Sabem, por um bom tempo fui um grande comedor de porcaria. Maionese, gordura saturada, embutidos, ervilha de lata, enfim, essas coisas. Mas agora parei, pois essa dieta tava me embarangando. Hoje tento ir na academia todos os dias pra puxar ferro. É bom. Só sei de maionese quando o Sumo, o Data Pigmeu ou o Fonceqa me convidam pro Cavanha's. Por conta dos meus novos hábitos, meu desembarangamento é contínuo e consistente, no melhor estilo long tail. Tô feliz.
Por tudo isso, não como mais x salada nos trailers da vida. Não lamento, pois fico feliz em não ter mais aquele triste segundo queixo, o qual era formado por pura gordura. Mas curto muito o prato, e o recomendo.
Segundo a lenda, todos os lugares do mundo têm Centros de Tradições Gaúchas, ou CTGs, inclusive o Japão. Dizem até que há um CTG em Júpiter, e outro está ao lado daquela pirâmide que fica em Marte. Isso é maravilhoso. Acho que todos os CTGs dos outros estados, países e planetas deveriam servir x salada gaúcho, pois isso sim é uma coisa típica do RS. Trata-se de um sanduíche grande, exagerado, cheio de carnes fritas e queijo, o que o torna delicioso. Em Porto Alegre é comido com garfo e faca, no interior é comido na mão. Em todos os lugares, o sanduíche é grande e pesado, pois tem muitos ingredientes, e muitos molhos. Os molhos respingam para todos os lados, o que torna o exercício de comê-lo na mão uma arte do equilíbrio. Ou não. Afinal de contas, se você está comendo um sanduíche exagerado desses, o que importam umas manchinhas?
O x salada casa muito bem com vários tipos de ocasiões. Por exemplo, com dias cheios onde você quer comer rápido e bem, sentindo o barato do queijo entre as muitas horas de trabalho. Com sábados de vagabundagem, e também com longas noites de bebedeira, gritaria e arruaça, por motivos que só os especialistas em metabolismo de pessoas jovens sabem, se é que sabem. Tipo, você bebe e grita a noite toda, após ter andado e suado muito, daí come um x em alguma barraca obscura, e tudo faz sentido. É um prato ótimo para comer em bandos, pois os bilhões de calorias batem na cabeça de todos ao mesmo tempo, o que redunda em mais gás na galera, e mais esbórnia.
Usualmente, um x é acompanhado de refrigerante, mas também pode ser cerveja. Se você comeu um x gaúcho e ainda está com fome, isso quer dizer que você pediu errado, pois sempre há um x maior do que qualquer fome. Nisso o x salada gaúcho é diferente do x de outros estados, onde te servem uma coisinha minúscula, do tamanho de um canapé, ou de um (sic) "Big" Mac.