Jornal de Jundiaí
O candidato do PCdoB à Prefeitura de Jundiaí, Pedro Bigardi, é o favorito para ocupar o cargo de chefe do Executivo a partir do ano que vem, com 59,6% dos votos válidos, segundo pesquisa realizada pela Agência Solis, entre os dias 17 e 18 de outubro. O candidato do PSDB, Luiz Fernando Machado, ficaria com 40,4% dos votos válidos, se a eleição fosse hoje.
No primeiro turno, Bigardi ficou com 49,98% dos votos válidos e Luiz Fernando com 42,95%, segundo os dados oficiais apurados pelo Tribunal Regional Eleitoral. Na pesquisa divulgada agora, Bigardi teria conseguido conquistar não apenas os votos dos três candidatos que também concorreram no primeiro turno - Claudio Miranda (PMDB), Ibis Cruz (PTN) e Vanderlei Victorino (PSOL) -, que o apoiam, como também uma pequena porcentagem dos votos que Luiz Fernando teve no primeiro turno.
620 entrevistas - A Solis Pesquisas realizou 620 entrevistas na cidade, o que diminuiu a margem de erro para 3,9 pontos percentuais para mais ou para menos para cada um dos candidatos, o que garante, segundo o diretor responsável, Paulo Ricardo Dal Pozo Gomes, um nível de confiança de 95%. Segundo ele, no segundo turno a amostragem costuma ser maior justamente para que diminua a margem de erro.
O especialista explica que a pesquisa reflete a intenção do eleitor no período pesquisado, o que pode mudar até o dia da eleição dependendo das variantes que podem acontecer na cidade, como a realização de um debate em que um dos candidatos se saia melhor que o outro, ou com a divulgação de informações muito graves sobre um dos candidatos.
"Em 10 dias pode haver mudanças, principalmente dependendo desses fatores, mas a pesquisa com uma margem pequena de erro mostra bem o pensamento do eleitor naquele momento. É por isso que as pesquisas têm prazo de validade para serem divulgadas", esclarece Gomes.
Registro - A Solis registrou a realização da pesquisa no dia 14 de outubro no Tribunal Regional Eleitoral sob o número SP-01880/20142 e tem como estatística responsável Vera Lúcia Candiani. A pergunta feita aos eleitores pesquisados foi: "Em qual destes dois candidatos você votaria se a eleição para segundo turno acontecesse hoje?".