU O CARGO E SUA INFLUÊNCIA JUNTO AO “PR” PARA INDICAR “JB” PARA O “SUPREMO”

LULA ESTÁ ENVOLVIDO NA NOMEAÇÃO DE BARBOSA. DILMA COMPACTUOU

GABINETE DO STF FOI VASCULHADO PELA POLÍCIA FEDERAL E APREENDIDOS COMPUTADORES E DOCUMENTOS. IMPRENSA TEVE ACESSO AO MATERIAL RECOLHIDO PELA PF

SALÁRIO DE JOAQUIM NO STF É IMPUBLICÁVEL, DE TÃO ELEVADO (ainda mais se adicionado de carros, motoristas, moradia, serviçais etc à sua disposição)

SENADORES ÁLVARO DIAS (PSDB) E AGRIPINO MAIA (DEM) NO "JORNAL NACIONAL": "TRATA-SE DE CASO GRAVE DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIA, CORRUPÇÃO QUE EXIGE PROFUNDAS INVESTIGAÇÕES

OPOSIÇÃO QUER A CPMI “DA CORRUPÇÃO DO TRÁFICO DE INFLUÊNCIA” E A CONVOCAÇÃO DE LULA

O NOVO ESCÂNDALO SOBRE TRÁFICO DE INFLUÊNCIA NA SUA INDICAÇÃO AO STF É A “PEDRA KRIPTONITA” CONTRA O MIDIÁTICO SUPER-HOMEM DA “AÇÃO PENAL 470”

Vejamos sobre o assunto a seguinte postagem do portal de Luis Nassif]:

O "ESCANDÂLO" DA INDICAÇÃO PARA CARGO COMISSIONADO

O cinismo está em alta na praça, principalmente no ‘JN’ que mostrou um vazamento da PF de um e-mail de um sujeito pedindo um cargo para a Rose e enviando seu currículo. Como se isso fosse um grande "escândalo".

Ora, como é que se consegue um cargo comissionado? Por acaso há concurso para cargo comissionado? É crime isso? Se for crime, todos os ministros do STF são criminosos, pois foram indicados.

O Joaquim foi, pessoalmente, levado pelo “Kakáy” para pedir ao Zé Dirceu sua indicação para ministro do STF. O Dirceu falou a ele que enviasse um currículo. E Joaquim Barbosa foi indicado. Qual é o motivo da enoooorme "escandalização" da Globo?

FONTE: portal de Luis Nassif  (http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/o-escandalo-da-indicacao-para-cargo-comissionado) [Imagens do Google e observação inicial em azul entre colchetes adicionadas por este blog ‘democracia&política’].

COMPLEMENTAÇÃO (deste blog ‘democracia&política’)

“Eu levei o meu currículo e pedi que ele [Dirceu] levasse ao Lula. Só isso.


[Luiz Fux, ministro do STF, contando o quanto se empenhou [no tráfico de influência] para chegar onde está hoje. (cabeçalho do blog do Noblat, de “O Globo”: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/

 
Ministro Fux canta feliz em pleno STF, comemorando, debaixo de seus novos cabelos ultranegros, a dura condenação daqueles que, a pedido insistente e antiético dele, o indicaram (em tráfico de influência) para Ministro do Supremo

Na mesma linha adotada pela imprensa no caso da “Operação Porto Seguro”, além do envolvimento acima tratado do Ministro Joaquim Barbosa, foi descoberto outro caso de “tráfico de influência” para nomear protegidos para altos cargos pagos com dinheiro público, “corrupção grave”, como tem insistido a oposição (PSDB, DEM e PPS) e a grande imprensa. Agora, o constrangido Ministro Fux confessa que incorreu nesse mesmo caso ora tratado como “corrupção”. Quem revela isso é, inesperadamente, um dos grandes jornais tucanos, a “Folha de São Paulo”. Transcrevo trecho da reportagem publicada hoje (domingo)  (http://www1.folha.uol.com.br/poder/1194617-em-campanha-para-o-stf-luiz-fux-procurou-jose-dirceu.shtml):

[Querendo ser Ministro do STF,]Fux "grudou" em Delfim Netto. Pediu carta de apoio a João Pedro Stedile, do MST. Contou com a ajuda de Antônio Palocci. Pediu uma força ao governador do Rio, Sergio Cabral. Buscou empresários.

E se reuniu com José Dirceu, o mais célebre réu do mensalão. "Eu fui a várias pessoas de SP, à FIESP. Numa dessas idas, alguém me levou ao Zé Dirceu porque ele era influente no governo Lula."

O ministro diz não se lembrar quem era o "alguém" que o apresentou ao petista.

Fux diz que, na época, não achou incompatível levar currículo ao réu de processo que ele poderia no futuro julgar. Apesar da superexposição de Dirceu na mídia, afirma que 'nem se lembrou' [sic!] de sua condição de ‘mensaleiro’...”.

P.S:Ele falou para mim que tinha estudado o processo, que o processo não tinha prova nenhuma, que era um processo sem fundamento e que ele tomaria uma posição muito clara". (Gilberto Carvalho, secretário geral da Presidência, sobre conversa com Luiz Fux antes de sua indicação como ministro do STF). Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/noblat/
Clique para ver...

EXPECTATIVA DE VIDA NO BRASIL CRESCE 3,65 ANOS EM UMA DÉCADA; MORTALIDADE INFANTIL CAI 76,6% EM 30 ANOS

Expectativa de Vida no Brasil: em 2011, alcançou 74,08 anos

Do portal UOL/Folha, em São Paulo

“Dados divulgados na quinta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontam que a expectativa de vida do brasileiro atingiu 74,08 anos (74 anos e 29 dias) em 2011, aumento de 0,31 anos (3 meses e 22 dias) em comparação a 2010 e de 3,65 (três anos, sete meses e 24 dias) em relação a 2000.

Assim, em 11 anos, a esperança de vida ao nascer no Brasil, teve aumento anual de, em média, 3 meses e 29 dias. Nesta última década, o aumento da expectativa de vida foi maior para os homens, com 5 meses e 23 dias a mais de vida do que as mulheres.

Mesmo assim, em 2011 um recém-nascido homem esperaria viver 70,6 anos, ao passo que as mulheres viveriam 77,7 anos.

A expectativa de vida é usada para medir a qualidade de vida da população e vem sendo usada pela Previdência Social como um dos parâmetros do fator previdenciário, para calcular as aposentadorias.

2011 REGISTRA QUEDA NA MORTALIDADE INFANTIL

A taxa de mortalidade infantil (até um ano de idade) em 2011 ficou em 16,1 para cada mil nascidos vivos (contra 19,4 óbitos para cada mil nascidos vivos em 2010) e a taxa de mortalidade na infância (até cinco anos de idade), em 18,7 por mil. Esta última, alcançando a meta estipulada para o quarto “Objetivo de Desenvolvimento do Milênio” (ODM) para 2015, de 19,9 por mil.

Nos domicílios com rede geral de esgoto, a taxa de mortalidade infantil foi de 14,6 óbitos para cada mil nascidos vivos e a taxa de mortalidade na infância de 16,8 óbitos para cada mil nascidos vivos, ambas abaixo das médias nacionais. Nos domicílios com esgotamento por vala, essas taxas subiram para 21,0 por mil e 24,8 por mil, respectivamente.

Com o resultado de 2011, queda na taxa de mortalidade infantil no período de 1980/2011 foi de 76,7%. O mesmo comportamento foi observado na taxa de mortalidade da infância, representando redução de 49% em relação ao ano de 2000, cujo valor foi de 36,6 por mil.”

FONTE: do portal UOL/Folha  (http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2012/11/29/expectativa-de-vida-no-brasil-cresce-365-anos-em-uma-decada-mortalidade-infantil-cai-766-em-30-anos.htm) [Imagens do Google adicionadas por este blog ‘democracia&política’].
Clique para ver...

O “sopão dos pobres” e os banqueiros

Por Altamiro Borges

A União Europeia aprovou nesta semana os chamados “planos de reestruturação” para quatro bancos da Espanha. Ao todo, eles receberão cerca de 37 bilhões de euros – o equivalente a 100 bilhões de reais. A ajuda financeira, que sai dos tributos cobrados de milhões de europeus que hoje são vítimas de desemprego, do arrocho salarial e da regressão dos direitos trabalhistas, objetiva salvar o combalido “deus-mercado”, o sistema financeiro parasitário que é responsável pela grave crise capitalista no velho continente.

Entre os beneficiários deste socorro está o Bankia, um dos maiores bancos da Espanha que roubou descaradamente seus correntistas e acionistas. Perto destes gigantes privados, a corrupção em órgãos públicos de vários países parece coisa de ladrão de galinha. Mas a mídia rentista prefere fazer escândalo contra os desvios de recursos de agentes públicos – que merecem, lógico, total repúdio. No caso do roubo dos banqueiros, ela evita dar manchetes ou fazer escarcéu nas telinhas da tevê. Ela é cúmplice do assalto!

10 mil bancários demitidos

Os tais “planos de reestruturação” ainda têm contrapartidas que prejudicarão ainda mais a sociedade. O Bankia, por exemplo, terá que demitir 6 mil bancários. Os outros três bancos – Catalunya Banc, Novagalicia e Valencia – também precisarão dispensar trabalhadores e elevar as taxas de serviços aos clientes. Segundo os chamados “especialistas do mercado”, a tendência é que ocorra um processo de fusão do sistema bancário da Espanha, aumentando ainda mais a concentração e monopolização do setor.

Segundo estimativas do decadente jornal El País, cerca de 10 mil bancários serão demitidos nos quatro bancos, agravando ainda mais a situação do desemprego na Espanha – a maior da zona do euro, com taxa acima dos 25%. Já os "ativos tóxicos" destas instituições serão repassados para o Estado. Ou seja: quem pagará pelos papeis podres também serão os trabalhadores. Segundo o noticiário, a União Europeia deverá aprovar novos “planos de recapitalização” para outras instituições financeiras privadas ainda antes do Natal.

Os "comedores sociais" na Espanha

Enquanto os bancos salvam os seus lucros, à custa dos cofres públicos, muitos europeus hoje dependem do “sopão dos pobres”, segundo Clóvis Rossi, colunista da Folha que tem muito familiaridade com os tucanos nativos, mas rejeita os neoliberais da Europa – baita contradição! Hoje é comum os espanhóis procurarem os “comedores sociais” – “nome menos ultrajante que ‘sopão dos pobres’, que a América Latina conhece tão bem, mas que não se espera encontrar na rica Espanha, a quinta maior economia da Europa”.

“Não que não houvesse pobreza na Espanha antes da crise. Não que não houvesse favelas, aqui chamadas ‘chabolas’. Mas eram situações localizadas, que, em geral, afetavam imigrantes, e ficavam longe dos olhos do grande púbico. Agora, no entanto, a pobreza e os ‘comedores sociais’ ficam ‘a algumas ruas daqui’... A pobreza se incrustou, pois, na pele de uma Espanha torturada por receitas de ajuste que só aprofundam a recessão e, até agora, não ajudaram a reduzir a dívida pública”, estranha o jornalista.

Pena que Clóvis Rossi, que tem um texto brilhante, não reconheça que os tucanos brasileiros defendem as mesmas “receitas de ajuste” dos neoliberais europeus. É só analisar a pregação do cambaleante presidenciável do PSDB, o senador Aécio Neves, sobre o choque de gestão e sua apologia ao “deus-mercado”. Os “planos de recapitalização” dos banqueiros do velho e decadente velho continente e seu “sopão dos pobres” deveriam servir de alerta aos brasileiros – inclusive para alguns colunistas da mídia.
Clique para ver...

Rosemary e o ódio a Lula

Por Altamiro Borges

Quase concluído o show do julgamento do “mensalão petista”, cronometrado para interferir nas eleições de outubro, um novo caso excita a mídia golpista e o seu braço partidário demotucano. A Operação Porto Seguro da PF revelou que agentes públicos – entre eles, Rosemary Noronha, chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo – estavam metidos em atos de corrupção e tráfico de influência. De imediato, a presidenta Dilma demitiu os onze supostos envolvidos. Mas a carga inflamável prosseguirá por bom tempo!

O caso é, aparentemente, grave e exige rigorosa apuração. Segundo o que já vazou na imprensa, a investigação da Polícia Federal teve início em março de 2011, quando um auditor do Tribunal de Contas da União (TCU) confessou um esquema de corrupção na venda de pareceres técnicos para empresas. Ele envolveria a chefe do gabinete da Presidência, o advogado-geral adjunto da União, José Weber, e os diretores das agências reguladoras da aviação civil (Anac) e das águas (ANA), os irmãos Rubens e Paulo Vieira, entre outros.

O script seguido por Dilma

Diante das denúncias, a presidenta Dilma seguiu o script do seu primeiro ano de gestão, quando exonerou sumariamente sete ministros linchados pela mídia. Ela também abriu sindicâncias internas para investigar o esquema. A rápida reação, porém, não acalmou a mídia golpista e a oposição demotucana. Na prática, estas não estão preocupadas com a corrupção – até porque são mais sujas do que pau de galinheiro. O episódio serviu apenas para reavivar o seu ódio ao ex-presidente Lula, maior responsável pela eleição de Dilma.

Rosemary Noronha foi trabalhar no gabinete da Presidência por indicação de Lula, em 2003. Antes, ela trabalhara 12 anos com o ex-ministro José Dirceu. Aproveitando-se da sua proximidade com os dois líderes petistas, ela teria sugerido nomes para várias funções no governo – inclusive o do seu filho e do seu ex-marido. Diante deste fato, bastante grave e que revela toda a força do patrimonialismo no país, a oposição demotucana e a mídia concluem, sem qualquer prova, que Lula também está metido neste esquema corrompido.

Estadão e o dono do escândalo

A mídia nem disfarça seu intento. Em editorial intitulado “O dono do escândalo”, o Estadão já concluiu que o ex-presidente é o culpado pelos “crimes de Rose”. É como se alguém responsabilizasse a famiglia Civita por ter mantido durante tanto tempo no comando do seu diário o jornalista Pimenta Neves, que assassinou cruelmente a ex-namorada Sandra Gomide, em agosto de 2000, num haras na cidade de Ibiúna, no interior de São Paulo. Num primeiro momento, inclusive, o Estadão deu proteção ao assassino! Tráfico de influência?

O Estadão não aceita sequer a explicação do ex-presidente, que se disse “apunhalado pelas costas”. E sugere que ele seja investigado e, quem sabe, processado. “Ao se declarar ‘apunhalado pelas costas’, Lula faz como fez quando o mensalão veio à tona, e ele, fingindo ignorar a lambança, se disse ‘traído’. Resta saber se, desta vez, tornará a repetir mais adiante que tudo não passou de uma ‘farsa’ – quem sabe, uma conspiração da Polícia Federal com a mídia conservadora, a que a sua sucessora no Planalto afinal sucumbiu”.

Folha teme pelo governo de SP

No mesmo rumo, o jornal da famiglia Frias, a mesma que cedeu seus veículos aos órgãos de repressão no período da ditadura militar, festeja a eclosão do novo escândalo de corrupção. No editorial “Porto inseguro”, a Folha solta rojões: “O pior da tormenta parecia superado pelo PT. O julgamento do mensalão se encaminhava para um anticlímax, após as pesadas penas de prisão para alguns líderes seus já em marcha para o ostracismo... A Operação Porto Seguro, no entanto, veio varrer as expectativas de calmaria”.

O jornal nem esconde que o julgamento do “mensalão” visou interferir nas eleições e lamenta que não tenha atingido o seu intento. “O PT colheu bom resultado nos pleitos, dadas as circunstâncias, com a vitória em São Paulo. A popularidade da presidente Dilma Rousseff não se abalou”. Daí a sua alegria com a descoberta, pela Polícia Federal (é bom frisar!), de um novo escândalo de corrupção. Para o jornal, o caso desgasta Lula, que “nunca aposentou o apetite pelo poder” e pode até disputar o governo de São Paulo. Haja medo!

"Calunistas" com passe livre para matar

O ódio ao ex-presidente fica mais explícito nos textos de alguns “calunistas”, mais realistas do que os reis e com passe livre para matar. O blogueiro psicopata da Veja já decretou que Rosemary é a “mulher do Lula”, numa insinuação maldosa que ele nunca fez a respeito da “mulher de FHC”! Também apavorado com as eleições em São Paulo, ele sugere que Lula indique “a sua mulher” como vice. “É tão longeva a parceria de ambos que certamente trabalhariam de modo muito afinado caso o eleitorado acolha o casal”, rosna o pitbull.

Já Josias de Souza, o colunista da Folha que transita no ninho tucano, conclui que o ex-presidente é um mentiroso, quando diz que foi “apunhalado” pela ex-chefe do gabinete da Presidência. “Tido como gênio da arte da política, ele revela-se, a cada novo escândalo, um precário formador de equipes. Vivo, o cronista Nelson Rodrigues diria que, nessa matéria, Lula é um débil mental de babar na gravata”. De fato, tem muito gente babando, mas é de ódio contra o ex-presidente! O clima não vai se acalmar nem com as festanças do final do ano.
Clique para ver...

ÁGUA NO CHOPP !!! E AGORA JOSÉ ??

Colombo terá apenas 13 vereadores ???? Liminar impede a posse dos oito vereadores que iriam buscar seus direitos na justiça na semana que vem. Depois dessa decisão eu creio que os 6  nobres vereadores não aceitarão o prefeito como procurador dos mesmos.
"MIAME É UM BOM LUGAR PARA FÉRIAS EM JANEIRO"

ESTADO DO PARANÁ AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE Nº 989211-1 - ÓRGÃO ESPECIAL AUTOR: DEMOCRATAS - DEM COMISSÃO PROVISÓRIA DE COLOMBO.INTERESSADA: CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE COLOMBO RELATOR: DES. SERGIO ARENHART
VISTOS.
Considerando que a apreciação da liminar por decisão singular deste Relator é vedada, sem prejuízo da análise, durante o período de recesso, pelo Presidente desta Corte mediante decisum monocrático; que a data referida pelo Autor como termo inicial aos prejuízos relatados, 10/12/2012, diz respeito apenas à diplomação dos vereadores, e não à posse, a partir da qual efetivamente surgirão os efeitos financeiros que se pretende evitar; que a posse dos vereadores eleitos somente ocorrerá no início da próxima legislatura, em 1º de janeiro de 2013, é forçoso primeiramente colher o pronunciamento da Câmara Municipal de Vereadores de Colombo, no prazo de cinco (05) dias, ouvindo-se, após, a Procuradoria-Geral do Estado e a douta Procuradoria-Geral de Justiça, cada qual no prazo de três (03) dias, sucessivamente (art. 10, caput e § 1º da Lei 9.868/99).
Proceda-se com urgência, tornando, após à conclusão.
Curitiba, 29 de novembro de 2012
Des. SERGIO ARENHART Relato
Clique para ver...

EX-MENINO DE RUA É ELEITO VEREADOR EM COLOMBO



Amigos do Blog, o meu convidado no " Bate Papo do Blog" é um ex-menino de rua que elegeu-se vereador em Colombo. Hoje eleito de fato e de direito, quer realizar um bom trabalho como retribuição àqueles que acreditaram em seu trabalho e, por tal motivo, promete que irá se esforçar ao máximo para propiciar o melhor para nossa cidade nos próximos 04 (quatro) anos. "Sou um ex menino de rua, que sonhou e que fiz dos meus sonhos a realidade que vivo, tinha tudo para não dar certo na vida, mas com muita fé em Deus sempre fui de encontro com o que era certo"diz ele.
Gil Gera foi eleito pelo PSDB, diz ter a disposição e a vontade de defender o povo de Colombo, irá fazer um mandato para o povo, principalmente para os mais carentes da nossa cidade. Acompanhem o nosso " BATE PAPO".







QUEM É GIL GERA ??


Meu nome é Givanildo da Silva, mais conhecido como Gil Gera. Tenho uma história de vida de muitos sacrifícios, venho de família humilde e sou ex menino de rua. Tinha tudo para não dar certo na vida, mas sonhei e fiz dos meus sonhos a realidade que vivo, sempre com muita fé em Deus, fui de encontro com o que era certo.

O QUE PRETENDE FAZER COMO VEREADOR ??

Uma das principais bandeiras que defendi em toda minha vida justamente pela minha história é o trabalho com a juventude, a oportunidade de um futuro e um presente muito melhor, focado na capacitação técnica, no esporte, nos grupos de jovens de igreja, é dar oportunidade para que realmente sigam no caminho certo, mas como vereador eu não tenho somente uma bandeira, vou focar na melhor idade, transporte publico visto que hoje nossos ônibus estão super-lotados, na saúde para que tenhamos os atendimento de consultas especializadas nos postos de saúde, e na segurança de nossa cidade, acredito que esse deve ser o caminho de todo vereador na nossa cidade.

COMO VOCÊ ANALISA A POLITICA ??

A política em Colombo como em todo Brasil esta passando por uma oxigenação, a população esta cansada da velha política da troca, eles querem que o vereador não tenha simplesmente o papel de legislador e sim de representante das demandas da população que muitas vezes é deixado de lado.

QUAL SERÁ O SEU TRABALHO COMO VEREADOR PARA OS JOVENS??
Justamente pela minha história, uma das principais bandeiras que tenho é a juventude. Para que tenham um presente e um futuro melhor, pretendo focar em capacitação técnica, no esporte, nos grupos de jovens de igreja, ou seja, dar oportunidade para que realmente sigam o caminho certo. Mas como vereador, não tenho somente uma bandeira, vou focar também na melhor idade, no transporte publico, visto que hoje, nossos ônibus estão super lotados, na saúde, para que tenhamos nos postos de saúde o atendimento de consultas especializadas e na segurança de nossa cidade. Acredito que esse deve ser o caminho de todo vereador em nossa cidade. Quero junto com a prefeitura criar um amplo projeto contra as drogas, levando palestra e mostrando os malefícios desse mal que hoje já se torna um problema de saúde publica. Na área profissional  fazer parcerias com empresas que capacitem esses jovens e que de oportunidade aproveitando alguns projetos já existentes como meu primeiro emprego, trazer cursos técnicos para Colombo melhorando assim a capacitação, no esporte valorizar os espaços já existente que hoje estão abandonados e também uma das minhas metas é ter pistas de skate por toda a Colombo. 

COMO PRETENDE FAZER ? COM RECURSOS DA PREFEITURA OU BUSCARÁ EXTERNAMENTE??

Em qualquer trabalho de vereador tem que se trabalhar com a prefeitura mas já estamos em conversa com alguns deputados para colocar emendas no orçamento do estado destinando verbas para esses projetos. E ter uma parceria efetiva com o Governador Beto Richa .

VOCÊ É CONTRA OU A FAVOR DE TERMOS 21 VEREADORES ??.

Sou a favor !! acho que amplia o processo democrático Colombo cresceu muitos nos últimos anos e vai crescer muito mais, acho que isso amplia o processo democrático.

ANALISE A GESTÃO DO ATUAL PREFEITO..

Toda gestão tem seus pontos fracos e fortes. 
O QUE VOCÊ ESPERA DA ADMINISTRAÇÃO DE BETI PAVIN COMO PREFEITA ??

A Beti tem experiência é uma ótima gestora, tem carisma com a população, sua aceitação é de mais da metade dos eleitores isso significa que tem confiança dos Colombenses para ser a gestora de nossa cidade.

TEMA LIVRE

Nesse meu primeiro mandato como vereador, vou andar e falar com a população de Colombo escutando suas demandas, os meus projetos não são meus fizeram parte das minhas propostas como candidato e foi criado escutando a demanda da população. E é assim que deverá ser durante todo o meu mandato.
Obrigador vereador por ter participado do nosso '" BATE PAPO DO BLOG". 
Obrigado meu amigo, estamos aí..


Clique para ver...

Cantanhêde atiça a “oposição medrosa”

Por Altamiro Borges

Em seu artigo na Folha de hoje, a colunista Eliane Cantanhêde, a da “massa cheirosa” do PSDB, mostra-se incomodada com a apatia da oposição demotucana. Para ela, este é o momento certo para implodir de vez a imagem de Lula, que sempre fez o parlamento de “gato e sapato”. Ela até livra a cara da presidenta Dilma, pelo menos por enquanto. Mas reclama uma postura mais firme dos deputados e senadores contra o seu antecessor, na mesma linha da patroa Judith Brito, ex-chefona da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

“Afora o onipresente líder tucano no Senado, Álvaro Dias, quem é que se opõe às nomeações impostas por Rose [Rosemary Noronha, ex-chefe do gabinete da Presidência da República em São Paulo], às manobras para impedir o depoimento de Paulo Vieira, à lambança da CPI? Dizem que há até presidenciáveis no Senado. Se há, não estão visíveis a olho nu. Ou não sabem fazer oposição, ou têm medo”. A queixa implícita, evidentemente, é contra o cambaleante presidenciável do PSDB, o senador mineiro Aécio Neves.

A tiete de FHC não esconde seu ódio a Lula e aos que “continuam fazendo tudo o que seu mestre mandar. Daí o enorme poder de Rosemary Noronha, a Rose, que manteve imenso poder por causa de Lula, não por delegação de Dilma”. Para ela, a CPI do Cachoeira não visou “investigar e desvendar”, mas apenas “cumprir as ordens do mestre e fustigar opositores e adversários, chegando ao cúmulo de perseguirem até o procurador-geral da República, Roberto Gurgel”. Ela só não citou o seu outro ícone, o demo Demóstenes Torres.

Diante deste cenário, a cheirosa afirma que até entende por que “os governistas se adequam ao papel de gatos”. O “incompreensível”, reclama, “é como os oposicionistas se conformam em serem sapatos”. Judith Brito já havia dito que, diante da fragilidade da direita partidária, a mídia deveria cumprir o papel da oposição. A colunista segue a risca as orientações da executiva da Folha e ainda tem a ousadia de cobrar uma postura mais dura dos demotucanos. Eles realmente não prestam para nada! “Ou não sabem fazer oposição ou têm medo”.
Clique para ver...

Dep. Dudimar pede que bancada paraense ajude o município de Itaituba


Clique para ver...

Mensagem bíblica do dia


16 E eis que se aproximou dele um jovem, e lhe disse: Mestre, que bem farei para conseguir a vida eterna?

17 Respondeu-lhe ele: Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é bom; mas se é que queres entrar na vida, guarda os mandamentos.

18 Perguntou-lhe ele: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho;

19 honra a teu pai e a tua mãe; e amarás o teu próximo como a ti mesmo.

20 Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado; que me falta ainda?

21 Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue- me.

22 Mas o jovem, ouvindo essa palavra, retirou-se triste; porque possuía muitos bens.
Clique para ver...

Os juízes e a voragem do poder


Mauro Santayana

Alguns juizes do STF – felizmente nem todos eles - estão vivendo dias de soberbo deslumbramento, com a condenação dos réus da Ação 470. Sentem-se os senhores da República. Para tal, não se ativeram apenas à letra dos códigos, à jurisprudência conhecida, ou ao saber da experiência feito. Diante do clamor de comentaristas de alguns jornais e emissoras de televisão, decidiram que decepariam a cabeça de alguns acusados de corromper membros do poder legislativo. O objetivo, segundo a denúncia do MP, seria o da aprovação de medidas consideradas necessárias à governabilidade. Dosadas as penas, conforme a linguagem que usaram, os intransigentes defensores da moralidade pública flutuam - sobre as alvas e brandas nuvens da popularidade.

Um dos alvos preferenciais dos justiceiros foi o ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu. Não nos alinhamos ao maniqueísmo ideológico, e, portanto, não vemos em Dirceu o esquerdista incendiário do passado, mas tampouco o grande estadista dos últimos anos. Quando de sua cassação, lembramos que fizera desafetos, por não ter atuado com a necessária cortesia política, mais exigida ainda quando lhe cabia negociar com o parlamento, em nome do Chefe de Governo. Até mesmo os ministros ditatoriais, quando civis, atuam com essa atenção. Delfim Neto ficava em seu gabinete até a madrugada, a fim de dar uma palavra amável a todos os que aguardassem ser chamados.

Mas esse comportamento, incomum a alguém que nasceu em Minas, foi punido com exagerado rigor com a decisão de seus pares.
Ativeram-se, os que o condenaram a mais de 11 anos de prisão, a uma doutrina absolutamente alheia ao processo: a teoria do domínio do fato. Essa teoria, por mais interessante possa ser, não faz parte de nossos códigos, nem da tradição de nossos pensadores do Direito. Ela, embora tenha nascido na Idade Média, associada a razões teológicas, foi reavivada em Nuremberg, para punir os chefes nazistas. Atualizada há poucos anos pelo jurista alemão Claus Roxin, serviu para punir, entre outros, o general Videla, na Argentina, e Fujimori, no Peru.

Em entrevista à Folha de S. Paulo, Roxin foi claro, ao afirmar que o seu pensamento não foi devidamente assimilado pelos juízes do STF: para estabelecer o “domínio do fato” é necessário mais do que a presunção do julgador. É preciso que haja provas incontestáveis de que a ordem para a execução dos delitos apontados tenha realmente partido do réu – como as houve no caso dos dois ditadores latinoamericanos. Enfim, falta o “ato de ofício” – ausência que socorreu Collor, mas não José Dirceu.

A “neutralidade” ativa dos que o condenaram – e condenaram outros na mesma situação – está sendo glorificada por parte da opinião publicada. Até que a História trate devidamente do assunto.

Clique para ver...

Lula dá parabéns a todos nós pelos 7 anos do blog



"Parabéns para você... nesta data querida...".

O presidente Lula gravou mensagem pelo sétimo aniversário do blog "Os Amigos do Presidente Lula", mandando um abraço a todos nós, ativistas, que contribuímos na luta para democratizar a informação.

Eis a transcrição:
Minhas amigas e meus amigos do blog,
Minha querida Helena,
Parabéns pelos 7 anos de perseverança de todos os colaboradores e leitores do blog "Amigos do Presidente Lula",
Já fazem 2 anos que eu saí da presidência,
mas aqueles que tinham ódio e preconceito de nós, antes do meu governo,
talvez tenham ficado até com mais ódio,
depois de todas as melhorias que fizemos no Brasil,
especialmente pela ascensão social dos mais pobres.
Por isso mesmo é importante seguir promovendo o debate,
lutando pela democratização da comunicação.
E é por isso que eu agradeço o trabalho, e mais do que o trabalho, a amizade de vocês ao longo de todos estes anos.
Um grande abraço e vida muito longa ao blog.
Nós é que também temos que agradecer nosso melhor Presidente do Brasil por tudo o que ele fez por nós, brasileiros, em seu governo.

Aliás o blog nasceu na crise política de 2005, quando muita gente abandonou o presidente Lula, e quase ninguém tinha coragem de defendê-lo.

Hoje vivemos um momento que está descambando para algo semelhante. Os abutres da mídia estão mais odiosos do que nunca, desesperados com o rumo que o povo deu nestas últimas eleições e que vislumbra dar nas eleições de 2014. E, infelizmente, os abutres estão conseguindo pautar até muita gente que simpatiza com nosso lado, se deixando contaminar por essa tentativa de massacre midiático.

Quem é guerreiro, como são os lulistas, quando leva um tombo, se levanta, sacode a poeira, ergue a cabeça e segue em frente, incansável. Seja qual for o tamanho da luta política que vier pela frente, enfrentaremos, como enfrentamos em 2005.

Só discordamos do presidente agradecer pelo trabalho. O Blog realmente acaba dando muito trabalho aos colaboradores e ativistas, porque a luta pela informação no Brasil é muito desleal a favor dos barões da mídia, que jogam sujo, mas quem dera o blog pudesse ser o nosso trabalho. Já passa de hora da área de comunicação social do governo e os parlamentares progressistas criarem alguma política republicana, impessoal, de fomento de uma mídia alternativa, para haver contraponto, também profissionalizado, à "grande" mídia corporativa. A militância espontânea nas redes sociais veio para ficar, pois faz parte do exercício político da cidadania, mas ela não pode só gravitar em torno do oligopólio dos portais dos barões da mídia egressos da ditadura.
Clique para ver...

FHC e os “cupins da democracia”

Por Altamiro Borges

Num evento ontem para os prefeitos recém-eleitos do PSDB, em São Paulo, o grão-tucano FHC voltou a posar de paladino da ética. Ele destilou veneno contra o ex-presidente Lula no seu discurso de 30 minutos. “Uma coisa é o governo, a coisa pública, outra coisa é a família. A confusão entre o seu interesse de família ou seu interesse pessoal com o interesse público leva à corrupção e é o cupim da democracia... Temos que descupinizar essa confusão que está havendo entre o interesse público e o interesse privado”, afirmou.

FHC não se referiu diretamente à Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, que resultou no indiciamento por suspeita de corrupção e tráfico de influência da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha. Mas o recado foi evidente. “O presidente Lula, ainda ontem, em vez de explicar as relações confusas que foram estabelecidas no seu governo e que deram em corrupção, foi se dar ao luxo de dizer que tirou não sei quantos milhões da pobreza”, atacou o ressentido e rejeitado tucano.

Moral baixa da tropa tucana

É certo que o PSDB precisava de um discurso agressivo para elevar a moral da tropa. Afinal, a sigla sofreu um novo revés nas eleições de outubro. Ela perdeu 641 vereadores e 87 prefeitos. Para piorar, a legenda foi desalojada da prefeitura de São Paulo, a joia da coroa do pleito municipal. Em crise, o ninho tucano está conflagrado, com bicadas sangrentas. Não tem programa nem nome competitivo para a sucessão de 2014. O cambaleante presidenciável Aécio Neves ainda não convenceu nem os próprios seguidores da legenda.

Mesmo assim, FHC exagerou na dose. O ex-presidente, acusado de comprar votos para garantir sua reeleição em 2008, não tem moral para falar em “cupins da democracia”. Ele também devia ser mais cauteloso ao falar de corrupção. Afinal, seu triste reinado teve várias denúncias de desvios de recursos públicos – caso Proer, privatarias e tantas outras. A “sorte” dele é que a mídia blindou, o procurador-geral engavetou, os ministros do STF não exerceram a sua badalada “autonomia” e a esquerda evitou prosseguir nas investigações.

Os "interesses da família"

Já ao fazer insinuações sobre os “interesses de família”, FHC deveria evitar este falso caminho moralista. Muitos ainda se lembram da filha do ex-presidente, Luciana Cardoso, a “funcionária fantasma” do Senado que prestava serviços a Heráclito Fortes (DEM-PI). Outros também se lembram do filho de FHC, Paulo Henrique Cardoso, que ganhou uma concessão de tevê e se tornou testa de ferro do grupo estadunidense Walt Disney Company – burlando a legislação brasileira sobre meios de comunicação.

Há também o caso do ex-genro David Zylbersztajn, que foi nomeado pelo sogro para presidir a Agência Nacional do Petróleo e virou consultor de poderosas multinacionais petrolíferas. Ele foi um dos mentores da proposta de transformar a Petrobras em “Petrobrax” para facilitar a sua privatização. Isto para não falar do filho bastardo com a jornalista Miriam Dutra, que a TV Globo exilou na Europa e que depois FHC descobriu que não era seu. De fato, há muita confusão entre os “interesses de família e o interesse público”.
Clique para ver...

O “pibinho” e o aumento das greves

Por Altamiro Borges

O Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicos (Dieese) divulgou nesta semana um balanço das paralisações dos trabalhadores em 2011. Segundo o levantamento, foram 544 greves durante todo o ano passado, o maior número desde 1997 – quando ocorreram 631. Na comparação com 2010, houve um crescimento de 25%. Na avaliação do Dieese, o aumento das greves se deve principalmente ao fraco desempenho da economia no ano passado – do chamado “pibinho”.

“Em 2010, tivemos crescimento da economia de 7,5%. Já em 2011, o PIB cresceu somente 2,7%”, explica José Silvestre, coordenador de relações sindicais do Dieese. Neste cenário de retração, os empresários endureceram nas negociações coletivas, o que estimulou a revolta dos trabalhadores e os braços cruzados. “Percebemos o mesmo ao comparar as conjunturas econômicas da última década e dos anos 1990, quando as crises eram mais graves”, observa José Silvestre.

No período de 1990 a 1999, durante os governos Collor e FHC, quando o desemprego, o arrocho e a regressão do trabalho bateram recordes, houve em média 1.030 paralisações ao ano. Já entre 2000 e o ano passado, a média caiu para 395. O “pibinho” de 2011 também influenciou negativamente os resultados das negociações. Caiu o número de reivindicações atendidas integralmente. No setor privado, o número recuou de 30% para 21,6% entre 2010 e o ano passado. No setor público, a retração foi de 13,1% para 9,3%.

Ainda segundo o Dieese, os funcionários públicos estaduais foram os que mais paralisaram suas atividades: 145 greves, 66,6% a mais do que em 2010 (87). A pesquisa também apontou que as greves duraram mais no setor público do que no privado. Em 2010, nenhuma paralisação no setor privado ultrapassou 60 dias. Já no setor público, 10,8% delas ultrapassaram esse período – 2,7% passaram de 90 dias. Muitos governos estaduais e municipais tratam com total intransigência as demandas dos servidores públicos, que até hoje não tiveram regulamentado o seu direito de negociação coletivo. 
Clique para ver...

São Miguel conquista mais uma vez o Selo Unicef (Edição 2009-2012).

Presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em São Miguel, Luis Marcos Costa.

Uma sensação de missão cumprida. Assim, os articuladores do Selo Unicef em São Miguel, o Prefeito Galeno Torquato e demais instituições parceiras se sentiram ao receber o Selo Unicef Município Aprovado (Edição 2009-2012). 

A cerimônia de entrega aconteceu dia 29 de novembro, no Museu Nacional em Brasília, com a divulgação dos municípios que conquistaram o reconhecimento da Unicef e a presença dos representantes de várias regiões do Estado que também foram contemplados.

São Miguel está entre os 46 municípios do Rio Grande do Norte e desta vez sendo agraciado pela segunda vez com o selo de reconhecimento do Unicef. No evento, representando o Prefeito Galeno Torquato esteve o articulador local do Selo e Presidente do Conselho dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes em São Miguel, Luis Marcos Costa. 

Para ele, “foi uma enorme satisfação mais uma vez receber a certificação mostrando que as práticas e as políticas públicas implantadas em São Miguel nos últimos anos estão dando certo. Trabalhamos prestigiando crianças e adolescentes sempre com foco na responsabilidade com os direitos de cada um, por isso estamos conquistando novamente este selo, a exemplo da edição anterior. Este reconhecimento tem um significado muito importante para todo o município”, ressalta Luis Marcos, também Secretário Municipal de Educação, Esporte e Cultura.


O Prefeito Galeno Torquato orgulhoso com mais esta vitória do município aponta algumas estratégias importantes que levaram a mais esta certificação do Unicef, como a redução da mortalidade infantil, valorização das crianças e suas necessidades, além da melhor qualidade de vida oferecida às famílias micaelenses e o investimento constante na educação de crianças e jovens dentro e fora da sala de aula com avanços significativos.

Além disso, o Prefeito também destaca a implementação das políticas voltadas para a inclusão social e principalmente na saúde, com o acompanhamento das gestantes nas várias fases e ampliação da assistência a toda família em diversas áreas. 

Segundo Galeno, “trabalhamos com o foco principal na família, com ênfase na criança e no adolescente, garantindo a eles todos os seus direitos e assegurando uma melhor qualidade de vida com valiosas oportunidades de aprender e se desenvolver em um ambiente de segurança, educação, esporte, cultura e cidadania. É mais um orgulho para o município e por isso temos muito a comemorar”, salientou o prefeito.

O selo 2009-2012

O Selo Unicef Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999. Para conquistar o selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social.
Clique para ver...

Jose Eduardo Cardozo, cumplice em crimes de Lula




A confirmação da blindagem de Lula foi feita ontem ao Blog da Tribuna
por fonte da própria Polícia Federal. Apesar de não ter participado
diretamente da Operação Porto Seguro, o delegado da Polícia Federal
disse não ter a menor dúvida a respeito, porque, em qualquer
investigação de esquema de corrupção, a primeira coisa que se faz é
controlar as ligações telefônicas. Esta é a rotina da
Clique para ver...

Operação da PF encontra indícios de venda de dossiês contra o PT


Chama a atenção uma matéria desta semana no jornal O Estado de São Paulo sobre os famosos dossiês que geralmente são elaborados contra políticos do PT , que nos faz imaginar futuras nuvens carregadas e prenúncio de tempestades sobre a sede do PSDB e da grande mídia paulista. Em um trecho da conversa, podemos ler: "- Falei com o cliente agora sobre o min. Ele disse que estão interessados em coisas envolvendo ele e o caso Bancoop. Pelo que vi no Google faz quase 20 anos. Bem, vamos ver...." Leia mais aqui
Clique para ver...

Valeu, Olímpico!

Fui ao Olímpico pela primeira vez em dezembro de 1977, acompanhado de meu irmão mais velho. Lá se vão 35 anos. O Olímpico ainda não era o Monumental, sequer existiam as arquibancadas superiores, que depois virariam as cadeiras central e laterais, acima da geral. Foi um dia inesquecível para um pirralho de sete anos.
Depois disso, fiquei anos sem voltar ao Olímpico. Só retornei em 1983, mas dessa vez para nunca mais deixar de frequentar o nosso Velho Casarão. Lá eu vibrei, gritei e cantei. Algumas vezes, chorei de tristeza e muitas outras vezes mais, de alegria. Lá eu perdi a esperança, só para ver o impossível acontecer no último minuto, no último segundo, só para lembrar que o Grêmio é imortal.
Lá eu levei meus sobrinhos, meu irmão mais novo, meu filho. Algumas vezes, fui acompanhado de amigos. Outras, me abracei a desconhecidos na hora daquele gol, daquele título.
Lá eu vi Tarciso, André Catimba e Éder (e, de acordo com a internet, Alcindo Marta de Freitas!). Vi Mazzaropi, Tita, De Leon e Renato. Valdo Cândido Filho, o mais injustiçado nas listas de “melhores de todos os tempos”. Alfinete, Cristóvão, Cuca, Lima, Paulo Egídio, o Carrossel do Espinosa e o Grêmio Show do Otacílio. Vi gol de cabeça do Jardel. Vi Paulo Nunes, Émerson, Roger, Dinho, Felipão e seu esquadrão que nunca se entregava. Vi o pilantra - aquele cujo nome não pronunciamos - fazendo coisas que até o Playstation duvida. O 3-5-2 do Tite, com Marcelinho Paraíba, Mauro Capitão Galvão, Gilberto, Rodrigo Mendes, Zinho e a lambreta do Fábio Baiano. Andershow, Carlos Eduardo e Lucas Leiva. Tcheco, Diego Souza, o mestre Jonas e os quase títulos dos últimos anos. Viiiictor, três vezes o melhor do Brasil, autor de tantos milagres que eu perdi a conta. Por último, Elano e Zé Roberto. E vi tantos outros. Craques, quase craques e nabas da pior espécie. Vi adversários como Careca, Romário, Ronaldo, pilantra - aquele cujo nome não pronunciamos - e Neymar.
Tudo isto termina agora, neste domingo.
Ou não, pois, como canta a Geral, o sentimento não se termina.
Olímpico Eterno!

Clique para ver...

Previdência: Até tu, Dilma?

Por Wagner Gomes, no sítio da CTB:

O Palácio do Planalto exerceu forte pressão sobre a Câmara dos Deputados e seu presidente, Marco Maia (PT-RS), para impedir a votação do projeto que institui novas regras para a aposentadoria no Regime Geral de Previdência Social (RGPV), alternativas ao fator previdenciário. Na quarta-feira, 28, o Parlamento adiou uma vez mais a análise do tema com uma vaga promessa de que ele voltará à ordem do dia na próxima semana.

O redutor criado pelo governo FHC em 1999, que subtrai até 40% do valor do benefício, é uma injustiça histórica perpetrada contra a classe trabalhadora e integra a herança maldita deixada pelo neoliberalismo, conforme assinala recente nota da CTB. Desde o primeiro momento, o movimento sindical brasileiro e seus aliados condenaram o mecanismo e mobilizaram suas forças para resgatar as normas originais que orientavam a aquisição do direito daqueles a quem o ex-presidente tucano chegou a chamar de “vagabundos” enquanto achatava o valor dos benefícios.

Como resultado desta luta, o senador Paulo Paim elaborou um projeto (PL 3299/08) que põe fim ao fator e restabelece as regras vigentes antes de sua instituição. A proposta foi aprovada em 2009 nas duas casas do Congresso Nacional, porém acabou vetada pelo ex-presidente Lula. Agora, o que se discute na Câmara é a emenda substitutiva global ao PL 3299 elaborada por um Grupo de Trabalho constituído por Marco Maia, baseada na fórmula sugerida pelo deputado Pepe Vargas (hoje ministro do Desenvolvimento Agrário), que soma idade com tempo de contribuição.

Embora aquém da reivindicação original das centrais sindicais, a nova proposta dos parlamentares constitui um inegável avanço em relação ao fator previdenciário e passou a contar com o apoio das centrais sindicais, que levaram em conta a correlação de forças adversa ao adotar tal posição. Em contraposição, o governo Dilma mantém uma postura intransigente e insensível em relação à emenda, manobrando para impedir sua votação apesar da vontade majoritária dos congressistas, dos partidos políticos e do presidente da Câmara.

A persistência do fator e a intolerância do Executivo encontram explicação na política econômica conservadora (especialmente na área fiscal), subordinada aos interesses do capital financeiro desde a famosa Carta aos Brasileiros. O Estado nacional dedica mais de 5% do PIB ao pagamento dos juros extorsivos da dívida pública, valorizando o capital que se alimenta de juros e da especulação. Não sobra dinheiro para atender as demandas do povo. Apesar da carga tributária elevada e regressiva, faltam verbas para saúde, educação, habitação e infraestrutura. Aposentados e pensionistas, embora já não sejam chamados de vagabundos, continuam comendo o pão que o diabo amassou.

As desonerações da folha de pagamento para vários ramos da indústria, contemplando demanda do empresariado contra os interesses dos assalariados e a posição do sindicalismo classista, contribuíram para enrijecer um pouco mais a posição do governo. Uma vez que a receita do INSS está caindo em função da renúncia fiscal, promovida em nome do desenvolvimento, o Palácio do Planalto não quer o fim do redutor das aposentadorias. É bom lembrar que, a exemplo de Lula, a presidenta Dilma se elegeu com amplo apoio dos movimentos sociais.

Ao lado das demais centrais sindicais, a CTB não abrirá mão da luta pela reparação da injustiça histórica contra aposentados e trabalhadores legada pelo neoliberalismo tucano. Temos consciência de que o orçamento da União não é alheio nem indiferente à luta de classes, conforme mostrou a greve do funcionalismo, e de que ampliando a mobilização das bases e intensificando a pressão popular podemos alcançar nossos objetivos. Não vamos poupar esforços neste sentido.
Clique para ver...

Os jornais britânicos e a mídia nativa

Por José Dirceu, em seu blog:

A decisão do juiz responsável pelo caso dos escândalos dos grampos telefônicos na mídia britânica merece bastante atenção e vem em boa hora. O juiz Brian Leveson considerou que parte dos meios de comunicação demonstrou "significativo e imprudente menosprezo pela exatidão das informações veiculadas" e sugere a formação de um órgão regulador independente.

Para lembrar rapidamente o caso: em julho do ano passado, começou a investigação sobre um esquema de escutas ilegais que envolveu o tabloide News of The World, de Rubert Murdoch. O jornal espionou celebridades e grampeou telefones de famílias de vítimas dos atentados de 2005 em Londres. Também houve a violação de uma caixa postal de uma garota que já havia morrido.

Todos esses casos tenebrosos, concluiu o juiz, “causaram sofrimento e, eventualmente, arrasou a vida de pessoas inocentes, cujos direitos e liberdades foram desprezados". E mais: houve uma quantidade excessiva de queixas de pessoas afetadas, sem que as redações assumissem sua responsabilidade.

Diante de tal descalabro, o juiz recomendou a regulação independente, em um órgão sem editores da ativa e nem membros do governo ou parlamentares. O órgão poderia punir e aplicar multas de até R$ 3,3 milhões.

Hoje, o Reino Unido já tem um órgão regulador para as TVs e o rádio, funcionando normalmente há cerca de dez anos, que zela também pela competição no mercado. Ou seja, seria apenas a adoção de um órgão similar para os impressos.

Apesar de o primeiro-ministro David Cameron ser contra a criação do órgão, o Partido Liberal-Democrata, aliado do premiê, é a favor. O partido se juntou aos trabalhistas na defesa da nova entidade. Além disso, pesquisas indicam que a maioria da população também é a favor da iniciativa.

"Uma imprensa livre não significa uma imprensa que seja livre para perseguir pessoas inocentes ou abusar de famílias de luto", disse o vice-primeiro-ministro Nick Clegg, líder dos liberais-democratas.

O Guardian publicou interessante artigo de Nick Davies sobre o órão regulador. Recomendo a leitura. Clique aqui para ler no original ouaqui para ler em português, no site VioMund.

E aqui um post publicado anteriormente neste blog, no qual já refletíamos sobre essa questão

Brasil

Enquanto o Reino Unido avança nesse debate fundamental, no Brasil, uma CPI (a do Cachoeira) – por pressão explícita da grande mídia e seus donos e pela falta de apoio entre os membros da comissão, começando por deputados do PMDB e do PSDB – não pode nem sequer pedir que seja investigado um jornalista sobre denúncias, com provas e evidências, de sua relação com atividades ilícitas e ilegais. Note-se que o pedido é para investigar um jornalista, e não o veículo em que trabalha e seus donos.

Isso sem falar sobre o caso Naoum , no qual, com apoio da revista Veja e sua direção, jornalistas associados ao mesmo grupo cometeram vários crimes, como roubo de imagem e tentativa de invasão do meu escritório no hotel de Brasília.
Clique para ver...

• Famoso

Clique para ver...

TCE aplica multa no Prefeito de Doutor Severiano por constatar irregularidades em prestação de contas.


O atual Prefeito do município de Dr. Severiano, Francisco Néri de Oliveira, teve a prestação de contas referente ao exercício de 2007 considerada irregular na sessão da Primeira Câmara do Tribunal de Contas de quinta-feira (29). 

Em processo relatado pelo conselheiro Carlos Thompson, o voto foi pelo provimento parcial do recurso interposto pelo gestor, com ressarcimento de R$ 206.893,17 decorrente de irregularidades como concessão irregular de diárias, aquisição de material sem comprovação da sua destinação, despesas com assessoria contábil, assessoria jurídica e serviços médicos, cujos cheques carecem de assinaturas, além de despesas indefinidas.

O conselheiro Thompson ainda relatou processo da Prefeitura de Viçosa, documentação comprobatória de despesa referente ao 1° e 2° bimestres de 2002, sob a responsabilidade do sr. Antônio Gomes de Amorim, gestor à época dos fatos. 

O voto foi pela irregularidade, em decorrência da omissão do dever constitucional de prestar contas, com restituição aos cofres públicos do município da quantia de R$ 17.650,00, além de multa por irregularidades formais de R$ 6.400,00.

Informações: TCE-RN
Clique para ver...

Policarpo, o jornalismo e o crime

http://ajusticeiradeesquerda.blogspot.com.br/
Por Dr. Rosinha, no blog Viomundo:

“Este é o retrato sem retoques de como se faz um jornalismo sem ética, um jornalismo que, para destruir determinado alvo ou determinado projeto político, não hesita em violar as leis, a Constituição e a própria dignidade dos cidadãos.”

É dessa forma que o incisivo texto do relatório final da CPI do Cachoeira define a relação de Policarpo Jr., diretor da sucursal de Brasília da revista Veja, com o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, acusado de chefiar uma quadrilha com tentáculos no poder público e na mídia.

O jornalista da CBN, Kennedy Alencar, em comentário sobre a CPI, disse que o relatório final não apresenta provas contra Policarpo. Para Alencar, Policarpo não cometeu nada além de “mau jornalismo”. “E mau jornalismo não é crime”, afirma.

De fato, não é, embora isso também seja bastante questionável. Mas o que emerge do relatório final é muito mais do que “mau jornalismo”. Só um corporativismo ancestral pode explicar a declaração de Kennedy Alencar. No relatório, Policarpo Jr. aparece encomendando grampos clandestinos e pedindo ajuda para devassar, sem autorização legal, a intimidade de um cidadão brasileiro (no caso, Zé Dirceu, quando hospedado em um hotel de Brasília). Em troca desses “pequenos favores”, Policarpo fazia o papel de assessor de imprensa da organização chefiada por Cachoeira: publicava o que lhes era conveniente e omitia o resto. Assassinava reputações e promovia jagunços de colarinho branco, como o ex-senador Demóstenes Torres, também integrante da organização, a exemplos éticos a serem seguidos pelas próximas gerações.

Quando a Delta não foi beneficiada por uma licitação para a pavimentação de uma rodovia federal, Cachoeira acionou Policarpo para, através de uma reportagem da Veja, “melar” a licitação. Posteriormente, como os interesses da Delta continuaram a ser negligenciados, Cachoeira e Policarpo montaram uma ofensiva para derrubar o ministro dos Transportes – o que acabaram por conseguir.

Em troca, quando lhe interessava, Policarpo solicitava à organização criminosa que, por exemplo, “levantasse” as ligações de um deputado. Tudo isso está no relatório final, provado através das ligações interceptadas pela PF com autorização judicial. Não é “mau jornalismo” apenas. É crime.

“Não se pode confundir a exigência do exercício da responsabilidade ética com cerceamento à liberdade de informar. Os diálogos revelam uma profícua, antiga e bem azeitada parceria entre Carlos Cachoeira e Policarpo Júnior”, diz o relatório.

Policarpo não é o único jornalista envolvido com a organização de Cachoeira, mas é sem dúvida o que mais fundo foi neste lodaçal. Durante a CPI, não foi possível convocá-lo para depor, porque não havia condições políticas para tanto. Agora, porém, as provas falavam alto.

Porém as questões políticas (necessidade de aprovar o relatório) mais uma vez se interpuseram. Assim como feito em relação ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, foi necessário retirar as menções a Policarpo do documento. O relator entendeu, e eu o compreendo e defendo, que Policarpo, perto do governador Marconi Perillo, do PSDB de Goiás, é secundário. Mas, ser secundário não afasta a necessidade de a Polícia Federal continuar a investigá-lo, e espero que o faça, mesmo com seu nome não constando no relatório. Afinal, todo suspeito deve ser investigado.

* Dr. Rosinha é deputado federal do PT-PR
Clique para ver...

• Noel e o Fisco

Clique para ver...

A maior epidemia infantil da história

Por Mariana Claudino, no sítio Canal Ibase:

Os dados são alarmantes: 56% das crianças brasileiras com menos de um ano bebem refrigerante – até mesmo em mamadeira. Um pacote de biscoito recheado equivale a oito pães franceses. Em cada cinco crianças obesas, quatro serão obesas no futuro. A maior parte das crianças brasileiras passa mais tempo em frente à televisão do que na escola. Redes de fast-food, em suas informações nutricionais, trocam a palavra “açúcar” por “carboidrato”. O filme “Muito além do peso”, de Estela Renner e Marcos Nisti, que estreou na semana passada e está em cartaz no Rio de Janeiro no cinema Arteplex, fala justamente não só sobre o problema da obesidade infantil, mas do sobrepeso – 30% das crianças brasileiras estão acima do peso. E de como isso pode interferir na saúde e no futuro desta geração.

Obesidade e sobrepeso carregam com elas outras doenças muito graves, que só víamos em adultos até então: diabetes tipo 2, alguns tipos de câncer, doenças do coração, pulmão, entre outros. É preciso sacudir as pessoas em relação a esse assunto. Os pais sabem que seu filho está com colesterol alto, mas acreditam que vai passar, que sempre vai acontecer a fase do estirão. Muitos acreditam que a genética é a grande vilã e que seus esforços de alimentar seus filhos serão em vão. Poucos sabem que o fator genético ocupa somente 10% dos casos e que a obesidade e o sobrepeso podem também ser domados com uma reeducação alimentar”, defende Estela, que, também ao lado de Marcos Nisti, dirigiu “Criança a alma do negócio”.

O documentário também ainda chama a atenção para hábitos rotineiros que ajudam a piorar o problema: horas em frente à televisão e computadores, maus hábitos alimentares e a negociação do afeto ou da obediência por meio da comida. O filme mostra duas cenas de birra em que a criança só se acalma e para de chorar compulsivamente quando recebe a guloseima que tanto deseja – obviamente, recheada de calorias.

O filme, que levou dois anos para ser concluído, fez a equipe a entrevistar famílias de norte a sul, leste a oeste do Brasil: de grandes cidades a pequenos municípios, comunidades rurais e até aldeias indígenas. Entre as situações inusitadas, a de um cacique que é adepto do macarrão instantâneo e de crianças que não identificam uma batata ou uma cebola.

“O Brasil é um país enorme, mas os problemas alimentares das crianças, em geral, são os mesmos, independentemente de onde ou como vivem. Tanto a criança do Amazonas quanto a do Rio Grande do Sul não sabe o que é um mamão e não lembra quando foi a última vez que comeu uma manga. E todas adoram e consomem salgadinhos e refrigerantes“, contou Estela.

Além das entrevistas com as famílias e dos dados pesquisados, o filme ouviu uma série de especialistas nacionais e internacionais da medicina, da nutrição, do direito, da psicologia, da publicidade, entre outros. Entre eles, Frei Betto; Enrique Jacoby, médico da Organização Mundial de Saúde; o chef Jamie Oliver e Amélio Fernando de Godoy Matos, do Instituto de Diabetes e Endocrinologia. “As pesquisas, segundo Jamie Oliver, indicam que a criança de hoje viverá 10 anos a menos que seus pais por causa do ambiente alimentar que criamos em volta dela”, alerta a cineasta.

A diretora defende, como prevenção, uma campanha para a TV aberta nacional. “O que os especialistas nos dizem é que há necessidade de regulamentação de composição de produto por parte do governo, como também há necessidade de sobretaxar produtos que vão gerar custo para a saúde pública depois, como fazem com o cigarro, no caso de produtos muito ricos em açúcares gordura e sal. Há necessidade de educação nas escolas como parte do currículo escolar das crianças. Eles também apontam como fundamental as campanhas de mídia alertando para o que se deve e o que não se deve oferecer para o seu filho no cotidiano. Além disso, de aparelhar pais e mães para que eles possam ter e também dar uma educação alimentar em casa. É preciso regulamentar a publicidade dirigida às crianças urgentemente. Não podemos mais deixar que os pais sozinhos enfrentem esta batalha só porque eles são os pais das crianças. Os pais precisam de ajuda porque as crianças precisam de ajuda.”

As cenas dos bebês tomando refrigerante antes do primeiro ano de vida são as mais chocantes, na opinião de Estela. “Um dos nossos primeiros contatos com o mundo é por meio do aleitamento materno, e é um momento fundamental de reconhecimento e formação da relação mãe e filho. Além de chocante do ponto de vista da saúde, acho muito simbólico, do ponto de vista das relações que estamos criando, ter um produto tão cheio de químicos já intrometido entre mãe e filho. Na minha casa, tenho três filhos e a batalha por uma alimentação saudável sempre existiu. Depois do filme, até a nossa equipe mudou os hábitos alimentares. Você convive com isso por quase dois anos, e naturalmente não tem mais coragem de colocar na boca uma coisa que tem um corante proibido na Europa porque provoca câncer. Quem assistir ao filme vai mudar.”
Clique para ver...
 
Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...