Os policiais federais também interditaram dez balsas que trabalhavam na exploração de minério no rio Teles Pires. Quatro delas pertenceriam a uma indígena conhecida por “Camaleão”. Cinco balsas foram explodidas pelos policiais.
A situação gerou conflito imediato. Armados de arcos, flechas e cartucheiras, os indígenas reagiram contra a PF e, já no final da tarde, algumas pessoas, entre indígenas e policiais estavam feridas. Com isso, a aldeia foi ocupada pelos policiais e ficou sem comunicação. Até mesmo o telefone não responde a nenhuma ligação. “Não há contato, e nós estamos preocupados. A minha irmã me ligou via rádio hoje de manhã e disse que pode haver morte”, complementou Waru Mundurukú.
Já no início da tarde, uma nova informação chegou à Casai Itaituba. Segundo informou o indígena Sandro Warú, também filho do cacique Baxixi, os conflitos recomeçaram por volta das 09h de hoje (07) e, como resultado, um indígena está desaparecido e os ‘parentes’ suspeitam que ele esteja morto. Adenilson Crixi Mundurukú teria sido alvejado por um policial federal no momento em que o grupo de PFs retornava para a aldeia Teles Pires. “Ele desceu da voadeira atirando. O Adenilson não teve como escapar. Ele levou um tiro no peito e caiu no rio. Esse delegado pulou da voadeira e continuou atirando. Foram mais de dez tiros. O pai do Adenilson viu o filho levando tiro e não pôde fazer nada”, disse Sandro Warú. Como resultado do confronto, pelo menos, dez pessoas, entre indígenas e policiais federais, ficaram feridas e algumas foram transferidas para a cidade de Alta Floresta (MT).
A reportagem fez contato com a Assessoria de Comunicação da PF em Cuiabá (MT) e obtivemos a confirmação do conflito. Porém, nem mesmo a Assessoria consegue manter contato com os policiais que ainda permanecem no local. A Gerência Regional da Funai em Itaituba informou que centenas de indígenas de outras aldeias se mobilizam para se deslocarem até a aldeia Teles Pires, local do confronto. A reportagem está mantendo contato com correspondentes na cidade de Jacareacanga e, qualquer momento, poderemos retornar com mais detalhes.
Fonte: Portal TV Tapajoara e blog politica com pimenta malagueta.