Muçulmanos, os novos judeus

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  • segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011
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  • Tava vendo a série A extrema direita, no EuroChannel, a qual mostrou duas coisinhas bem importantes. Primeiro, que a jornada de trabalho de 40 horas semanais, hoje desfrutada naturalmente por qualquer reaça leitor de Veja que esteja de férias na praia, era assunto de polícia. Segundo, que havia vínculo entre a oposição reacionária às conquistas dos trabalhadores e o antissemitismo. Daí fiquei pensando: como devemos lembrar disso, hoje?

    Como leitor de Todorov, vejo a tarefa de lembrar como constituída por duas faces. De um lado, não deve haver limitação alguma à busca pela verdade histórica ou autobiográfica. De outro lado, dado que é totalmente impossível guardar todo o passado, precisamos selecionar. O que nos leva à questão: do que devemos lembrar?

    Tudo pode ser assunto para a investigação histórica e para a memória, mas simplesmente não podemos lembrar de tudo. A memória não se opõe ao esquecimento, pois é seleção, tal como esse. O ponto todo é como selecionar. Que critério seguir?

    Ainda que boa parte do esquecimento e da memória seja involuntária (pense nos traumas), podemos falar, e falamos, de deveres da memória. Há acontecimentos e fatos que simplesmente não devem ser esquecidos, pois as consequências futuras do esquecimento seriam graves. Tais acontecimentos são exemplares, e devemos interpretá-los em analogia com acontecimentos presentes, para evitar o mal e a injustiça.

    Voltemos ao antissemitismo da extrema direita, na França dos anos 1930. Precisamos lembrar disso porque tal tipo de violência simbólica e concreta não só pode se repetir no futuro como de fato se repete no presente. Mas os novos judeus são os muçulmanos, como bem nota o Clovis Rossi. Assim como se negava prerrogativas aos judeus no século XX, se nega prerrogativas aos islâmicos no século XXI. Basta ler o New York times para encontrar opiniões críticas à expansão das práticas e garantias democráticas aos países islâmicos.

    Devemos lembrar da perseguição aos judeus por ser um exemplo do que os homens do passado não deveriam ter permitido que tivesse acontecido. Mas lembrar é agir, ao invés de contemplar passivamente. Lembrar da perseguição aos judeus nos anos 1930 é, hoje, agir como os homens do passado deveriam ter agido em relação aos perseguidos do seu tempo. Só que, é claro, nós devemos agir em relação aos perseguidos do nosso tempo, os quais são os muçulmanos. 
     
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