Yeda rejeita repasse de R$ 500 mil/ano da TV Brasil
Yeda era mediocre, agora é pequena: rejeitou proposta de parceria da TVE com a TV Brasil, a qual incluia o repasse de R$ 500 mil/ano para a produção local de conteúdo para a grade de programação nacional. Além disso, a parceria permitiria que a TVE utilizasse a tecnologia da TV Brasil para migrar para o sistema digital.
Ou seja, perdeu o público que foi privado da programação, e perderam também os trabalhadores da comunicação, pois o repasse de dinheiro da TV Brasil para a TVE produzir conteúdo geraria empregos no RS.
Yeda renovou contrato com a TV Cultura, pagando cerca de R$ 20 mil/mês pelo conteúdo (cerca de 3 vezes o gasto com puffs e badulaques pra casinha). A parceria com a TV Brasil tornaria esse pequeno gasto menos necessário, visto que a TV Brasil já paga pela retransmissão de parte do conteúdo da TV Cultura.
Não há o que explique a decisão de Yeda, quem se mostra pequenininha como governadora. A TV Educativa de MG aceitou a parceria com a TV Brasil.
A notícia é da Folha de São Paulo, e repercutiu no Diário Gauche, Portal Imprensa e Pimenta com Limão. Alguém encontrou a notícia em algum jornal local?
Imagem via Blog do Kayser.
Uma Crônica Deliciosa: "A Máquina da Canabrava".
Futucando alguns velhos CDs onde fiz os backups dos arquivos que estavam em meu antigo computador, encontrei uma crônica deliciosa do Mário Prata, publicada em 2003, no "Estadão". Além de narrar o espanto de duas crianças diante de um estranho objeto que elas nunca tinham visto e que tentam descrever, uma velha máquina de escrever, o texto faz carinhosas referências à Alice Piffer Canabrava, professora emérita da USP e uma das grandes historiadoras brasileiras do século XX. Falecida em 2003, D. Alice foi a autora de um maiores clássicos da historiografia sobre o Brasil Colonial, "O Comércio Português no Rio da Prata (1580-1640)" (originariamente a sua tese de doutoramento, em 1942), cuja edição mais recente foi publicada pela Editora Itatiaia, na Coleção Brasiliana. Mas vamos à crônica de Mário Prata!
A máquina da Canabrava
No primeiro dia de aula, a professora de História da Economia, na velha USP da Rua Doutor Vilanova, Alice Canabrava, escreveu no quadro negro o nome de um livro sobre o mercantilismo e disse, seriíssima:
- Na próxima aula (dali a uma semana), prova sobre o livro.
Era o estilo dela, que eu já havia enfrentado no exame oral (é, tinha oral) do vestibular para economia em 1967. Me lembro que ela me perguntou qual era a diferença entre uma nau e uma caravela. Na época, eu sabia.
A máquina da Canabrava
No primeiro dia de aula, a professora de História da Economia, na velha USP da Rua Doutor Vilanova, Alice Canabrava, escreveu no quadro negro o nome de um livro sobre o mercantilismo e disse, seriíssima:
- Na próxima aula (dali a uma semana), prova sobre o livro.
Era o estilo dela, que eu já havia enfrentado no exame oral (é, tinha oral) do vestibular para economia em 1967. Me lembro que ela me perguntou qual era a diferença entre uma nau e uma caravela. Na época, eu sabia.
Mas o mundo é pequeno e trinta anos depois vim a descobrir que a Canabrava era tia da minha amiga escritora-arquiteta Lúcia Carvalho, aquela mesma que já andou por aqui falando de privadas e congêneres. Era tia. Morreu há um mês, já velhinha, aposentada e lúcida. Deixou sua casa - com tudo que tinha lá dentro, incluindo uma genial biblioteca - para a Lúcia.
E a Lúcia acaba de me mandar um e-mail que eu transcrevo na íntegra, sobre uma velha máquina da catedrática tia. Vamos lá.
"Ouve só. A gente esvaziando a casa da tia neste carnaval. Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro. Aquela confusão, quando ouço dois dos meus filhos me chamarem.
- Mãe!
- Faaala.
- A gente achou uma coisa incrível. Se ninguém quiser, pode ficar para a gente? Hein?
- Depende. Que é?
Os dois falavam juntos, animadíssimos.
- Ééé... uma máquina, mãe.
- É só uma máquina meio velha.
- É, mas funciona, está ótima!
Minha filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor.
- Deixa que eu falo: é assim, é uma máquina, tipo um... teclado de computador, sabe só o teclado? Só o lugar que escreve?
- Sei.
- Então. Essa máquina tem assim, tipo... uma impressora, ligada nesse teclado, mas assim, ligada direto. Sem fio. Bem, a gente vai, digita, digita...
Ela ia se animando, os olhos brilhando.
- ... e a máquina imprime direto na folha de papel que a gente coloca ali mesmo! É muuuito legal! Direto, na mesma hora, eu juro!
Eu não sabia o que falar. Eu ju-ro que não sabia o que falar diante de uma explicação dessas, de menina de 12 anos, sobre uma máquina de escrever. Era isso mesmo?
- ... entendeu mãe?... zupt, a gente escreve e imprime, a gente até vê a impressão tipo na hora, e não precisa essa coisa chata de entrar no computador, ligar, esperar hóóóras, entrar no word, de escrever olhando na tela, mandar para a impressora, esse monte de máquina, de ter que ter até estabilizador, comprar cartucho caro, de nada, mãe! É muuuito legal, e nem precisa de colocar na tomada! Funciona sem energia e escreve direto na folha da impressora!
- Nossa, filha...
- ... só tem duas coisas: não dá para trocar a fonte nem aumentar a letra, mas não tem problema. Vem, que a gente vai te mostrar. Vem...
Eu parei e olhei, pasma, a máquina velha. Eles davam pulinhos de alegria.
- Mãe. Será que alguém da família vai querer? Hein? Ah, a gente vai ficar torcendo, torcendo para ninguém querer para a gente poder levar lá para casa, isso é o máximo! O máximo!
Bem, enquanto estou aqui, neste 'teclado', estou ouvindo o plec-plec da tal máquina, que, claro, ninguém da família quis, mas que aqui em casa já deu até briga, de tanto que já foi usada. Está no meio da sala de estar, em lugar nobre, rodeada de folhas e folhas de textos 'impressos na hora' por eles. Incrível, eles dizem, plec-plec-plec, muito legal, plec-plec-plec.
Eu e o Zé estamos até pensando em comprar outras, uma para cada filho. Mas, pensa bem se não é incrível mesmo para os dias de hoje: sai direto, do teclado para o papel, e sem tomada!
Céus. Que coisa. Um beijo grande, Lúcia."
É, Lúcia, a nossa querida Alice Canabrava, deve estar descansando em paz e rindo muito. E dê uns beijos nos filhos e agradeça a crônica pronta-pronta, plec-plec-plec, que eu ofereço aos meus leitores. E leitoras.
E a Lúcia acaba de me mandar um e-mail que eu transcrevo na íntegra, sobre uma velha máquina da catedrática tia. Vamos lá.
"Ouve só. A gente esvaziando a casa da tia neste carnaval. Móvel, roupa de cama, louça, quadro, livro. Aquela confusão, quando ouço dois dos meus filhos me chamarem.
- Mãe!
- Faaala.
- A gente achou uma coisa incrível. Se ninguém quiser, pode ficar para a gente? Hein?
- Depende. Que é?
Os dois falavam juntos, animadíssimos.
- Ééé... uma máquina, mãe.
- É só uma máquina meio velha.
- É, mas funciona, está ótima!
Minha filha interrompeu o irmão mais novo, dando uma explicação melhor.
- Deixa que eu falo: é assim, é uma máquina, tipo um... teclado de computador, sabe só o teclado? Só o lugar que escreve?
- Sei.
- Então. Essa máquina tem assim, tipo... uma impressora, ligada nesse teclado, mas assim, ligada direto. Sem fio. Bem, a gente vai, digita, digita...
Ela ia se animando, os olhos brilhando.
- ... e a máquina imprime direto na folha de papel que a gente coloca ali mesmo! É muuuito legal! Direto, na mesma hora, eu juro!
Eu não sabia o que falar. Eu ju-ro que não sabia o que falar diante de uma explicação dessas, de menina de 12 anos, sobre uma máquina de escrever. Era isso mesmo?
- ... entendeu mãe?... zupt, a gente escreve e imprime, a gente até vê a impressão tipo na hora, e não precisa essa coisa chata de entrar no computador, ligar, esperar hóóóras, entrar no word, de escrever olhando na tela, mandar para a impressora, esse monte de máquina, de ter que ter até estabilizador, comprar cartucho caro, de nada, mãe! É muuuito legal, e nem precisa de colocar na tomada! Funciona sem energia e escreve direto na folha da impressora!
- Nossa, filha...
- ... só tem duas coisas: não dá para trocar a fonte nem aumentar a letra, mas não tem problema. Vem, que a gente vai te mostrar. Vem...
Eu parei e olhei, pasma, a máquina velha. Eles davam pulinhos de alegria.
- Mãe. Será que alguém da família vai querer? Hein? Ah, a gente vai ficar torcendo, torcendo para ninguém querer para a gente poder levar lá para casa, isso é o máximo! O máximo!
Bem, enquanto estou aqui, neste 'teclado', estou ouvindo o plec-plec da tal máquina, que, claro, ninguém da família quis, mas que aqui em casa já deu até briga, de tanto que já foi usada. Está no meio da sala de estar, em lugar nobre, rodeada de folhas e folhas de textos 'impressos na hora' por eles. Incrível, eles dizem, plec-plec-plec, muito legal, plec-plec-plec.
Eu e o Zé estamos até pensando em comprar outras, uma para cada filho. Mas, pensa bem se não é incrível mesmo para os dias de hoje: sai direto, do teclado para o papel, e sem tomada!
Céus. Que coisa. Um beijo grande, Lúcia."
É, Lúcia, a nossa querida Alice Canabrava, deve estar descansando em paz e rindo muito. E dê uns beijos nos filhos e agradeça a crônica pronta-pronta, plec-plec-plec, que eu ofereço aos meus leitores. E leitoras.
Com as devidas inspeções, a ponte estaria de pé
De acordo com o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), Luiz Alcides Capoani, a ponte sobre o rio Jacuí no Km 191 da RSC-287 não teria caído, "caso inspeções fossem feitas regularmente na ponte sobre o Rio Jacuí".
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Ou seja, a ponte que vai custar R$ 10 milhões para ser reconstruída estaria de pé, caso o governo estadual tivesse feito os devidos esforços para conservá-la.
Levando em conta o que diz o presidente do CREA, é preciso dizer com clareza: a ponte não caiu por causa da chuva. A ponte caiu por negligência das autoridades responsáveis pela sua manutenção, visto que as devidas inspeções não foram realizadas. Com essas inspeções a ponte estaria de pé. O presidente do CREA indica que o problema não está no projeto da ponte, mas sim no seu cuidado.
As autoridades estaduais têm feito os devidos esforços para manter a RSC-287 em dia? A confiar no presidente do CREA, certamente não. Além disso, Alberto Porem Jr. fez uma pesquisa para o blog do Nassif, mostrando que em 2009 a recuperação da estrada foi paralizada, e também substituída por operação tapa-buracos. Em 11 de novembro passado ainda não havia data anunciada para o início da recuperação definitiva.
Ante esse quadro, tudo indica (1) que o governo estadual tem responsabilidade a ser investigada nesse caso, e (2) que é de mau gosto falar que Yeda se mobilizou na hora, visto que uma autoridade como o presidente do CREA indica que providências passadas teriam evitado a tragédia.
Além disso, é importante (3) fazer um levantamento do que mais não estaria sendo devidamente cuidado pelo governo estadual, pois isso evitaria mais mortes e sofrimentos. No momento há cinco desaparecidos pela queda da ponte na manhã de hoje.
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