Como  determina o Regimento Interno da Câmara dos Deputados, a  Secretaria-Geral da Mesa convocou, para tomar posse como deputados  federais, 27 suplentes 
As 27 vagas foram abertas  com as renúncias dos titulares que assumiram, dia 01 de janeiro, cargos  de prefeitos em vários municípios do País. 
> Posse coletiva 
Foi  marcada para hoje (3) a posse coletiva dos 27 convocados. Dentre os  convocados está o ex-presidente do PT José Genoino, condenado a seis  anos e 11 meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção  passiva e lavagem de dinheiro no julgamento do mensalão. 
> Mandato deve adiar execução da sentença 
José  Genoino teve os seus direitos políticos cassados pela decisão do STF,  mas como a sentença ainda não transitou em julgado a Câmara Federal lhe  pode dar posse e ele estará com as prerrogativas constitucionais de  parlamentar federal quando o trânsito em julgado da sentença ocorrer. 
Por  via de consequência, Genoino, como os demais três deputados federais  condenados pelo STF, estará protegido pelo dispositivo constitucional  que entrega à Câmara dos Deputados a exclusiva prerrogativa para cassar  os mandatos dos seus parlamentares.