Negros/as eleitos
Confira a pesquisa da Educafro!
A pesquisa da Educafro sobre as negros/as eleitos, chegou aos seguintes dados:
Senadores afro-brasileiros = 4 equivale a 5%
Dep Fed. afro-brasileiros = 17 equivale a 3%
Estes dados revelam o descaso dos partidos com a Comunidade negra. Em alguns Partidos como o PSDB não encontramos um único afro-brasileiro eleito SENADOR ou DEPUTADO FEDERAL. Motivo? Vários! O principal: os líderes comunitários negros/as são usados para captar quantidade de votos em suas comunidades. Os donos dos partidos prometem, sempre, muito investimento financeiro nas suas campanhas. Estes pobres coitados acreditam.
Pegam o que tem em suas pequenas reservas e já investem em material, confiando que irão despejar muito dinheiro para a campanha deles. Isto não acontece... é só enrolação! Eles, os donos dos partidos, sabem que estes pobres coitados nunca serão eleitos, mas a soma dos votos de cada um (que cai nesta armadilha), elege "os donos dos partidos" que, sempre são eurodescendentes. Isto se repete há anos! Este uso abusivo da comunidade negra é uma atitude exageradamente desonesta por parte destes partidos.
O que fazer?
Sonhamos com um fundo financeiro para investir em campanhas de candidatos afro-brasileiros! Esta é uma das possiveis soluções. OBS: alguns partidos não investiram em nenhum negro, financeiramente. Por exemplo: quantos deputados federais negros foram eleitos pelo PSDB? E pelo DEM? Etc...
----------------------
Paulo Paim [PT], um dos representantes da comunidade negra no Senado, foi eleito pelo estado do RS.