Futebol e audiência

Ver TV* debate o poder mágico do futebol sobre a audiência

O sociólogo francês Pierre Bourdieu comparava a televisão ao mágico. Para o pesquisador, ambos chamam a atenção do público para o supérfluo, escondendo o essencial. A mão do mágico, que abana o lenço sobre a cartola, atrai todos os olhares. Enquanto isso, as moedas ou a pomba são sutilmente retiradas da outra manga. O futebol na Copa do Mundo não seria o lenço que distrai a audiência? Por que outros temas, importantes para a sociedade, não ocupam os mesmos espaços dedicados ao futebol? São algumas perguntas debatidas pelos convidados do programa: o historiador e pesquisador Leonardo Pereira; o ex-jogador de futebol da seleção brasileira de 1982 e 1986 Sócrates Brasileiro; e o comentarista esportivo José Cruz. Apresentação: Laurindo Leal Filho.


[Reprodução autorizada mediante citação da TV Câmara.]


Primeira Parte


Segunda Parte


Final

*Programa semanal que discute as funções, a programação, os avanços tecnológicos e as questões éticas de uma TV de qualidade, comprometida com a cidadania. TV Câmara, Quarta, às 21h30.
Clique para ver...

Futebol e álcool


Há anos, bares e restaurantes preparam seus ambientes para receber, em maioria de gênero, torcedores de futebol. Nesta terça-feira, dia 15/06, não será diferente, uma vez que joga a seleção brasileira.

Abaixo, dois artigos, pescados da página do Instituto Humanitas da Unisinos, sobre o tema. Resolvemos abrodá-lo, após assistirmos, chocadas, a propaganda de uma cerveja em que um dos atletas é o garoto propaganda. Se refrigerante ser patrocinador de esportes já é emblemático, em virtude do açúcar e outras porcarias existentes em sua composição, bebida alcóolica, associada ao esporte, é um absurdo!

----------------------------------------

Seleção brasileira ‘vendendo’ cerveja: Copa, copo ou caneco do mundo?


"Esperamos que as manifestações de protesto contra o uso da imagem da seleção brasileira de futebol e contra este patriotismo e ufanismo infantil e atrasado se ampliem, e que o povo brasileiro não aceite ser feito de consumidor alienado de qualquer bebida alcoólica a serviço do lucro corporativo", escreve José Eustáquio Diniz Alves, doutor em demografia e professor titular do mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais da Escola Nacional de Ciências Estatísticas – ENCE/IBGE, em artigo publicado por EcoDebate, 14-06-2010.

Eis o artigo.

----------------------------------------

Guerreiros, álcool e adolescentes


"O uso comercial de nossa seleção por uma marca de cerveja é forma sofisticada de estimular a dependência do álcool desde a juventude", escreve Ilana Pinsky, professora do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), é vice-presidente da Associação de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 14-06-2010.

Eis o artigo.

Imagem: Google.
Clique para ver...

Megan Fox, Buñuel


Na foto de cima, a atriz Megan Fox em um ensaio fotográfico para a revista Interview. Na foto de baixo, cena do filme Ensaio de um crime, do cineasta surrealista Luis Buñuel.

Nos dois casos, a situação perturbadora do erotismo envolvendo uma mulher e uma boneca dela mesma.
Clique para ver...

A Turquia será a nova superpotência?

Esta pergunta foi colocada pela revista Salon, a partir das seguintes evidências:
  • a economia da Turquia cresce bastante
  • o poderio militar da Turquia é grande
  • a influência da Turquia no Oriente Médio é ampla
A Turquia será a nova superpotência? Talvez sim, talvez não. Mas, uma coisa é certa: a Turquia é importante no cenário internacional, e sua importância só aumentará. O que nos faz, mais uma vez, aplaudir a diplomacia brasileira, por colocar nosso país ao lado dos que estarão no centro do tabuleiro geopolítico nas próximas décadas.
Clique para ver...

A "boa educação" segundo Quino.

Clique para ver...
 
Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...