Como um prato quente que vai sendo comido pelas bordas, a Telebras ligou a rede de fibra ótica para banda larga desde Brasília até Salvador, mas não em linha reta, e sim cortando 9 estados, a maioria do Nordeste. São 4,6 mil quilômetros de rede conectando 51 cidades, sendo 3 regiões metropolitanas, e cobrindo uma população quase do tamanho da Austrália, 20 milhões de habitantes.
São dois trechos. O primeiro sai de Brasília, passa por Palmas (TO), Imperatriz (MA), Teresina (PI), Sobral (CE), Fortaleza (CE) e sua região metropolitana. O segundo trecho segue de Fortaleza (CE) passando por todo o litoral nordestino: Mossoró (RN), Natal (RN), João Pessoa (PB), Campina Grande (PB), Recife (PE) e sua região metropolitana, Aracaju (SE), Salvador (BA) e sua região metropolitana.
A rede está disponível para provedores locais levarem o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL) até a casa dos habitantes de todas estas cidades, a preços populares. Atende também as necessidades de infraestrutura para grandes eventos internacionais que vão alavancar a indústria do turismo, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo de 2014.
Com essa ativação, a rede de banda larga da empresa chega a 21 estados brasileiros, apta a atender mais de 600 municípios por meio dos provedores. A estimativa é chegar a 1.500 municípios até o final de 2013.
Abaixo as 51 cidades onde a Telebras pode atender os provedores regionais com banda larga:
UF Município
AL Igaci
AL Messias
BA Dias d’Ávila
BA Salvador e Região Metropolitana
BA Entre Rios
CE Caucaia
CE Fortaleza e Região Metropolitana
CE Maracanaú
CE Sobral
CE Itapagé
CE Aracoiaba
CE Banabuiú
CE Morada Nova
CE Russas
MA Barra do Corda
MA Caxias
MA Grajaú
MA Imperatriz
MA Porto Franco
MA Presidente Dutra
MA Sítio Novo
PB Campina Grande
PB Campo de Santana
PB João Pessoa
PE Recife e Região Metropolitana
PE Paulista
PE Jaboatão dos Guararapes
PE Ribeirão
PI Campo Maior
PI Piripiri
PI São João da Fronteira
PI Teresina
RN Açu
RN Mossoró
RN Natal
RN Santa Cruz
RN Santana do Matos
SE Itabaianinha
SE Nossa Senhora do Socorro
SE Nossa Senhora da Glória
SE Canindé de São Francisco
TO Araguaína
TO Colinas do Tocantins
TO Guaraí
TO Gurupi
TO Miracema do Tocantins
TO Nova Rosalândia
TO Palmeirópolis
TO Paraíso do Tocantins
TO Peixe
TO Wanderlândia
Campinas (SP), também caiu na rede da Telebras
Na última sexta-feira, a Telebras e a IMA (empresa da Prefeitura de Campinas, SP, que atua na área de Tecnologia da Informação e Comunicação) integraram suas redes para levar a internet a preços populares à população, por meio do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).
A Telebras entrou com seus 12 mil Km de rede já ligados ao longo do Brasil, e a IMA com sua rede de fibra ótica que cobre a cidade de Campinas.
Telebras liga a rede de banda larga no Nordeste para 20 milhões de pessoas
Posted on terça-feira, 18 de dezembro de 2012 by Editor in