O líder do PSDB na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), Wherles Rocha, afirma que pessoas de dentro do governo o informaram que em breve será enviado projeto pedindo a autorização para recorrer ao fundo do Instituto de Previdência do Acre (Acreprevidência). O dinheiro seria usado pata assegurar o pagamento do 13º salário dos servidores públicos. Com a queda de transferências federais na ordem de R$ 100 milhões, o Palácio Rio Branco enfrenta dificuldades para fechar o gasto com pessoal.
Recorrer ao fundo de aposentadoria dos servidores não é novidade na vida política do Acre. Ele já foi sucateado pelos governos anteriores por conta da péssima gestão. É de reconhecer o esforço do governo do PT para reestruturar o fundo, a garantia de equilíbrio nas finanças públicas.
Mexer no fundo pode representar nesta altura do campeonato. Com a crise financeira a situação pode ficar pior (acredite) ante uma expectativa de enxurrada de aposentadorias de servidores em 2015. Com funcionários vestindo o pijama, as despesas do Estado aumentam, perdendo a constribuição destes aposentados. Será uma matemática difícil de lidar, que exige bastante prudência e sangue-frio neste momento.
Leia mais aqui
No fundo baú
Posted on quarta-feira, 5 de dezembro de 2012 by Editor in