Definitivamente, Tasso não está na campanha de Marcos Cals (já o viu?), isso não quer dizer que nos bastidores o “coroné” não esteja agindo pesado para viabilizar uma candidatura “descolada” de sua rejeição na capital e com algum potencial de retirar os candidatos dos seus desafetos – Luizianne e Cid – da disputa, ou alguém acha que ele esqueceu 2 010 e tá preocupado apenas com os netos e a ampliação do Iguatemi? Pois bem, é aqui que entra o antes “agressivo paladino da justiça e da moralidade” e hoje “mansinho” HEITOR FÉRRER, É NELE QUE TASSO APOSTA TODAS AS SUAS FICHAS, um segundo turno entre Heitor e Moroni é o melhor dos mundos para o galeguim, fica “tudo dominado”, só lembrando: 1. quem contrabandeou Moroni para o Ceará foi Tasso, que o fez Secretário de Segurança e depois seu vice-governador; 2. o empresário Alexandre Pereira, vice de Heitor, era o vice de Moroni na última eleição e; 3. Em 2010, Heitor arrecadou pouco mais de R$ 120 mil, hoje, estima gastar R$ 7 milhões, por “coincidência”, parte de sua estrutura de campanha – publicitários, assessoria jurídica, etc. - trabalhava até dezembro para o PSDB de Tasso. De onde virá o dinheiro? Isso tudo sem falar em Patrícia Saboya, companheira de partido de Heitor e aliada para todas as horas de Tasso. Só para ilustrar, há dois anos, o CORONEL ADAUTO BEZERRA contou ao jornalista Demitri Túlio que foi procurado por Heitor Férrer. “Veio um deputado aqui, tive pena dele.” E continua: “Esse rapaz chegou aqui com um pacotinho de santinhos na mão. Um por um entregando. -Mas Heitor, o que é isso? -Minha campanha é essa, não tenho dinheiro, não tenho nada. Tudo que consegui até agora foram R$ 12 mil. Aí fui e dei uma ajuda pra ele. Esse menino pulou (levanta as mãos), ‘coronel, o senhor me salvou’.” Parece que um “coronel” o salvou novamente, já que hoje, dinheiro parece não ser um problema.
A obsessão do jornalismo partidário
Desde que o Ibope Inteligência começou a fazer levantamentos sobre o Índice de Confiança Social (ICS), em 2009, a mídia (meios de comunicação) foi a instituição brasileira que apresentou maior queda em sua credibilidade, atrás apenas do sistema público de saúde e das escolas públicas: de 71 pontos em 2009, chegou a 67 em 2010 e atingiu 55 pontos em 2011, vale dizer, 16 pontos a menos (ver aqui).
A queda acentuada de credibilidade da grande mídia não é um fenômeno que ocorre somente no Brasil. O respeitado Pew Research Center for the People and the Pressdivulgou recentemente resultado de levantamento sobre a credibilidade dos treze principais grupos de mídia nos Estados Unidos: nove registraram queda importante. A média positiva, que em 2010 era de 62%, caiu para 56%. Registre-se que em 2002 o índice era de 71%, isto é, 15 pontos percentuais acima (ver aquie, neste Observatório, “Credibilidade jornalística diminuiu, revela pesquisa“).
No Brasil, as razões para a acentuada queda de credibilidade da grande mídia são várias e já tive a oportunidade de tratar da questão em outras ocasiões (ver “Pontos dos Princípios reforçam dúvidas“ e “Ética e credibilidade de uma profissão“). Entre essas razões certamente está a inconteste e fartamente documentada partidarização que passou a caracterizar o “jornalismo político” que tem sido praticado nos últimos anos.
Retomo o assunto a propósito de um episódio certamente menor, mas emblemático.
Jornalismo ou oportunismo partidário
Alguns dos principais jornalões brasileiros estamparam em sua primeira página, na sexta-feira (31/8), a fotografia da presidente Dilma Rousseff lendo a resposta de duas de suas ministras a bilhete que ela mesma lhes mandou em solenidade no Palácio do Planalto, ocorrida na véspera. A foto saiu com grande destaque nas capas de O Globo,O Estado de S.Paulo,Estado de Minas eCorreio Braziliense.
As matérias e colunas relativas à foto, em sua maioria, comentavam o desencontro entre a posição da presidente e o acordo que teria sido sacramentado entre as ministras de Relações Institucionais e do Meio Ambiente e parlamentares visando a aprovação de medida provisória relativa ao polêmico Código Florestal.
Algumas dessas matérias chamaram a atenção para o uso de bilhetes entre a presidente e suas ministras, prática que já foi utilizada no passado pelos ex-presidentes Getúlio Vargas e Jânio Quadros.
O Correio Braziliense, todavia, escolheu aproveitar a ocasião para atacar o ex-presidente Lula. Na capa do jornal está escrito ao lado da foto da presidenta Dilma: “A presidente não apenas é contra a censura como, ao contrário do antecessor, lê jornais”.
Na página interna (5) que trata do assunto, um box assinado pelo editor de política com o título “Uma presidente que lê jornais” diz:
“O mais importante no bilhete é que Dilma reconhece a importância dos jornais impressos, ao contrário do que já afirmaram outros presidentes, incluindo aí o petista Luiz Inácio Lula da Silva. É preciso comemorar a leitura de Dilma”.
Um pouco à frente, prossegue o editor:
“É bom saber que temos no maior posto de comando do país alguém que utiliza informações produzidas pelos jornais impressos para cobrar resultados dos auxiliares. Um ponto a mais para a presidente.”
O alvo é o ex-presidente
No momento em que o STF realiza o julgamento da Ação Penal nº 470 sob intensa artilharia da grande mídia que tem ignorado deliberadamente a presunção constitucional de inocência desde que estourou o escândalo no primeiro governo Lula [cf. Venício A. de Lima, Mídia: Crise Política e Poder no Brasil, Editora Perseu Abramo; 2006], a utilização do episódio do bilhete para atacar o ex-presidente, inclusive insinuando – irresponsavelmente – que ele seria a favor da censura, expressa o grau de partidarização a que chegou o jornalismo político praticado pela grande mídia.
O Brasil talvez seja hoje o único país do mundo onde a oposição sistemática da grande mídia se dirige não à presidente em exercício, mas a um ex-presidente da República. E para isso, além de promover a atual presidente – que o ex-presidente fez eleger – também dela se utiliza para perpetrar os ataques.
Não é sem razão que despenca a credibilidade da grande mídia.
***
[Venício A. de Lima é jornalista, professor aposentado da UnB e autor de, entre outros livros, de Política de Comunicações: um balanço dos Governos Lula (2003-2010), Editora Publisher Brasil, 2012]
Barco com 45 pessoas vira no Rio Negro
Não há relatos de desaparecidos
Uma embarcação com 45 pessoas a bordo - sendo, pelo menos, 39 turistas, entre brasileiros e estrangeiros - virou na tarde desta sexta-feira no Rio Negro, informou o Corpo de Bombeiros do Amazonas.
Segundo o tenente Júlio Leite, da Capitania dos Portos, que acompanhou as operações de busca e salvamento, o barco havia deixado o hotel Ariaú Amazon Towers, o maior complexo hoteleiro da Amazônia, distante 40 km de Manaus, quando tombou por volta das 16h horário local (17h horário de Brasília) na praia da Lua, localidade próxima à capital amazonense.
No momento, chovia forte com intensas rajadas de vento.
Na embarcação, havia 39 turistas, além de cinco tripulantes.
Equipes dos bombeiros, com lanchas e helicópteros, auxiliados por paramédicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela Marinha, participaram das operações de busca e salvamento.
Resgatadas, as vítimas foram levadas ao píer do Tropical Hotel, no bairro de Ponta Negra, zona oeste de Manaus, e à Marinha do Davi, onde receberam os primeiros socorros.
Fonte: O Estadão e Politica com pimenta malagueta.
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