Presidente da ADUERN, professor Flaubert Torquato.
O VII Congresso da Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (ADUERN) será realizado nesse final de semana, para discutir a temática “Autonomia Financeira e Carreira Docente”. O evento ocorrerá na cidade de Patu.
Estão aptos a participar do VII Congresso da Aduern cerca de mil professores sindicalizados à entidade e em dia com suas obrigações. O evento terá início na sexta-feira, 19, com o credenciamento dos participantes, a partir das 16h.
A Conferência de Abertura, que abordará a temática do evento, será realizada às 19h, com a participação do professor Josevaldo Cunha, 1º vice-presidente da Regional Nordeste II do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN).
No sábado, 20, às 8h, será realizada a Plenária de Instalação para discussão e aprovação do regimento interno do Congresso. Depois, às 9h, haverá a Plenária do Tema “Autonomia Financeira” com exposição da temática pelos representantes da Aduern na comissão que está discutindo uma proposta para a Uern. Representam o sindicato os professores: Valdomiro Morais, Telma Gurgel e Marcos Von Zuben.
Às 14h, será realizada a Plenária do Tema “Carreira Docente”. A exposição será realizada pelo professor Geraldo Carneiro, 2º vice-presidente da Regional Nordeste II do Andes-SN sobre a proposta elaborada pelo Sindicato Nacional. Às 20h, será realizado um momento de confraternização entre os docentes em comemoração ao Dia do Professor, celebrado na última segunda-feira, 15 de outubro.
No domingo, 21, será realizada a Plenária Final, às 9h. Na ocasião, haverá a sistematização das propostas levantadas nos debates, além da discussão do Plano de Lutas que irá nortear a Aduern pelos próximos dois anos. Também será escolhido o local do VIII Congresso da entidade.
O professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, destaca a importância da participação dos professores no evento. “Serão abordados temas extremamente relevantes para o cotidiano docente, como carreira e condições de trabalho”, esclarece.
O presidente ainda frisa o tema da autonomia financeira. “O debate deste tema será realizado no sentido de construirmos um parâmetro de financiamento público que proporcione à nossa instituição um maior grau de liberdade de administração dos seus próprios recursos”, afirma.