Amigos do Blog , aproveitei o final de semana e assistir novamente os debates dos candidatos a prefeito das cidades de Foz do Iguaçu, Curitiba e Colombo, concluímos que a experiência sabatinou os debates com candidatos e isso favorece um voto convicto do eleitor.
CURITIBA - No debate de Curitiba, o ex-prefeito Rafael Greca( PMDB), tem as respostas mais convincentes entre os candidatos, pareceram-me, os demais candidatos tiveram uma participação um tanto superficiais e não estabeleceram diferenças substantivas capazes de levar o eleitor à de uma definição.
Em Curitiba a prefeitura estaria em boas mãos com Rafael Greca, pois o mesmo tem mais experiência que Ducci, é mais qualificado que Ratinho JR. e Maurício Fruet.
Em relação as pesquisas onde aparece um empate técnico entre R.J e Ducci, Rafael Greca disse: Já desmoralizamos a prática de comprar convenções. Agora vamos desmoralizar a prática de comprar pesquisas. Estamos muito animados. O povo está nos tratando bem e estou muito feliz em prestar um serviço em favor da cidade. Não é esta a realidade das ruas”, afirma Rafael Greca, candidato do PMDB a prefeito de Curitiba.
Em relação as pesquisas onde aparece um empate técnico entre R.J e Ducci, Rafael Greca disse: Já desmoralizamos a prática de comprar convenções. Agora vamos desmoralizar a prática de comprar pesquisas. Estamos muito animados. O povo está nos tratando bem e estou muito feliz em prestar um serviço em favor da cidade. Não é esta a realidade das ruas”, afirma Rafael Greca, candidato do PMDB a prefeito de Curitiba.
Na opinião do Blog, o candidato Rafael Greca venceu o debate !!
COLOMBO - No debate dos candidato de Colombo, no primeiro quesito, todos foram bastante diretos na auto-apresentação. É legítimo que cada candidato explicite suas qualidades e convença o eleitor de que ele é o melhor. Há aí um componente retórico: no fundo, deseja-se ir ao encontro do eleitor; mostrar que ele, o candidato, encaixa-se, como uma luva, no perfil desejável. Nesse caso, o candidato Zé Vicente tentou esconder o apoio do prefeito e para isso fez algumas críticas, mas nada de tão grave, pois é o candidato que defende a atual gestão que em tese tem uma grande rejeição, e sendo eleito será a continuidade da administração do atual prefeito J. Camargo.
Só para ficar bem claro, Zé Vicente é o candidato do prefeito J. Camargo, Rosi Cavalli é a atual vice -perfeita de J. Camargo e Joel cordeiro, é da base do perfeito J. Camargo. Nenhum destes candidatos se apresentou como ‘o novo’ ou como ‘ o candidato da mudança’.
Definitiva e reativamente, é a vez da experiência !! Beti Pavin, entre os candidatos fez questão de se apresentar como novamente a nova opção, pois é conhecedora de todos os problemas da cidade mais que os outros, e, por ser óbvio, experiência ajuda e dá mais tranquilidade no eleitor na hora de escolher em quem votar. Ou seja, não há lugar para marinheiros de primeira viagem !! Na opinião do Blog, a candidata beti Pavin venceu o debate !!
Foz do Iguaçu : Dizemos cordialidade que o candidato Reni Pereira é de fato mais a preparado e com um bom nível das ideias e projetos, um corajoso candidato que poderá fazer a diferença.
No primeiro debate entre os quatro candidatos à Prefeitura de Foz do Iguaçu, faltaram propostas e sobraram ataques pessoais. Quem esperava um confronto de ideias acabou frustrado e os candidatos também perderam a oportunidade de discutirem temas críticos da fronteira, como educação, saúde e segurança pública.
Na maior parte do debate, eles partiram para ofensas e críticas pessoais. Reni Pereira, que lidera as pesquisas de opinião, e Chico Brasileiro, o segundo colocado e candidato da situação, protagonizaram os momentos mais tensos. Chico Brasileiro acusou o adversário de “bular” o Fisco com informações falsas sobre o valor e a metragem de sua residência. A acusação foi negada por Reni Pereira. Somente no último bloco do programa é que os candidatos deixaram os ataques de lado.
A saúde foi o assunto em destaque. Elvis Gimenes propôs a criação de um fundo municipal para financiar o ensino de medicina para os estudantes de Foz, enquanto Chico Brasileiro prometeu implantar no hospital municipal a residência médica, na tentativa de atrair os novos profissionais.
José Elias Aiex Neto aposta na prevenção. “Vamos investir em prevenção. Hoje Foz tem 35 equipes do Programa Saúde da Família, enquanto a necessidade é pelo menos 53”. Já Reni Pereira prevê o lançamento de especialidades, como ortopedia e neurologia para atender a demanda dos postos de saúde.