Tuitaço em apoio à Ley de Medios

Posted on
  • quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
  • by
  • Editor
  • in
  • Marcadores: ,
  • Por Altamiro Borges

    Por iniciativa de várias entidades latino-americanas, nesta sexta-feira ocorre um tuitaço em apoio à "Ley de Medios", que está prevista para entrar em vigor na Argentina em 7 de dezembro – o 7D da Democracia e Diversidade nos meios de comunicação. A ideia é usar as hashtags #7D, #NOmonopolios e #LeydeMedios para agitar as redes sociais em defesa da democratização dos meios de comunicação e contra os monopólios midiáticos no país vizinho e em todo o continente.  

    Segundo o manifesto de convocação do tuitaço, liderado pela AlbaTV e pela Agência Latino-Americana de Informação (Alai), a Ley de Medios é um passo decisivo no rumo da democratização da mídia. “O 7 de dezembro representa uma data chave para quem entende que a comunicação é um direito dos povos e que, por isso, é necessária pluralidade de vozes e de discursos nos meios que difundem notícias de interesse dos movimentos sociais, porque afetam aos mesmos e porque eles são os protagonistas da história”.

    “A monopolização dos meios é uma característica comum dos países da América Latina. A privatização dos sinais de rádio e televisão promove não somente a uniformidade de visões e análises, mas também visa incentivar processos antidemocráticos... Assim ocorreu na Venezuela no golpe de 2002 ou no Equador em 2010, quando a mídia tentou legitimar uma sublevação policial que sequestrou o presidente Rafael Correa. Atuações similares ocorreram na Bolívia, Paraguai e Honduras, com resultados favoráveis aos golpistas”.

    Neste cenário preocupante, em que a mídia atenta contra a democracia, o manifesto destaca a importância da Ley de Medios, que representa um duro golpe nos monopólios da Argentina. “Neste país, em 7 de dezembro, vence a medida judicial interposta pelo grupo monopolista Clarín, que impede a total vigência da Lei de Serviços de Comunicação Audiovisual. A partir desta data, os meios de comunicação deverão transferir algumas de suas licenças comerciais para outros grupos, mediante concurso público”.
     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...