Horenice Cabral fala da realidade da saúde hoje no municipio de Itaituba;
Segundo a Secretária Horenice, o ex-prefeito faltou com a verdade quando disse em vários meios de comunicação que estaria entregando o Governo com uma Secretaria de Saúde funcionando como manda o Ministério da Saúde.
Ocorre que passados uma semana dessa administração já é possível detectar varias irregularidades e deficiências; falta médicos e medicamentos básicos, assim como faltam equipamentos e ate moveis.
Os veículos estão quase todos danificados e com impossibilidade de recuperação.
O material de expediente para os postos de saúde e para o HM, não é novidade pra ninguém, e com isso não foram cumpridas as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde que são os indicadores, ao receber da regional de saúde os indicadores fiquei perplexa disse a Secretária pois em todos eles os indicadores mostram que estamos abaixo da cidade de Novo Progresso e do Trairão sendo que o pólo é Itaituba.
Já detectamos nesse primeiro momento a questão de débitos que não foram pagos. Ainda estamos aguardando os estratos do Banco do Brasil para termos uma noção exata dos desfalques nessas contas, o inchasso da folha de pagamento de funcionários é outro grave problema, os indicadores de vacina que não foram realizadas, notificação da presença do funcionário no setor de trabalho, temos a rede cegonha que existe mais não funciona, temos a olvidoria que venho o recurso pra implantar e nunca funcionou, temos também a UCI Neonatal que foi implantada inaugurada tem todos os aparelhos mais não tem quem opere, por fim temos um CTA que tem uma equipe composta por médicos psicólogo mais perde recurso por falta de informação, então são problemas que precisam ser resolvidos de imediato.
Nesse primeiro momento estamos nos munindo de informações e montando uma nova equipe para só então trabalharmos no sentido de sanarmos varias deficiência.
Quero finalizar dizendo que fizemos uma compra emergencial de medicamentos e material para uso hospitalar e nos postos de saúde, todos os médicos lotados nesses postos continuam atendendo a população.
Peço a compreensão de todos e faremos o possível para em um pequeno espaço de tempo possamos dá a população uma saúde de qualidade.