Há alguns anos, foi disponibilizada no Soulseek uma rara compilação de bandas psicodélicas brasileiras dos anos 60 e 70 chamada Brazilian Nuggets, numa referência à famosa coletânea de bandas de garagem norte-americanas chamada “Nuggets”. A compilação brasileira reunia artistas hoje esquecidos como as bandas "Liverpool", "Suely e os Kanticus", "Os Brasas" e "Os Lobos" e também gravações da fase psicodélica de artistas provenientes da Jovem Guarda como Vanusa (depois daquele episódio em que ela cantou o hino nacional chapada, dá para perceber que a figura continua lisérgica até hoje!) e Ronnie Von. Enfim, o maior barato! Pois é, esta semana navegando pela rede descobri um blog fantástico batizado justamente de Brazilian Nuggets, que disponibiliza para download discos raros desta turma da psicodelia verde-amarela. Lá é possível encontrar gravações de bandas como “Jacildo e seus Rapazes”, “Impacto Cinco”, “The Gentlemen”, “The Brazilian Bitles”, “Perfume Azul do Sol” e outras mais. Nunca ouviu falar de nenhuma delas? Você não sabe o que está perdendo!
*************************
Existem notícias que já surgem como piadas prontas. Na semana passada, diante da possibilidade da Heloísa Helena desistir da sua candidatura para concorrer ao senado por Alagoas, algumas correntes internas do PSOL lançaram o ex-Deputado Federal e candidato derrotado a Vereador no Rio de Janeiro, Babá, como candidato à presidência da República. A Dilma e o Serra (Vade Retro, Nosferatu!) devem estar se borrando de medo! E eu, como cidadão consciente, resolvi colaborar com esta combativa candidatura cedendo gratuitamente um slogan que, com certeza, vai bombar em 2010: “Cresce, Brasil! Um país jovem precisa de Babá”!
**************************
Outra muita boa: enquanto no Brasil os nossos distribuidores caretas e conservadores optaram por traduzir literalmente o título do último filme do Tarantino, “Bastardos Inglórios” (Inglorious Bastards), os portugueses - sempre na vanguarda - foram muito mais criativos. Lá na “terrinha”, o filme está sendo exibido com o nome de “Sacanas sem Lei”. Maravilhoso! Confira em o Público, um dos maiores jornais do lado de lá do Atlântico.
***************************
Viver de noite me fez senhor do fogo.
A vocês eu deixo o sono.
O sonho, não.
Esse eu mesmo carrego.
(Paulo Leminski)