Três mil alunos brasileiros ganham bolsas no exterior

Posted on
  • terça-feira, 20 de novembro de 2012
  • by
  • Editor
  • in

  • Na manhã de ontem, em reunião com brasileiros estudantes do Programa Ciência sem Fronteiras em Madri, na Espanha, a presidente Dilma Rousseff anunciou que aproximadamente 3 mil alunos receberão bolsas para estudar no exterior no ano que vem. A divulgação do resultado oficial que levará os estudantes para sete países — Canadá, Coreia do Sul, Holanda, Alemanha, Estados Unidos, Austrália e Reino Unido — começou a ser feita ontem e deve ser concluída em até duas semanas. O encontro com os alunos ocorreu na Casa do Brasil em Madri. Logo depois, Dilma foi ao Palácio de la Moncloa e reuniu-se com o chefe do Executivo espanhol, Mariano Rajoy, durante sua primeira visita oficial ao país.

    O discurso da presidente, na presença do primeiro-ministro, enalteceu a parceria com o governo espanhol. "Agradeço a acolhida recebida pelos mais de 2.100 estudantes brasileiros na Espanha, o quarto principal destino de bolsistas do nosso Programa Ciência sem Fronteiras. As universidades espanholas deverão receber, até 2014, oito mil estudantes de meu país nesse programa", disse.

    Do ano passado até este mês, já foram concedidas 18 mil bolsas de estudo pelo programa. O destino mais procurado são os Estados Unidos, para onde foram 3.993 estudantes. Em segundo lugar, está Portugal, com 2.816 e, em terceiro, a França, com 2.528 alunos financiados. No encontro com o primeiro ministro espanhol, Dilma ressaltou ainda que, até 2014, 101 mil estudantes brasileiros devem estudar no exterior.

    A partir de hoje, serão abertas 18 mil vagas para cursos que começam em setembro de 2013. "Eles vão aprender o que há de mais avançado em ciência e tecnologia no planeta. E, quando voltarem ao Brasil, vão ajudar a melhorar nossas universidades e a criar novas tecnologias para agregar valor e dar mais competitividade às nossas empresas, aos nossos produtos e aos nossos serviços", avaliou Dilma.

    Para saber mais
    O que é o Ciência sem Fronteiras?
    » Lançado em 2011, é um programa de mobilidade que, por meio da concessão de bolsas, visa proporcionar a estudantes brasileiros a oportunidade de estudar fora do país. Uma parcela dos benefícios também é voltada para cientistas estrangeiros e brasileiros que moram no exterior virem ao Brasil trabalhar em indústrias ou empresas parceiras do programa.

    Bolsas
    » Concedidas pela Capes ou pelo CNPq, com duração mínima de um ano.

    Tipos
    Exterior
    » Graduação
    » Doutorado sanduíche
    » Doutorado pleno
    » Pós-graduação

    Para vir ao Brasil
    » Pesquisador visitante especial
    » Jovens talentos

    Parceria com 15 países
    » EUA, Alemanha, Austrália, Bélgica, Coreia do Sul, Canadá, Espanha, França, Holanda, Itália, Irlanda, Portugal, Índia, Suécia e Reino Unido

    Parceiros Privados
    » Febraban, Abidib, CNI, CISB, Petrobras, Vale, Natura, Eletrobras, Saab, GSK, BG, Hyundai e BoeingBola fora no primeiro diaO começo do julgamento ficou marcado por tumulto causado, principalmente, pelos advogados do ex-policial civil. O acusado de executar a modelo a mando do goleiro Bruno será julgado em outra data, por causa da desistência de seus defensoresPedro Ferreira Andrea Silva Paula Sarapu
     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...