Vereador de Porto Alegre agride estudante no plenário da Câmara

Posted on
  • domingo, 15 de janeiro de 2012
  • by
  • Editor
  • in

  • O clima da sessão plenária da Câmara Municipal de Porto Alegre foi tenso em 12 de dezembro de 2011, quando Mauro Zacher (PDT) foi eleito presidente do Legislativo para 2012. O vereador é investigado por suspeitas de irregularidades durante o tempo em que foi secretário municipal de juventude da gestão do ex-prefeito José Fogaça(PMDB). Outras acusações lhe são imputadas pelo movimento estudantil do tempo em que dirigiu o DCE PUC-RS. Fatos que motivaram o protesto dos jovens durante aquela sessão. Alguns mais exaltados chegaram a invadir o plenário numa atitude exagerada, mas que não feriu a integridade física de ninguém.

    Um mês depois, vídeo publicado na internet pelo jornal gaúcho Correio do Povo mostra um fato que passou despercebido para a maioria no momento da sessão. Após os seguranças do Legislativo imobilizarem um dos invasores, o vereador Idenir Cechin (PMDB) simplesmente chutou o estudante caído no chão. Fato grave, passível de processo judicial e de cassação do mandato por quebra do decoro parlamentar.

    Assim como Zacher, Idenir Cechin foi secretário municipal durante a gestão do ex-prefeito José Fogaça em Porto Alegre. Ocupava a pasta da Indústria e Comércio. Notabilizou-se pelo confronto com os artesãos e representantes da economia popular e solidária. Muitas vezes aos berros, tratava os produtores artesanais que expõe e comercializam em feiras como os tradicionais Briques da Redenção, de Sábado, do Gasômetro e a Feira de Artesanato da Praça da Alfândega como marginais. Chegou muitas vezes a intervir de maneira truculenta na organização delas. Mandava desmontar estandes, recolher produtos artesanais sem justificativa e não reconhecia o sindicato da categoria.

    Já Mauro Zacher, virou prefeito interino. Com as férias do prefeito José Fortunati (PDT), que assumiu a prefeitura após a renúncia de Fogaça, o vereador assumiu o Paço Municipal por ser presidente da Câmara. Neste período, a presidência da Câmara Municipal de Porto Alegre é exercida pelo vereador e jornalista Haroldo de Souza (PMDB), flagrado diversas vezes em bingos ilegais e preso numa das operações Balada Segura por estar visivelmente embriagado.
     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...