Está virando uma praga. Muitos blogueiros estão sendo seduzidos pelas parcas comissões que o Google oferece para seus anúncios. O resultado é uma suruba capitalista para se vender de tudo o possível que faça sentido com as palavras de nossos outrora independentes blogs. Sim, se a primeira vítima é a boa diagramação, com um fuzuê de anúncios misturados ao texto, é a independência a maior vítima. Se o nosso blogueiro reclama da companhia de seu celular, lá aparece a mesma empresa vendendo seu último produto. Se é uma delicada análise das relações afetivas, vende-se um amor rápido em um site de “namore já”.
Nada é novo. Jornais, revistas, TVs, todos são sujeitos às mesmas leis capitalistas. Você ajuda a vender, junto vêm seus compromissos. Alguém acredita em falta de obrigações quando sua receita depende de alguns certos anunciantes? Toda a grande mídia tem sua lista de pautas proibidas. É este o mundo que alguns estão entrando. Blogs ainda são a esperança de uma outra versão dos fatos. A possibilidade da informação surgir nua, crua ou não, e servir de contraponto aos limites do jornalismo de pura propaganda da grande imprensa.
Não vamos com esta sedução imaginar estar reinventado a roda, ou o fogo. Lembro agora de uma aula de um antigo professor que citou um fato verídico acontecido na década de 30 do século passado, no Ceará. Um criativo fazendeiro inventou uma mistura moderníssima que permitiu eliminar várias pedras que atrapalhavam o caminho do seu gado. Os jornais locais o chamaram de gênio. Repercutiu até no sul. Ele havia descoberto que salitre, carvão e enxofre faziam aquele efeito. Quis até registrar a invenção.
Não precisamos redescobrir a pólvora. Blogs e anúncios não combinam. Melhor ganhar dinheiro mais honestamente, e fazer o bom jornalismo que a grande mídia não tem como fazer com o seu enorme rabo preso.
Clique para ver...
Nada é novo. Jornais, revistas, TVs, todos são sujeitos às mesmas leis capitalistas. Você ajuda a vender, junto vêm seus compromissos. Alguém acredita em falta de obrigações quando sua receita depende de alguns certos anunciantes? Toda a grande mídia tem sua lista de pautas proibidas. É este o mundo que alguns estão entrando. Blogs ainda são a esperança de uma outra versão dos fatos. A possibilidade da informação surgir nua, crua ou não, e servir de contraponto aos limites do jornalismo de pura propaganda da grande imprensa.
Não vamos com esta sedução imaginar estar reinventado a roda, ou o fogo. Lembro agora de uma aula de um antigo professor que citou um fato verídico acontecido na década de 30 do século passado, no Ceará. Um criativo fazendeiro inventou uma mistura moderníssima que permitiu eliminar várias pedras que atrapalhavam o caminho do seu gado. Os jornais locais o chamaram de gênio. Repercutiu até no sul. Ele havia descoberto que salitre, carvão e enxofre faziam aquele efeito. Quis até registrar a invenção.
Não precisamos redescobrir a pólvora. Blogs e anúncios não combinam. Melhor ganhar dinheiro mais honestamente, e fazer o bom jornalismo que a grande mídia não tem como fazer com o seu enorme rabo preso.