Motivo: o Conselho Estadual de Educação do Texas baniu das escolas os livros do autor best-seller infantil Bill Martin, Jr, dado que esse teria escrito livros para os adultos que conteriam "críticas muito fortes do capitalismo e do sistema estadunidense".
Mas: Bill Martin, Jr., autor de best-sellers infantis como Brown bear, brown bear, what do you see?, não escreveu tais livros adultos. Quem os escreveu foi Bill Martin, outro autor com o mesmo nome.
Bill Martin, Jr., o autor de livros infantis sobre ursinhos, não o comuna, morreu em 2004.
Bill Martin, professor de filosofia na Universidade DePaul, em Chicago, é autor do livro Ethical marxis: The categorical imperative of liberation. Ele também é conhecido por ter se oposto junto à Universidade DePaul às represálias a Norman Filkenstein, por causa das suas críticas a Israel. Sua proposta filosófica é reler o marxismo à luz da ética kantiana.
A blogosfera está rindo às largas do Texas por causa da série de tonterias do caso. Todos veem, claramente, que o urso é o símbolo da URSS. Todos veem o quanto é importante proteger as crianças da influência maligna do socialismo. Matthew Saroff propõe a devolução do Texas ao México. Ele comenta:
Veja, a expressão "Urso pardo, urso pardo, que que tu vê" simplesmente é muito similar a "o que efetivamente arruinará o sistema imperialista, e o que precisa ser criado, como Mao viu, são economias autossuficientes, não sujeitas à exploração".
A blogosfera também se preocupa com a marginalização de autores progressives nas escolas dos EUA. Se lamenta que autores sejam banidos por educadores por causa das suas orientações e preferências.
Via Richard Adams. Imagem via Cafepress.com.