NOVAS BOAS NOTÍCIAS DA PETROBRAS

Posted on
  • sexta-feira, 4 de janeiro de 2013
  • by
  • Editor
  • in


  • “A Petrobras apresentou, no dia 28 de dezembro, à ‘Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis’ (ANP), as ‘Declarações de Comercialidade’ das acumulações de petróleo e gás das áreas de "Aruanã" e "Oliva", localizadas na concessão BM-C-36, no bloco C-M-401, no pós-sal da Bacia de Campos.

    Na proposta encaminhada à ANP, a Petrobras sugeriu que a acumulação de “Aruanã” seja denominada campo de “Tartaruga Verde” e a acumulação de “Oliva” receba o nome de “Tartaruga Mestiça”.

    As estimativas de volumes recuperáveis totais para esses novos campos estão indicados na tabela abaixo:

    A acumulação “Tartaruga Verde” está localizada a 127 km da cidade de Macaé, na costa do estado do Rio de Janeiro. Situa-se em lâmina d´água de 976 metros, a uma profundidade de 2.993 metros, com contato óleo/água (O/A) constatado a 3.123 metros.

    A acumulação “Tartaruga Mestiça” encontra-se a, aproximadamente, 0,5 km a Nordeste de “Tartaruga Verde”, em lâmina d´água de 934 metros, a uma profundidade de 2.870 metros, com contato O/A constatado a 3.064 metros.

    Ambas as acumulações apresentam óleo de boa qualidade (27º API) e estão localizadas em reservatórios carbonáticos, de idade Albiano.

    A Petrobras também encaminhou à ANP o relatório final do “Plano de Avaliação da Descoberta” – PAD (1-BRSA-713-RJS – poço descobridor), iniciado em 2010, cujo programa exploratório culminou na delimitação dessas duas acumulações.

    Durante o período do PAD, foram perfurados cinco poços, sendo três na área de “Tartaruga Verde” e dois na área de “Tartaruga Mestiça”. Além desse esforço exploratório, foram realizados quatro “testes de formação a poço revestido” (TFR) e dois “testes de longa duração” (TLD). Os resultados desses TLD´s mostraram excelente produtividade e revelaram informações sobre as propriedades dos reservatórios que serão fundamentais para a otimização dos “Planos de Desenvolvimento” (PD).

    As “Declarações de Comercialidade” desses novos campos foram antecipadas em mais de seis meses, considerando que o prazo final do Plano de Avaliação era 30 de junho de 2013. Essa situação referenda a possibilidade de colocar em produção definitiva essas áreas no ano de 2017, conforme previsto no Plano de Negócios e Gestão 2012-2016 da Companhia. A Petrobras detém 100% de participação nesses campos de petróleo.”

    POÇO “CARCARÁ” CONFIRMA GRANDE POTENCIAL DE BLOCO, NO PRÉ-SAL DA BACIA DE SANTOS

    “A Petrobras comunica que foi concluída a perfuração do poço 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS), localizado no bloco BM-S-8, em águas ultraprofundas, no pré-sal da Bacia de Santos. Este é o terceiro poço perfurado na área do “Plano de Avaliação da Descoberta” (PAD) do 1-BRSA-532A-SPS (“Bem-te-vi”).

    O poço, informalmente conhecido como “Carcará”, está localizado a 232 quilômetros da costa e foi perfurado em profundidade d’água de 2027 metros. A partir de 5.742 metros de perfuração, foi identificada uma expressiva coluna de, pelo menos, 471 metros de óleo de ótima qualidade – de 31° API e sem a presença de contaminantes como CO2 e H2S – com 402 metros em reservatórios de excelentes características de porosidade e permeabilidade. Dados de pressão obtidos indicam que esses reservatórios estão interconectados.

    Por questões operacionais, não foi possível atingir a profundidade final, prevista originalmente para 7 mil metros, e executar os trabalhos complementares de avaliação. Diante disso, o poço foi abandonado provisoriamente, o que permite a retomada da operação futuramente, caso o consórcio tenha interesse.

    Os inúmeros dados coletados do poço – perfis, amostras laterais, fluidos e pressões -, bem como análises petrofísicas, aliados ao conhecimento e experiência da Petrobras em testes de formação e de longa duração em reservatórios do pré-sal, reforçam a expectativa de elevado potencial de vazão de óleo nos reservatórios perfurados. Isso será comprovado com a continuidade das atividades exploratórias na área, que inclui a perfuração de um poço de extensão em 2013, quando será possível avaliar a produtividade dos reservatórios por meio de um teste de formação.

    A produção do primeiro óleo de “Carcará” está prevista para 2018, com a prévia perfuração de poços de desenvolvimento ao longo de 2016-2017, seguindo o que estabelece o “Plano de Negócios para o período 2012-2016” e o “Planejamento Estratégico da Petrobras para 2020”.

    A Petrobras é operadora do consórcio (66%) em parceria com a Petrogal Brasil (14%), Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda. (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%).

    Diante do potencial de “Carcará”, o consórcio solicitou à “Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis” (ANP) a extensão do prazo do “Plano de Avaliação da Descoberta’ (PAD) de “Bem-te-vi”, onde o poço está localizado, que venceria ao final de 2012. O consórcio aguarda decisão da ANP sobre o assunto.”

    NOVA DESCOBERTA NO PÓS-SAL DE “MARLIM SUL”, NA BACIA DE CAMPOS


    “A Petrobras informa que descobriu nova acumulação de petróleo em reservatório do pós-sal, em águas ultraprofundas da Bacia de Campos (RJ).

    A descoberta foi feita pelo poço 4-MLS-105D-RJS, informalmente conhecido como “Mandarim”, que está localizado no campo de “Marlim Sul”, a cerca de 126 km da costa do Estado do Rio de Janeiro, em profundidade de água de 1.874 m.

    A acumulação ocorre em reservatórios arenosos, de idade eocênica, a aproximadamente 2.965 m de profundidade. Estimativas preliminares indicam uma coluna de hidrocarboneto de aproximadamente 100 m, com qualidade de petróleo similar ao produzido no campo de “Marlim” (13 a 16 graus API). A previsão é que os testes para avaliar a produtividade do reservatório sejam concluídos em 2013.

    O poço está localizado em área próxima à plataforma P-56, que opera atualmente no campo de “Marlim Sul”, onde já há estrutura instalada de produção e de escoamento, o que permitirá acelerar sua entrada em produção, que poderá ocorrer no ano de 2014

     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...