CDES RS

Posted on
  • domingo, 27 de fevereiro de 2011
  • by
  • Editor
  • in
  • Marcadores: ,
  • Na última terça-feira, dia 22 de fevereiro, participei de uma agradável e esclarecedora conversa com o secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES-RS), Marcelo Danéris. Além deste humilde blogueiro, estavam presentes o Sr. Cloaca e o Erick, do Aldeia Gaulesa. Além de encontrar as amigas Stela Pastore e Ilza do Canto, tivemos a oportunidade de conhecer o conceito que levou à criação de CDES-RS, a sua composição, as suas funções e sua forma de atuação.

    Em âmbito nacional, o CDES existe desde 2003. Entre outras coisas, o CDES formulou os Enunciados Estratégicos para o Desenvolvimento, documento que deu origem ao PAC.

    O CDES-RS foi criado pela Lei Nº 13.656, de 07 de janeiro de 2011, e tem como atribuições, entre outras, assessorar o Governador do Estado na formulação de políticas e diretrizes voltadas para o desenvolvimento econômico e social do Estado. É, assim, um dos mecanismos de democracia participativa que o Governo irá utilizar, juntamente com o Orçamento Participativo, os Conselhos Regionais de Desenvolvimento, a Consulta Popular e participação via mecanismos virtuais.

    O CDES-RS é integrado por 90 conselheiros, com mandato de dois anos. escolhidos de modo a expressar a pluralidade de pensamento. Muitos dos conselheiros representam mais de um setor da sociedade. O amigo Celso Augusto Schröder, por exemplo, é jornalista, chargista, sindicalista e professor universitário, representando todos esses setores, além de poder representar também os carecas e os santo-angelenses. Eu, enquanto chargista, sinto-me muito bem representado pelo Schröder. Já os demais participantes da conversa reclamaram da falta de blogueiros no Conselho. Injustiça: o Marcelo já foi blogueiro e o próprio CDES-RS é twitteiro.

    Apesar de tudo, há quem não conheça, mas não goste do CDES-RS. Especialmente quem aconselhou os piores governos que já tivemos, quem muito criticou o Estado, mas que não se constrangeu em receber uma coxuda CC para dirigir um órgão estatal. Um autor de uma crítica tão grosseira quanto infundada!

     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...