Drops Musicais na Madrugada.

Posted on
  • sábado, 27 de fevereiro de 2010
  • by
  • Editor
  • in
  • Marcadores:
  • Para quem curte rock contemporâneo, psicodelia, acid jazz, mod e baratos afins, uma excelente pedida é o programa Geléia Moderna, que vai ao ao todos os sábados, das 17 às 19 h, pela Rádio Roquette-Pinto (FM 94,1 Mhz). Comandado pelos DJs Brant e Jorge Lz, o programa alterna uma excelente programação musical – em uma verdadeira (fazendo juz ao seu nome) “geléia” de estilos e gêneros – com ótimos papos com bandas e músicos convidados. Uma dica para quem não é do Rio (e também para quem é!): o último programa apresentado fica no ar durante toda a semana no site da rádio. Para um “viúvo” da velha Fluminense FM (a eterna “maldita) como eu, o “Geléia” foi um verdadeiro achado!

    ***************
    A partir da segunda metade da década de 1960, algumas bandas e músicos de rock começaram a incorporar a sua música alguns elementos do jazz : sofisticação harmônica, improvisações, maior complexidade das coomposições e, também, maior riqueza melódica. Dentre estas incluem-se bandas como Blood, Sweat and Tears, Chicago, Soft Machine, Henry Cow e a própria Santana Band (do guitarrista Carlos Santana), com suas levadas de Latin Jazz. Por outro lado, músicos provenientes do Jazz como o lendário trompetista Miles Davis e o guitarrista John McLaughlin também começaram a dialogar com o rock – principalmente com o rock psicodélico – e com a soul music: surgia aí o Jazz Rock (ou Fusion), um dos mais criativos gêneros musicais surgidos naqueles anos. Se alguns desses músicos e bandas – como Davis, McLaughlin (com a sua Mahavishnu Orchestra), Frank Zappa e Soft Machine - mergulharam em geniais experimentações musicais, outros como os rapazes do Chicago (da deliciosa e swingada “Happy Man”) e o Blood, Sweat & Tears seguiram caminhos que os levaram para um som mais próximo da pop music, mas sem - em nenhum momento - perder a qualidade. Desta turma mais pop, gosto bastante do Blood, Sweat & Tears e incluo uma de suas canções - Hi-De-Ho, de 1970, que compartilho abaixo - no rol das minhas favoritas.











    ***************
    Um dos CDs que não tenho tirado do Player do carro é o da banda “Dois em Um”. Formada pelo ex-guitarrista do Penélope, Luisão Pereira, e pela violoncelista e vocalista Fernanda Monteiro, a dupla combina o romantismo lírico das letras das canções, com um som que mescla psicodelia, influências do indie rock e música erudita (resultado da formação clássica de Fernanda), criando assim um clima onírico-viajante a la Portishead. Dentre estas canções, destaco a ótima “E se chover?”, cujo clip utiliza as belas imagens da animação "Father and Daughter", de Michael Dudok de Wit.




    ***************

    "Vou tirar você deste lugar” é uma canção que faz parte da memória afetiva de milhares de brasileiros (inclusive da minha!). Pensei em postá-la aqui na (boa) gravação de uma certa banda carioca. Mas como as atividades da "Brigada Anti-Los Hermanos" andaram intensas no “Abobrinhas” nestes últimos dias, decidi compartilhar a versão original do único e inigualável Odair José. Por sinal, um dos melhores discos brasileiros dos últimos anos é o CD “Tributo a Odair José”, com releituras dos clássicos deste grande compositor (realmente) popular feitas por bandas de rock novas ou já consagradas.


     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...