A face desumana da Copa e do PSDB

Posted on
  • terça-feira, 13 de novembro de 2012
  • by
  • Editor
  • in

  • Crianças brincando em meio a escombros e vigas metálicas retorcidas, famílias sem ter para onde ir, falta de apoio do governo paulista de Geraldo Alckmin. Esta é a situação de 200 famílias das comunidades Buraco Quente e Comando em São Paulo, cujas casas estão sendo desapropriadas para a construção de uma linha de metrô para a Copa de 2014 que ficará pronta quando a competição já estará na sua metade.

    O fato se deve ao descaso do governo do PSDB com as famílias que ainda não quiseram ou não puderam firmar acordo de desapropriação de uma área pública destinada para a construção da obra. Os que não quiseram firmar o acordo, alegam a dificuldade de encontrar nova moradia com o baixo valor pago pela desapropriação. Até porque com os pouco mais de R$ 40 mil oferecidos são insuficientes mesmo em outras capitais, como Porto Alegre, para encontrar-se um imóvel capaz de abrigar uma família. Também alegam a dificuldade de acesso a escolas e outros serviços públicos. Os que ainda não puderam firmar o acordo, dependem de documentação. Este é o caso de uma avó que mora com seus três netos. Separada na prática, ainda é oficialmente casada e seu ex-marido possui imóvel em outro estado, o que impede a senhora de acessar o programa.
    Enquanto não conseguem outro local para se abrigar, as famílias são obrigadas a conviver num cenário de devastação e total abandono. Possivelmente buscando pressionar pela saída imediata dos moradores, os responsáveis pela obra simplesmente realizam a demolição das casas e deixam por ali mesmo os escombros. Fato desumano que transforma a vida dessas 200 famílias em ruínas. Além de ocasionar problemas para a saúde de crianças e idosos.
    Gosto de futebol. Para alguém da minha idade, que não pode assistir a Copa de 1950 mesmo com o Maracanazo, ter a Copa do Mundo no Brasil e poder ver as grandes seleções como a Argentina de Messi sempre foi um desejo.Acho até que ela poderia trazer obras importantes para o desenvolvimento das cidades onde se realizará. Agora, ela não pode ser realizada nesta lógica de suplantar a vida das pessoas como defende a FIFA e, neste caso, o governo do PSDB em São Paulo. É desumano. Nesta lógica, um evento esportivo, o lucro, a ânsia de apresentar obras, acaba valendo mais do que a vida.
     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...