As pornográficas escolhas editoriais
Na linha de jornal popular, o Extra das organizações Globo raramente dá destaque para o noticiário político em sua primeira página. Normalmente ela é preenchida com o esporte, notícias sobre mudanças nas regras no funcionalismo público, noticiário local, violência, amenidades etc. A edição de quinta-feira, dia 2, tinha toda a metade do alto tomada pela crise no senado, de forma editorializada, comparando o lugar a um “romance” de Carlos Zéfiro, nosso mais conhecido e cultuado pornógrafo.
Eu, e certamente os leitores do Extra, nada temos contra o jornal se posicionar contra algo que pertence ao nosso universo de reclamações: sabemos que o legislativo é um grande balcão de negócios, repleto de favorecimentos aos seus representantes. Apenas estranhamos a escolha editorial exatamente em um dia cheio de pressões e disputas que têm um norte certo, onde a moralização do senado está a reboque dos interesses na disputa eleitoral em 2010.
Mais estranho ainda é a escolha de não destacar o assunto que discretamente ocupa um pedaço ao lado direito, em foto e pequeno texto, que noticia um acidente de trânsito que matou quatro crianças. Se o desejo do jornal é editorializar a notícia com o objetivo de denunciar desvios de conduta na questão pública, eu, e os leitores do Extra, achamos que há muito mais a dizer naquele fato:
As crianças, alunos do tradicional colégio Pedro II, ocupavam uma van pirata, com seus papéis vencidos, aparentemente viajando em alta velocidade. Onde está o poder público que não fiscaliza os veículos de sua cidade?
Li no noticiário online que a mãe de uma criança disse que era uma van contratada por um grupo de pais por falta de outras opções de transporte.
O transporte de massas no Rio de Janeiro não tem investimentos há muitos anos. Seu metrô liga uma parte muito pequena da cidade. Os trens foram sucateados, com uma histórica estação ferroviária fechada, sem trens para diversos e populosos bairros.
Os ônibus dominam o transporte público, todos da iniciativa privada, com interesses econômicos em linhas rentáveis, deixando espaço para a proliferação de vans, em grande parte não legalizadas.
Estas empresas dominam o transporte público com regras de oligopólio, organizadas em sua federação, a Fetranspor, que tem recursos suficientes para investir em ricas campanhas de vereadores, deputados estaduais, prefeitos e até boa propaganda, inclusive na mídia.
Todas estas relações já foram objeto de interesse na criação de CPI na câmara carioca, mas até hoje nunca foi instalada.
Estou certo que os leitores do Extra, que viajam horas em um ônibus lotado, que são maltratados como a jovem Luana Macedo, de 12 anos, que morreu no mesmo dia, na Barra da Tijuca, arrastada com as pernas presas à porta de um ônibus, têm melhores sugestões de pauta para a primeira página.
Mas, temem que os donos do jornal, por motivos outros, não contemplem o verdadeiro interesse público, que está aqui no dia-a-dia de um caótico e assassino sistema de transporte, não em Brasília. Esta é a verdadeira pornografia.
Talvez a escolha explique o motivo do Extra a cada dia perder muitos de seus leitores.