O impacto do reajuste da gasolina e diesel na inflação será pequeno. O preço deve variar 5 centavos por litro para quem abastece seu veículo. Para a Petrobras, porém, o reajuste é importante, pois vai reduzir a diferença entre o preço dos combustíveis no mercado internacional e o praticado no Brasil. Para o governo, o reajuste agora, é bom, pois melhora o CAIXA sem prejudicar o controle da inflação, e ainda reduz a pressão sobre a empresa, que mostra ter fôlego para continuar com seus ambiciosos projetos.
Petrobras reajusta preços da gasolina e do diesel nas refinarias
São Paulo – A Petrobras reajustou ontem (29/11) os preços da gasolina e do óleo diesel para as refinarias. Segundo fato relevante divulgado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no início da noite de hoje, a gasolina será reajustada em 4% e o óleo diesel em 8%. De acordo com o comunicado, os novos valores entrarão em vigor a partir da meia-noite desta sexta-feira.
O último reajuste da gasolina ocorreu no dia 30 de janeiro, um aumento de 6,6%. Já o diesel subiu 5,4% e mais 5% no dia 6 de março.
Segundo a Petrobras, o reajuste busca alcançar “a convergência dos preços no Brasil” com os preços vigentes no mercado internacional.
O valor do reajuste, segundo a empresa, não inclui os tributos federais (PIS/Cofins e a Cide) e estaduais (ICMS).
Hoje o ministro da Fazenda Guido Mantega, que preside o Conselho de Administração da Petrobras, esteve na sede da empresa, em São Paulo, reunido com o conselho, que definiu o valor do reajuste.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil