Coisas que eu aprendi nesta campanha eleitoral - 2



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Drops Pós-Eleitorais.

Hoje está acontecendo o segundo turno das eleições para Alcaide da mui leal e heróica Cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro. Como escrevo antes do término da votação, ainda não sei quem será o ungido para nos guiar nos próximos quatro anos: se o ex-esquerdista com discurso neoudenista e de viés tucano ou se o ex-tucano com discurso neolulista. De qualquer forma, neste apagar das luzes, gostaria de deixar o registro de algumas situações por mim vividas ou testemunhadas ao longo da campanha eleitoral:

1- Foi de impressionar o fundamentalismo verde que tomou conta de parte dos cariocas nas últimas semanas, contaminando, inclusive, boa parte do meu círculo de relações. Do jeito que os ânimos estavam exaltados, só faltou eu ser agredido fisicamente ao manifestar em público a minha posição crítica em relação à candidatura de Fernando Gabeira. Se no início da conversa a reação era de espanto – “Como alguém com sua formação intelectual e sua trajetória política pode não apoiar o Gabeira? -, em um segundo momento, partia-se para o campo da agressão verbal e, geralmente, o diálogo terminava de maneira abrupta. O mais engraçado é que aqueles que ainda aceitavam escutar os meus argumentos até o fim, na maioria das vezes, não conseguiam se contrapor a eles e encerravam a discussão com afirmações do gênero: “Eu voto nele, porque é o candidato do sonho”, “Minha intuição me diz que Gabeira é o melhor candidato”, “Tenho certeza que a Cidade vai amanhecer mais feliz na segunda-feira, caso ele ganhe”. Com isto, não havia jeito: quando o debate sai do campo da lógica e da racionalidade e resvala para questões metafísicas, fica impossível discutir qualquer coisa de forma séria. Então, só me restava tirar o time de campo...

2- Desde antes do primeiro turno, circula uma estória de que o Gabeira, ao participar de um ato de campanha (ou debate, depende da versão) teria sido chamado de viado e que, então, teria reagido dizendo que, mesmo que ele fosse, isto não era importante, pois não “iria governar com o cu” (os detalhes da estória variam de acordo com cada relato). Diversas pessoas vieram contar-me este episódio (também o recebi por e-mail) e algumas delas, inclusive, afirmaram ter estado presente na ocasião. O problema é que segundo uma das versões isto aconteceu na UFRJ; segundo outra, na UERJ; de acordo com uma terceira, durante uma caminhada na orla; em uma quarta versão, isto ocorreu em uma panfletagem no Centro e por aí vai. Na verdade, este boato não passa de uma daquelas lendas urbanas que surgem não se sabe de onde. Em 1986, quando Gabeira foi candidato a governador pela coligação PT-PV (campanha da qual participei ativamente, como membro da coordenação estudantil da mesma), tal estória já rolava, só que, naquele momento, os apoiadores das outras candidaturas (Darcy Ribeiro e Moreira Franco) a contavam de forma irônica e pejorativa, associando-a uma suposta homossexualidade de Gabeira e, como resultado disto, ao seu “despreparo” para assumir um cargo tão importante. Hoje, tal relato foi resgatado pelos eleitores do candidato do PV, em um sentido diametralmente oposto: ele mostraria o raciocínio rápido e a inteligência de Gabeira e, portanto, a sua capacidade para se tornar o novo prefeito do Rio de Janeiro. Assim, não pude deixar de lembrar-me das reflexões de Marc Bloch sobre as “notícias falsas”, feitas a partir da sua experiência como militar no front durante a Primeira Guerra Mundial, ao perceber como os boatos mais absurdos eram difundidos nos campos de batalha e como os soldados estavam predispostos a acreditar neles. Tais reflexões culminaram na escrita de uma das obras-primas da historiografia do século XX, “Os Reis Taumaturgos”, onde ele analisa a crença no milagre régio da cura das escrófulas, durante a Idade Média. Neste livro, Bloch expõe a idéia de que mais importante do que discutir a veracidade do milagre em si, é procurar entender a mentalidade coletiva que gerou esta crença. De certa forma, ao encarnar as aspirações de determinados setores da sociedade carioca e ao trabalhar de forma extremamente hábil alguns momentos de sua trajetória política e pessoal, Gabeira conseguiu criar em torno de si uma certa aura mítica. O problema é que uma sociedade – ou setores dela - que precisa desesperadamente de mitos, geralmente, traz em si um grande déficit de realidade concreta, como bem diria o Boaventura de Souza Santos.

Agora, ao fim do processo eleitoral, só desejo que as patrulhas verdes - independentemente do resultado das eleições - esqueçam-se de mim a partir de amanhã e que algumas relações não tenham ficado estremecidas devido à tensão pré-eleitoral. Afinal, o que posso fazer se meu coração é vermelho?
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Mensagem à população de Belo Horizonte

Patrus Ananias, publicado no site do PT em 24/10/2008
Pessoas amigas têm me procurado direta ou indiretamente através da rede da Internet perguntando qual candidato apoio na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte.Como declarei em várias oportunidades não apóio nenhum candidato nestas eleições.

Durante o processo eleitoral no primeiro turno, tornei públicas as razões da minha posição. Não obstante meu desejo e empenho em participar e contribuir para consolidar e ampliar as grandes conquistas que a população belorizontina, especialmente os pobres e trabalhadores, teve nos últimos 16 anos, fui literalmente alijado do processo juntamente com outros companheiros (as) do PT, das esquerdas, das forças democrático-populares, dos movimentos sociais, da base de apoio do governo Lula. Poderia ter sido perfeitamente possível, se houvesse vontade política, construir uma candidatura que unificasse todas essas forças, com amplas possibilidades de vitória. Prevaleceu, infelizmente, uma concepção centralizadora, autoritária de alianças:sem qualquer fundamentação programática e de compromissos sociais. Dispensou-se a militância e apostou-se numa campanha baseada inteiramente no marketing. O Partido dos Trabalhadores desapareceu no processo eleitoral de Belo Horizonte.
Muitos conhecem minha história com Belo Horizonte, cidade onde fui vereador e prefeito e que me confiou mais de 300 mil dos 520.045 votos que tive quando fui candidato a deputado federal em 2002. Há quase cinco anos à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, meu compromisso com os mais de 66 milhões de pessoas pobres no Brasil não interrompe a minha relação com Belo Horizonte e Minas Gerais, apenas a repõe em outra dimensão.
Atendendo solicitação da direção nacional do PT e de integrantes do diretório estadual, dediquei-me às campanhas do PT, onde o partido pôde hastear as suas bandeiras, em várias cidades do Brasil, em especial às de Minas Gerais. Por sete finais de semana seguidos e algumas noites pude visitar 47 cidades mineiras e outras 15 em diferentes Estados do Brasil. É de alegrar o coração ver como o nosso povo, sobretudo os mais pobres, possui uma enorme identidade com as nossas causas, as causas do PT e das forças democrático-populares. É um contato revigorante que nos restaura o sentido primeiro de nossa militância: construir a paz no desenvolvimento integral das pessoas e das potencialidades da nossa gente. Ainda esta semana estarei em Juiz de Fora, Petrópolis e Contagem, levando meu apoio às companheiras e companheiros que disputam o segundo turno.
Votarei no próximo domingo, considerando atentamente e até o último momento as propostas e o comportamento de cada candidato. Não tornarei público o meu voto porque isso só faz sentido quando é pública a nossa adesão a uma candidatura. E a adesão plena só se dá no compartilhamento das idéias, dos sonhos e dos projetos em campanhas que nos mobilizam no mais fundo do coração e dos sentimentos.Infelizmente não é o caso de Belo Horizonte.
Belo Horizonte, 21 de outubro de 2008
Afetuosamente,
Patrus Ananias
Comentário do blogueiro:
Patrus Ananias é um dos raros políticos que a gente vota com prazer, aquele orgulho da simples manifestação de voto. Se estivesse em Belo Horizonte para votar amanhã, faria isso com tristeza. Deveria fazer um esforço enorme para decidir em quem votar (frise-se, não é tarefa fácil dada à conjuntura eleitoral da cidade). Em geral, não considero a opção de anular o voto, mesmo quando as candidaturas colocadas não sejam do meu agrado.

A tal convergência do governador Aécio Neves representa aquele antigo sonho da direita de eliminar a política. Não é uma convergência em torno de idéias, projetos, mas de interesses de agrupamentos políticos. Alguém (ou milhões de pessoas) não será convidado para a festa, aquele momento de repartir o bolo. Nesse sentido, a grande maioria ficará de fora, simplesmente alijada do processo político. De certa maneira, foi o que aconteceu em Belo Horizonte. As forças políticas democráticas populares que elegeram Patrus foram convidadas para ficar de fora do novo jogo de interesses que permeia a política mineira.

É isso que dá quando a política perde o sentido e as pessoas passam a simplesmente valorizar a idéia vaga de “gestão”. Esta devia ser um instrumento para operacionalizar com eficiência as escolhas políticas, mas jamais um fim em mesmo. Perde-se o referencial, e as escolhas políticas passam a importar cada vez menos. Não importa se investe em transporte público ou viadutos. Mas é claro que importa, ou será que não podemos mais dizer aos burocratas de plantão qual a cidade que queremos.
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A cidade e seu futuro



O prefeito de São Paulo a ser eleito em 2008 estará chamado, como o foram todos os seus antecessores, a governar uma cidade que é um enigma a ser decifrado e uma potência a ser controlada. Se desejar inscrever seu nome na história, terá de ir além de rotinas e procedimentos-padrão, ser mais que administrador, coordenar mais que comandar.

Trata-se de algo universal. Estima-se que mais de 50% da população mundial vivam em cidades. Elas crescem por toda parte, transbordam seus centros e espalham-se pelas periferias, desafiadoras. Impõem-se como arranjos implacáveis, que “civilizam” sem piedade, redefinem perfis e padrões, sufocam outros modos de ser. Todas as grandes decisões políticas e culturais são tomadas em cidades e estão nelas os principais núcleos geradores de vida moderna.

Vivemos sempre mais em cidades, mas elas são cada vez menos polis. Continuam a nos seduzir, mas não mais nos concedem um estilo de vida desejável. As cidades do nosso tempo estão se convertendo em amontoados de pessoas e não conseguem fornecer, a seus moradores, condições de usufruir as vantagens da aglomeração: o encontro, a diversidade, o aprendizado da diferença e do respeito pelo outro, a luta coletiva. Em muitos momentos, assemelham-se a praças de guerra, teatro de batalhas inglórias, de um corpo-a-corpo travado com armas que vão da faca e do revólver à agressão verbal, à chantagem emocional, à ausência de cortesia e delicadeza, à indiferença. Massas de excluídos, sem-teto e desempregados perambulam quase a esmo, em meio a “incluídos” fechados em si e carentes de uma idéia de futuro. São Paulo não é exceção.

São assombrosas as dificuldades para que se reformem as cidades. A política só se ocupa delas como objeto de gestão, não de convívio, mais como espaço de mercados e automóveis que de pessoas. O planejamento urbano já não dispõe de força persuasiva e legitimidade. Está sendo subvertido pela dinâmica do capitalismo global e boicotado pelos mercados. Os interesses digladiam sem projetos e consensos. As cidades parecem à deriva, como se não conseguissem ser alcançadas pela razão política democrática e republicana. Tornam-se alvo fácil da razão técnica exacerbada, de administradores focados em controle e na construção compulsiva de obras e factóides.

É verdade que novas modalidades de gestão despontam no horizonte, anunciando articulações de novo tipo entre técnica e política, decisão e participação, gestão e cidadania. É verdade, também, que a rotatividade política propicia a chegada de novas pessoas e idéias ao governo das cidades. Os próprios moradores movimentam-se sempre, ativando a reinvenção urbana. E as tecnologias da informação ajudam a impulsionar redes de comunicação e cooperação que se colam às utopias em gestação.

Não é suficiente.

Como tornar sustentáveis nossas cidades e impedir que suas toxinas prejudiquem seus habitantes? Que fazer para livrá-las da racionalidade instrumental do poder e da técnica e abri-las à sensibilidade política, ao prazer estético, ao calor humano da democracia? Neste mundo de mercados escancarados, interessa pouco a cidade competitiva e funcional, produtivista e repressiva. Para vivermos e convivermos com dignidade, precisamos de cidades agradáveis, capazes de expressar seus encantos, proteger e promover seus habitantes. Cidades seguras: não a cidade policiada, que veta a vida noturna ou o andar distraído, mas a cidade aberta, dialógica, de todos e para todos, que se auto-organiza.

São Paulo cresceu desordenadamente, com pressa errática. Foi sendo arrumada meio ao acaso, “planejada” a partir de óticas imperfeitas. Tornou-se uma cidade de bairros inventados, de avenidas para automóveis, de poucas praças, em que as antigas edificações são destruídas como coisas velhas, descaracterizadas ou largadas à especulação. Uma cidade de máquinas e negócios, mais que de pessoas, onde se circula e se caminha com dificuldade, respirando mal e sem tempo de olhar a paisagem ou os outros.

Mas é absurdo combater as cidades, desprezá-las ou fugir delas. São Paulo nos perturba e incomoda, mas também nos fornece condições para imaginar formas superiores de convivência e luta pela vida. Não deveríamos temê-la e sim aproveitá-la melhor. É insensato cogitar do recuo a comunidades ideais que negariam os males da modernização e realizariam o desejo de que se estabelecessem relações pessoais intensas, repletas de solidariedade, paz e harmonia.

A idéia de uma cidade sem problemas, conflitos e ruído social é uma ficção descolada da vida contemporânea. Paralisa, em vez de libertar. Cidades não são arranjos abstratos. Nascem do dia-a-dia coletivo, da história e da cultura enraizada, da surpresa e do inesperado, não do planejamento rígido, desejoso de substituir a face naturalmente tensa da cidade por uma harmonia de prancheta. Seu melhor motor é a democracia participativa organizada, impregnada de vida pública e diferenciação.

Quando olhamos São Paulo com atenção, descobrimos que por sob a feiúra se ocultam muitas belezas, por sob o caos há ordem, por sob a desorientação geral pulsam projetos de destino. Quando vamos além das aparências, vemos uma cidade de pessoas que constroem variadas formas de convivência e cultura, que lutam por uma vida melhor e querem governos melhores, capazes de escutá-las.

São Paulo é apenas aquilo que precisamos redescobrir a cada dia: uma cidade de carne e osso, verde e cimento, máquinas e pessoas, ordem e caos. E é nela como construção coletiva, com suas virtudes e contradições, que devemos pensar para agir. Se descobrirmos como politizá-la, organizá-la democraticamente, enchê-la de cidadania e cultura, se soubermos em suma urbanizá-la de modo pleno, teremos o futuro.

Que os eleitores e o próximo prefeito, ou prefeita, procurem assimilar essas expectativas. [Publicado em O Estado de S. Paulo, 25/10/2008, p. A2]

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Votar ou anular o voto em Beagá?

É triste o final da encenação eleitoral que está acontecendo em Belo Horizonte. O "projeto aliança por BH" - ou melhor, aliança para os projetos políticos de Pimentel e Aécio - foi reprovado pela população. O problema é que as opções que restaram nesse segundo turno são para dar dor no estômago. De um lado um aventureiro cheio de chavões, mas sem nenhum conteúdo, de outro lado, um candidato-laranja que não conhece a cidade, e que representa a despartidarização da política - isto é, a política só serve para projetos pessoais (nesse caso, de Aécio e Pimentel).
O PT sai perdedor da lambança costurada pelo Pimentel, e isso independe do resultado de domingo. O partido já perdeu desde o início quando o prefeito abandonou os aliados (como o PC do B) e deixou de fora justamente os melhores do partido - Patrus, Dulci, só para citar alguns. É assim mesmo: impossível sair algo bom vindo de Virgílio Guimarães. Nem aqui vou relembrar suas atitudes desastrosas para o PT.

Como Belo Horizonte é uma cidade que está no meu coração, como o Atlético Mineiro, sinto-me obrigado a expor minha contrariedade com que houve nessa eleição municipal. Bem que não estarei mais na cidade para ter que decidir entre votar e anular meu voto. Mas meus amigos do Blog Pedreira na Vidraça fizeram um quadro com os motivos para anular o voto. Mesmo que sua decisão seja escolher um dos candidatos no domingo, o Quadro Comparativo (clique no quadro para ampliar a visualização) ao lado fala por si só. Como se vê, a que ponto chegou a eleição em Beagá.
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