Colombo registrou nesta quarta-feira (26) a temperatura mais baixa do ano, de acordo com o Instituto Tecnológico Simepar. Durante a madrugada, os termômetros registraram a mínima de 2,9°C. A causa da queda brusca de temperatura foi ocasionada pela chegada de uma intensa massa de ar frio no Paraná.
De acordo com o Simepar, a última temperatura mais baixa deste ano em Colombo tinha sido a de 3,9°C no mês de julho. Para os próximos dias, o meteorologista Reinaldo Olmar Kneib prevê frio intenso. Nesta madrugada de quinta-feira (27), a possibilidade de geada para Colombo, Curitiba e região metropolitana é de aproximadamente 10%.
Segundo informações do meteorologista, esta massa de ar frio deve ser a mais forte deste ano. “Podemos ter mais alguns dias de frio ainda, mas devem durar poucos dias”, comentou. Para esta quinta-feira, a mínima prevista é de 3°C e a máxima de 17°C.
Inverno quente
Em contrapartida, o inverno de 2012 no estado do Paraná foi apontado como o mais quente dos últimos 10 anos. Segundo o Simepar, grande parte das cidades registrou com frequência temperaturas batendo na casa dos 30°C. Na semana passada, por exemplo, o termômetro bateu os 31ºC em Colombo, temperatura registrada no início da tarde do dia 17 de setembro.
Em Londrina, no norte do estado, o calor chegou aos 36,4°C no mesmo dia – a maior temperatura do ano no município. Em Maringá, também na região norte, os termômetros marcaram 37,1°C também no dia 17 de setembro, caracterizando o dia mais quente dos últimos 13 anos na cidade.