Após greve, UFPR divulga o calendário de reposição das aulas
Posted on terça-feira, 18 de setembro de 2012 by Editor in
A Universidade Federal do Paraná (UFPR) divulgou nesta segunda-feira (17) o calendário de reposição das aulas. A rotina acadêmica foi suspensa em 17 de maio, com a adesão dos professores ao movimento nacional de greve, e retornou parcialmente nesta segunda, nos cursos de Direito e Psicologia.
De acordo com a universidade, o ano letivo terminará em março e não haverá reposição aos sábado, domingos e feriados.
Pelo calendário, nos cursos com disciplinas anuais, as aulas retornam nesta terça-feira (18) e seguem até 21 de dezembro. Haverá um recesso até 20 de janeiro e, desta forma, o ano letivo de 2012 terminará em 2 de março de 2013.
Na avaliação da estudante Thamires Bonatto, do segundo período do curso de Arquitetura e Urbanismo, dentro do possível, o calendário agradou os alunos.
“O ideal seria que não precisasse, mas, pelo o que os professores falaram, vai dar para recuperar todo o conteúdo”, disse. A estudante destacou que, mesmo sendo anual, o curso tem diversas disciplinas com muito conteúdo e que este calendário mais amplo foi bom. “E eles deram esse recesso de um mês que ninguém esperava”, acrescentou Thamires.
Para os cursos com disciplinas semestrais, há pequenas diferenças. O reinicio também ficou estipulado na terça-feira, porém, o primeiro semestre terminará em 17 de outubro. As aulas inerentes ao segundo semestre começarão em 29 de outubro e seguem até 16 de março.
“Depois de quatro meses de greve, é o único jeito, não tem muito que fazer”, disse a universitária Ana Letícia Novacki que está no sétimo período de Engenharia Ambiental. Como está no fim do curso, a estudante lembrou que alguns colegas podem ser prejudicados, especialmente, aqueles que ingressaram no mestrado.
Ela espera, contudo, que a mobilização dos professores, de quase quatro meses, tenha sido válida para a melhoria da qualidade de ensino. "Se esse é o único jeito de o governo ourvir", comentou Ana Letícia.
A universidade informou também que alguns professores terminaram as atividades do primeiro semestre. Nestes casos, as aulas voltam na segunda-feira (24).
UTFPR
No caso da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) o reitor Carlos Eduardo Cantarelli emitiu uma deliberação que revoga o ato que suspendeu, por conta da greve, o calendário acadêmico. O Conselho Universitário deve se reunir em 5 de outubro para definir o novo calendário.
A universidade tem 12 campi, sendo que apenas o de Guarapuava, na região central do estado, não aderiu à mobilização. De acordo com a UTFPR, em oito campi as aulas já retornaram. Nos campi de Campo Mourão e de Curitiba, as atividades devem voltar na segunda-feira (24) e, em Toledo, apesar da determinação do comando nacional de greve para cancelar a mobilização, não há data prevista.
Unila
Na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) informou que o reinício das aulas ocorrerá na quinta-feira (20). A definição do calendário de reposição deve ocorrer em reuniões marcadas para quinta-feira e na sexta-feira (21).
G1