Serra não conhece papai noel, nem coelhinho da páscoa, nem Paulo Preto

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  • terça-feira, 12 de outubro de 2010
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  • Paulo  Preto, o tal do desabamento do viaduto do Rodanel...
    Provavelmente, por ter sido o responsável político por uma das principais obras do Desgoverno Serra – o desabamento do viaduto do Rodoanel -, Paulo Vieira de Souza (Paulo Preto) recebeu (acreditem!) o título de Eminente Engenheiro do Ano de 2009. (clique aqui para ver extensa matéria sobre essa premiação, no site da Dersa, antes que a retirem do ar**).
    O viaduto desabou no dia 13/11/2009. O Desgovernador José Serra, que não conhece o Paulo Preto, cuidou de que o assunto fosse abafado, conseguindo, inclusive, que o Google retirasse do ar, durante uma semana, todas as imagens do acidente. Lembro que essa denúncia levou a que o Google deletasse o meu blog que, na época, se abrigava no domínio Blogstpot.
    Exatamente um mês e um dia após (14/12/2009), o Instituto de Engenharia outorgou, ao responsável político e administrativo pelo acidente, o título de Eminente Engenheiro do Ano de 2009.
    Esse evento contou com a presença da nata do governo estadual, incluindo o Chefe da Casa Civil, Aloysio Nunes, atualmente senador eleito por SP.
    Ria, se conseguir, com as palavras do Eminente Engenheiro, quando do recebimento do prêmio:
    “Considero que um título dessa envergadura é a realização pessoal de todo profissional da área de Engenharia, cujo símbolo – Minerva, da mitologia romana, Deusa da Sabedoria, da Guerra, das Ciências e das Artes – vem sendo usado para representar qualidades como poder mental, prudência, habilidade para soluções práticas, capacidade de reflexão, amor à beleza e à perfeição. Considero esse reconhecimento como um prêmio à gestão eficaz de uma equipe de engenheiros produtores de resultados, que cria, quem sabe, um novo marco, mudança de paradigma de realização de obras públicas no país”, disse o engenheiro ao receber o prêmio.
    Agora a pergunta que não quer calar: como é que o Desgovernador José Serra não conhecia esse dirigente que ganhou o mais importante prêmio da engenharia de São Paulo?

    No Festival de Besteiras na Imprensa


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    **NOTÍCIAS

    É da Dersa o Eminente Engenheiro do Ano de 2009 





    A mais importante premiação da engenharia nacional foi entregue a Paulo Vieira de Souza  pelo Instituto de Engenharia.
    Aloízio de Barros Fagundes, presidente
    do I.E., entrega o prêmio ao engenheiro
    Paulo Vieira de Souza.
     

    Em evento que reuniu cerca de 500 pessoas entre as quais Barros Munhoz, presidente da Assembléia Legislativa de São Paulo, Aloysio Nunes Ferreira Filho, secretário da Casa Civil; Francisco Vidal Luna, secretário de Economia e Planejamento e Mauro Arce, secretário dos Transportes do Governo de São Paulo; Luiz Augusto de Salles Vieira, desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo; Aluizio de Barros Fagundes e João Ernesto Figueiredo, respectivamente, presidente do Instituto e do Conselho Consultivo do IE,deputados Orlando Morando e João Caramez e secretários municipais Marcos Penido (Siurb) e  Manuelito Pereira Magalhães Jr (Planejamento) o diretor de Engenharia da Dersa recebeu o título de Eminente Engenheiro de 2009 na sexta, 11/12, Dia do Engenheiro.

    Emocionado Paulo Vieira de Souza agradeceu à presidência e à diretoria da Dersa a confiança e  o espírito de equipe que possibilita à empresa gerir as três maiores obras rodoviárias ora em desenvolvimento no estado de São Paulo: o trecho sul do Rodoanel,  a Nova Marginal Tietê e a extensão do Complexo Viário Jacu Pêssego.

    Em 47 anos do prêmio criado pelo Instituto de Engenharia essa é uma das poucas vezes que o escolhido foi um profissional formado no interior, destacou Paulo Souza ao homenagear sua turma – formandos de 1972 – da Escola de Engenharia de Taubaté, hoje Unitau.

    “Considero que um título dessa envergadura é a realização pessoal de todo profissional da área de Engenharia, cujo símbolo – Minerva, da mitologia romana, Deusa da Sabedoria, da Guerra, das Ciências e das Artes – vem sendo usado para representar qualidades como poder mental, prudência, habilidade para soluções práticas, capacidade de reflexão, amor à beleza e à perfeição. Considero esse reconhecimento como um prêmio à gestão eficaz de uma equipe de engenheiros produtores de resultados, que cria, quem sabe, um novo marco, mudança de paradigma de realização de obras públicas no país”, disse o engenheiro ao receber o prêmio.

    Premio de Gestão

    Concedido desde 1963, o Instituto de Engenharia atribui o título de Eminente Engenheiro do Ano em reconhecimento aos profissionais de destacada atuação no meio e/ou que tenham uma carreira marcada por contínuas contribuições para a elevação e para o aprimoramento da engenharia.

    Com a escolha de Paulo Vieira de Souza, o Instituto de Engenharia homenageia a gestão dos aspectos institucionais, jurídicos e técnicos na condução de grandes obras governamentais, com brilhantes resultados para a sociedade, administração pública e contratantes. A exemplo, o Rodoanel, no qual cumpriu prazo e custo, aliado à qualidade irrefutável de obras rodoviárias, são destaques de sua Gestão de Resultados.

    Com base nestes critérios a comissão formada por cinco membros do Instituto de Engenharia escolheu por unanimidade Paulo Souza para ser o premiado desse ano.

    Aloysio Nunes Ferreira, Secretário Chefe da casa Civil do governo do Estado, fez a saudação ao Engenheiro do Ano destacando sua condição de amigo e admirador do trabalho de Paulo Souza. “Além do empenho em levar adiante obras extraordinárias que geram empregos e terão grande repercussão na vida de quem mora na Região Metropolitana de São Paulo, o que impressiona é a paixão que dedica ao seu trabalho que consegue magnetizar aqueles que colaboram com você. O entusiasmo extraordinário no sistema da Secretaria de Transportes está integrado a uma grande equipe competente, na qual se destaca a sabedoria e experiência do secretário Mauro Arce”, enfatizou o Chefe da Casa Civil.

    “É um reconhecimento ao trabalho de um engenheiro que dedica 24 horas por dia a fazer essas obras tão importantes não apenas para a área de transportes ou mesmo para o governo do estado, mas principalmente para a população de São Paulo. É uma alegria para qualquer profissional após longos anos de trabalho ser homenageado pelos seus próprios colegas” destacou Mauro Arce, Secretário dos Transportes.

    Perseguindo resultados

    A atual gestão da Dersa enfrenta um dos maiores desafios dos seus 40 anos de existência. São três grandes obras ao mesmo tempo, com prazos de entrega definidos, onde se evidencia o conhecimento técnico e gerencial da empresa, referência em construção de obras rodoviárias de grande porte: o trecho sul do Rodoanel, a readequação da Marginal Tietê e o prolongamento sul da avenida Jacu Pêssego.

    Jacu Pêssego

    Num total de 16,2 quilômetros de extensão: 9,9 km do prolongamento entre a av. Ragueb Chofi e av. Papa João XXIII (incluindo o viaduto Juscelino Kubitschek); duplicação da Papa João XXIII, em Mauá com 3,3 km; e interligação com a av. dos Estados, em Mauá, com 3 km de extensão, serão 25 obras de arte: 6 viadutos; 5 ramos de acesso; 11 passagens superiores e 3 pontilhões.

    Proporcionará mobilidade no transporte de passageiros e carga através da consolidação do corredor de tráfego do Rodoanel Sul (no município de Mauá) com a Avenida Jacu Pêssego e rodovias Ayrton Senna e Dutra.

    Resultados obtidos: resolução de interferências, reassentamento de mais de 5.000 famílias em 75 dias, desapropriações necessárias em 3 meses e todo os esforço na execução da obra, prevista para 12 meses.

    Rodoanel Sul

    Iniciado em junho de 2007, O Rodoanel Sul terá 61,4 quilômetros de extensão - sendo 57 quilômetros no eixo do Rodoanel e 4,4 quilômetros na interligação de acesso ao município de Mauá - e será entregue ao tráfego até março de 2010, criando um novo paradigma de obra pública no Brasil no que diz respeito a menor prazo, menor custo por km com qualidade de padrão internacional. Além disso, trará incentivo ao desenvolvimento e melhor qualidade de vida, redução dos custos em transporte em R$ 2 bilhões/ano,

    redução de 43% do volume de veículos de carga na avenida Bandeirantes e 47% na Marginal Pinheiros, redução em 67% dos riscos de acidentes, redução no tempo médio das viagens e melhoria da qualidade do ar em 6% na região metropolitana.

    Resultados obtidos até agora: obra considerada modelo ambiental; desapropriação de 70% de um total de 11,5 milhões de metros quadrados em 7 meses; reassentamento de 1.600 famílias num projeto reconhecido pelo Banco Mundial como melhor exemplo de gestão nessa área numa empresa pública e regularidade da obra reconhecida pelos órgãos fiscalizadores estaduais e federais.

    Marginal Tietê

    Construir 46 km de novas pistas, em um prazo de 10 meses, numa via saturada que registra 1.200.000 viagens por dia e com interferências como Comgás, Sabesp, Cetesp, entre outros, tornam a obras da marginal Tietê um desafio permanente. Além disso, a pesada compensação ambiental – 14% do valor da obra, um dos mais altos já registrados no mundo – e o planejamento das ações interferindo o mínimo possível no dia a dia dos usuários exigem da empresa e da equipe superar obstáculos a cada dia.

    Resultados obtidos: Com tudo isso, já foram entregues 7,1 km de novas pistas e está em fase adiantada o prolongamento de cinco pontes sem que elas sejam interrompidas ao tráfego; transplante de 887 árvores  e plantio de 2.323 mudas na marginal; quase 23 mil transplantadas e cerca de 10 mil plantadas no Parque Ecológico do Tietê.

    A parceria entre o governador José Serra e o prefeito da Capital Gilberto Kassab, por meio de convênios que resultaram na formação de um grupo executivo multidisciplinar coordenado pelo diretor de engenharia da Dersa tem, como conseqüência, ações e resultados mais práticos, objetivos e que se traduzem em benefícios para a sociedade através dos empreendimentos realizados. 


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    SERRA MENTE EM GOIÂNIA
    DEPOIS AJOELHA E REZA EM APARECIDA

    "Não sei quem é Paulo Preto"
    (Serra, em Goiânia; Terra, 11/10)

    "Ele (Serra) me conhece muito bem... Todas as minhas atitudes foram informadas a Serra... Não se larga um líder ferido na estrada... Não cometam esse erro"
    (Paulo Preto, em ameaça velada a Serra, na Folha; 12-10)

    "Ele (Paulo Preto) não fez nada disso (NÃO FUGIU COM R$ 4 MILHÕES DO CAIXA 2 DA CAMPANHA)... Ele é totalmente inocente. Eu não pude responder no dia (do debate na Bandeirantes), porque ela aproveitou o final de uma fala e depois entrou outro assunto..."
    (Serra, em Aparecida do Norte; Globo, 12/10)

    [Via Mirabeau B. Leal por e-correio.]

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    Paulo Preto não deixa por menos: lança ameaças veladas a José Serra.
     
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