O Zumbi dos Palmares
“A Transpetro e o Estaleiro Atlântico Sul (EAS) [localizado no Complexo Industrial Portuário de Suape, município de Ipojuca, em Pernambuco] lançaram ao mar, na sexta-feira (23/11), o segundo navio do “Programa de Modernização e Expansão da Frota” [PROMEF; integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)] construído na Região Nordeste. O navio foi batizado de “Zumbi dos Palmares”, em homenagem ao alagoano símbolo da resistência negra contra a escravidão no Brasil.
O petroleiro "suezmax" [com calado que o capacita a navegar no Canal de Suez] “Zumbi dos Palmares” tem 274 metros de comprimento [cerca de três campos de futebol], 51 metros de altura [equivalente a prédio com cerca de 18 andares] e capacidade para transportar um milhão de barris de petróleo, o equivalente a quase metade da produção diária nacional. É o segundo de uma série de 10 petroleiros idênticos encomendados ao EAS. O primeiro deles, “João Cândido”, está em operação desde o dia 25 de maio de 2012.
“O lançamento deste navio é mais uma prova da capacidade do trabalhador brasileiro. É novo passo para a consolidação de um polo naval no Nordeste, que gera milhares de empregos dignos. Ao invés de exportarmos empregos para trabalhadores de outros países, estamos criando oportunidades aqui”, afirmou o presidente da Transpetro, Sergio Machado.
O lançamento ao mar é o penúltimo marco na construção de um navio, antes da entrega ao armador para operação. Após o lançamento, a embarcação passa pelos acabamentos finais no estaleiro e pela prova de mar, que verifica o seu desempenho em uma viagem de curta distância. O “Zumbi dos Palmares” tem como madrinha a gerente de gestão de efetivos da Transpetro, Vânia Lúcia Claudina Cardoso.
Três embarcações do PROMEF já estão em operação: os navios de produtos “Celso Furtado” e “Sérgio Buarque de Holanda”, entregues pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o suezmax “João Cândido”, pelo EAS.
Amanhã, terça-feira (27/11), será lançado ao mar, pelo Estaleiro Mauá [no RJ], o navio “Anita Garibaldi”, primeiro de uma série de quatro petroleiros "panamax" [com calado que o capacita a navegar no Canal do Panamá] encomendados pelo PROMEF ao estaleiro.
Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 embarcações, o PROMEF garantiu as bases para o ressurgimento da indústria naval brasileira, permitindo a abertura de novos estaleiros e a modernização dos estaleiros existentes. Antes do programa, a indústria naval brasileira passou 14 anos sem entregar petroleiros ao Sistema Petrobras.
O Brasil já tem a quarta maior carteira de encomendas de navios do mundo. O setor, que chegou a ter menos de dois mil trabalhadores na virada do século, emprega hoje mais de 60 mil pessoas.
ZUMBI DOS PALMARES (1655-1695)
Zumbi dos Palmares nasceu no estado de Alagoas, em 1655. É considerado um dos grandes líderes da resistência negra à escravidão, na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, em Alagoas, comunidade livre formada por escravos fugitivos de fazendas. Lutou pela liberdade de culto, de religião e pela prática da cultura africana no País. O dia de sua morte, 20 de novembro, é lembrado e comemorado em todo o território nacional como o Dia da Consciência Negra.
FICHA TÉCNICA DO NAVIO:
Tipo: petroleiro suezmax
Capacidade de transporte: 157 mil “Toneladas de Porte Bruto” (TPB)
Comprimento total: 274,2 metros
Largura: 48 metros
Altura: 51,6 metros
Calado: 17 metros (compatível com a passagem pelo Canal de Suez, que liga o Mediterrâneo ao Mar Vermelho)
Pontal (distância entre o fundo e o convés): 23,2 metros
Velocidade: 14,8 nós
Autonomia: 20 mil milhas náuticas
Número de tanques: 14 tanques, sendo 12 de carga e 2 de sobra
ETAPAS DA CONSTRUÇÃO DE UM NAVIO
Segundo tradição da indústria naval mundial, a construção de um navio tem cerimônias que marcam etapas fundamentais das obras: o corte da primeira chapa de aço, o batimento de quilha, o lançamento ao mar e a entrega ao armador. É importante ressaltar, sobretudo, a diferença entre o lançamento ao mar e a entrega ao armador:
1) Lançamento ao mar – Depois de concluída a edificação do casco, o navio é batizado e lançado ao mar, para os acabamentos finais. O lançamento libera o dique para o início das obras de uma nova embarcação. O navio em construção é transferido para o cais do estaleiro.
No cais, são feitas as obras de acabamento, as interligações dos vários sistemas e os últimos testes em equipamentos. Antes da entrega, o navio é, geralmente, levado de novo ao dique, para a limpeza do casco. Por fim, são feitas as "provas de mar" – viagens de curta duração que testam o desempenho geral da embarcação.
2) Entrega – Após a conclusão de todas as obras e testes, o navio é certificado por uma sociedade classificadora independente e entregue ao armador, para o início das operações.”
FONTE: blog “Fatos e Dados”, da Petrobras (http://fatosedados.blogspetrobras.com.br/2012/11/23/transpetro-lanca-navio-zumbi-dos-palmares/). [Trechos entre colchetes adicionados por este blog ‘democracia&política’].