Informa a Reuters que o Ministério Público Federal (MPF) investiga um “grande projeto de extração de ouro na mesma região impactada pela hidrelétrica de Belo Monte.”.
Alega o MPF que "é muito preocupante que o projeto não faça nenhuma menção à sobreposição de impactos" e afirma a procuradora Thais Santi que "simplesmente não há estudos sobre impactos nos indígenas da Volta Grande ou participação da Funai no licenciamento".
> A Belo Sun Corp
Quem pleiteia o licenciamento para explorar o que seria o “maior projeto de extração de ouro em desenvolvimento no Brasil”, é a canadense Belo Sun Mining Corporation, mesma nacionalidade da Colossus, que já explora a mina de Serra Pelada.
A Belo Sun (que também se lista como proprietária dos direitos de exploração do "Projeto Patrocinio", também de ouro, na região do Tapajós) informa em seu portal que o potencial de produção da mina de Volta Grande do Xingu é de 4,684 mil quilos de ouro por ano.
> Como marido enganado
Mesmo tendo havido uma audiência pública como parte do processo de licenciamento (talvez apenas para canadense ver), impressiona como o Pará deixa os seus cidadãos parecerem aquele marido enganado: é sempre o último que toma conhecimento das peripécias da esposa.