Ah, os demônios...

Posted on
  • quarta-feira, 22 de setembro de 2010
  • by
  • Editor
  • in
  • Marcadores: , ,
  • Como em meu último post fiz menção ao "cramulhão", lembrei-me de um ótimo livro do historiador Carlos Roberto F. Nogueira, professor de História Medieval da Universidade de São Paulo, editado pela EDUSC. Esta pequena grande obra intitula-se "O Diabo no Imaginário Cristão" e é dela que retiro o trecho abaixo sobre os satanismos contemporâneos:

    Da década de 60 em diante, parece que nos encontramos frente a um desenvolvimento constante de seitas esotéricas e do satanismo, que a crise de sobrevivência e de valores - em especial a assustadora crise de identidade - que aflige os homens senão em escala mundial, ao menos em escala ocidental, que proclama a necessidade da saída esotérica e mesmo a grande inovação dos últimos tempos: o consumo de mercadorias esotéricas. Mercadorias que penetram em um circuito imaginário de recompensa e punição (para os que não as possuem), premiando uma participação esotérica, que não percorre os difíceis caminhos da iniciação e do conhecimento, mas obedece de uma maneira cada vez mais flagrante as leis do mercado e do poder de compra.
    (Págs. 114 e 115)

    Enfim, temos aí o esoterismo/satanismo fast-food que se insere na mesma lógica que o evangelismo fast-food. Portanto, é só escolher entre a salvação e o prazer e procurá-los em qualquer Igreja/Casa Esotérica perto de você! Como diria Cícero, no tempo em que se falava latim, "O tempora o mores"...


    **************************************

    E por falar em demônios, os "Homens-Bons" (com a devida licença do nobre Prof. Hariovaldo) do país continuam com sua lide incessante para exorcizar o "Coisa-Ruim" que ora habita o Palácio do Planalto. Ao ler sobre o lançamento do Manifesto em Defesa da Democracia e da Liberdade de Imprensa, na Faculdade de Direito da USP, não pude deixar de lembrar dos gloriosos meses de março e abril de 1964 quando manifestos em defesa da democracia e da liberdade e em apoio à Revolução Redentora que salvou o Brasil do comunismo ateu e apátrida - inclusive alguns assinados pelos professores daquela casa - eram diariamente publicados pela imprensa livre e democrática do país. De novo, nós temos a união de intelectuais e artistas democratas - como Carlos Vereza e Ferreira Gullar; de juristas isentos e defensores da liberdade - Carlos Velloso, Miguel Reale Júnior e Hélio Bicudo (que se redime assim de seus pecados passados) e da Santa Madre Igreja - D. Paulo Evaristo Arns (outro que o Senhor resolveu iluminar no ocaso da vida!). Não precisa dizer que este movimento tem um caráter totalmente apartidário: a presença de uma equipe de gravação da campanha do Serra no local, filmando e colhendo depoimentos dos manifestantes, se deu simplesmente pelo mais alto dever de levar a informação ao povo ingênuo deste país, que está sendo enganado pelas hostes satânicas que usurparam o poder da nação!
     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...