O Primeiro Post a Gente Nunca Esquece

Posted on
  • sábado, 13 de setembro de 2008
  • by
  • Editor
  • in
  • Marcadores: ,
  • Para estrear este blog, decidi homenagear um de meus poetas favoritos, o curitibano Paulo Leminski (1944-1989). Transcrevo aqui dois de seus poemas, por sinal, ambos transformados em música: "Dor Elegante" (musicado por Itamar Assumpção) e "O Velho Leon e Natalia em Coyoacán" (musicado pelo Vitor Ramil).

    "Um homem com uma dor
    é muito mais elegante
    caminha assim de lado
    como se chegasse atrasado
    andasse mais adiante

    carrega o peso da dor
    como se portasse medalhas
    uma coroa um milhão de dólares
    ou coisa que os valha

    ópios édens analgésicos
    não me toquem nessa dor
    ela é tudo que me sobra
    sofrer, vai ser minha última obra"


    "Desta vez não vai ter neve como em petrogrado aquele dia
    o céu vai estar limpo e o sol brilhando
    você dormindo e eu sonhando

    nem casacos nem cossacos como em petrogrado aquele dia
    apenas você nua e eu como nasci
    eu dormindo e você sonhando

    não vai mais ter multidões gritando como em petrogrado aquele dia
    silêncio nós dois murmúrios azuis
    eu e você dormindo e sonhando

    nunca mais vai ter um dia como em petrogrado aquele dia
    nada como um dia indo atrás do outro vindo
    você e eu sonhando e dormindo"
     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...