III - Por que o Rio Grande do Sul é assim



A revolução burguesa no Rio Grande do Sul

Investigar sobre a existência de uma revolução burguesa no limite meridional do Brasil implica em verificar dois fatores preponderantes: 1) a ação de atores das grandes transformações que estejam por trás da desagregação do regime escravocrata-senhorial; 2) a formação de uma sociedade de classes.

Como afirma Florestan Fernandes, no Brasil “a Revolução Burguesa não constitui um episódio histórico”, foi um desdobramento longo de pequenas e continuadas “rupturas com o imobilismo da ordem tradicionalista e a gradual chegada da modernização como processo social”.

Entretanto, como já vimos antes, no Rio Grande do Sul aconteceu o episódio histórico, onde preponderou o “espírito revolucionário” de que falava Joaquim Nabuco. Mas para que fosse possível esse momento histórico, que aqui se desdobrou preferencialmente de 1891 (com a Constituição castilhista) a 1895 (com a paz de Pelotas), houve o processo de uma longa e complexa base psicocultural, política e evidentemente econômica, já que o Estado sulino apresentava singularidades em relação à tradicional produção da monocultura de exportação praticada no resto do País.

[Aqui um breve parêntese elucidativo, para quem não leu os dois post anteriores desta pequena série: estamos investigando os motivos que levam a burguesia guasca a renunciar a sua própria revolução social, onde foi francamente vitoriosa, para apegar-se ao passado farroupilha que, embora heróico, foi uma sucessão de fracassos. Por que as fanfarras do Tradicionalismo organizado – e ideologizado – não cantam a vitória modernizante de 1893, preferindo lembrar as derrotas sucessivas de 1835-1845?]

Aqui não tivemos um sistema abortado ou interrompido de plantation, como sugerem equivocadamente os estudos do sociólogo Fernando Henrique Cardoso. Tivemos sim uma pluralidade de agentes econômicos (a pecuária exportadora, a charqueada, a pequena agricultura e a artesania das colônias de imigrantes não-ibéricos), ao contrário de São Paulo que foi vítima da monocultura extensiva de exportação, inibidora da divisão social do trabalho e do mercantilismo interno – bases necessárias de uma formação social dinâmica, burguesa, moderna e racional (Weber).

A guerra civil começa em 2 de fevereiro de 1893, quando o uruguaio Gumercindo Saraiva (gizado na foto) invade o Rio Grande com 400 rebeldes armados, em sinal de protesto pela reeleição de Julio de Castilhos à presidência do Estado, tendo sua posse ocorrido uma semana antes, em 25 de janeiro. Saraiva, um blanco uruguaio, representava mais do que os fazendeiros maragatos, representava sociologicamente uma reação armada do macro sistema baseado no latifúndio e na pecuária de exportação. Dava-se início ao embate sangrento entre o Rio Grande atávico e conservador e o Rio Grande modernizante e planificador. A guerra civil, também (mal) denominada de revolução Federalista, foi iniciativa cruenta, então, das forças oligárquicas reacionárias à Constituição estadual castilhista de 14 de julho de 1891. Os chimangos apenas reagiram fortemente à revolta armada maragata, e venceram.

A Constituição castilhista de 1891 foi um marco político da hegemonia republicano-chimanga no Estado. Representa uma ordem legal exemplar, que se poderia classificar com um tipo ideal weberiano – segundo os estudos de Luiz Roberto Targa.

Cristóvão Feil
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JR, o impertinente, estava no inferno e por lá ficou.




Marquezan e o aperto de mão com o que é pior do que encosto: Yeda Crusius.
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ONIX do EX-PFL.




Onix Lorenzoni (DEM) foi o que mais "cresceu", segundo ele próprio. Mudou a entonação de voz, mas seus cabelos continuaram os mesmos!

Pá e picareta para quebrar o solo e acompanhar a linha de descendência de sua candidatura. Junto levou o DEM para inferno.

Não adianta mudar o nome do partido se o inconfundível mau cheiro do PFL, segue entranhado na pele!
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Cirano Cisilotto vence em Garibáldi. Não perdi a viagem e nem o voto!


Cirano Cisilotto(PT) vence em Garibáldi. Terá uma árdua tarefa de desinfetar a prefeitura do jeito Cettolin de ser!!! O Prefeito Cetolin está atolado até o último fio de cabelo, com processos de toda ordem, no ministério público.

Lavar as escadarias da prefeitura com ácido muriático e alfazema, pode ser um bom início de governo!

Parabéns ao Cirano.
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Devaneios sobre os homens-placa


Dias passei por ruas a ver caras e números. Por dias vi que essas caras, de plástico, só existiam por haver outras, de carne. Umas, com mensagem clara: uma cara e um número. As outras, algo mais complexo, que poucos se deram ao trabalho de entender.

Por ter o privilégio da informação, sabia que postes foram poupados de cartazes nestas eleições. Sobraram para corpos, que tinham caras. Juízes legislam para caras de plástico. E postes.

Vendo, imaginei a cada dia que as caras de carne tinham também números, também histórias, pai, mãe, desejos, sonhos. Vi que parte destes sentimentos era de sono, apatia, melancolia. Mas, juro, vi até sorrisos. Até melhores do que os das caras de plástico, apesar do photoshop.

Refleti sobre economia. Quantas caras de carne valiam uma de plástico? Levando em conta o regulador mercado, aquele que existia antes da crise americana, certamente muitas. Vi que eram jovens as de carne, ganhavam seus primeiros trocados. As de plástico, até mais jovens, tinham mais valor agregado, e custos: marketing, fotógrafo, designer, gráfica, material, logística. As de carne, apenas um pai e uma mãe para produzir, um baixo custo, mas nada de valor. Uma relação muito desigual.

Tive pensamentos até mais complexos. Fantasiei que as de plástico tentavam dizer algo sobre um novo mundo, embora para isso só mostrassem uma cara, e um número. Sugeriam sobre um melhor momento para muitas caras, mas que fossem todas de plástico, é claro.

As outras não defendiam posição, pensei. Afinal, estão lá paradas, inertes, apenas existem pelo capricho do juiz, que poupou os postes de tal vexame. Não existem, são apenas corpos, com uma cara.

Idealizei contradições em luta: as de plástico defendendo sua importância. Afinal, movimentam a economia, pagam impostos, sustentam a saúde, os transportes, que as tais outras caras, de carne, usam e abusam. Daí seu valor. Por seu lado, as de carne diriam que também pagam impostos, eles estão embutidos em cada lata de leite, em cada bujão de gás, e que o preço por morarem longe é altíssimo, culpa das de plástico, que inventaram este modelo, cheio de carros com caras de plástico. Devaneio reducionista, eu sei.

Enlouqueci imaginando coisas. Uma revolução onde as caras de carne tomariam os cartazes, eliminariam as de plástico, reinventariam mensagens no espaço conquistado. Dizendo tudo de direito, cada um no seu quadrado.

Mas, caí na real. A verdade seria cruel. Os designers revolucionários impediriam tal movimento. Ali não caberiam tantas letras. Iriam sugerir poucas, mas belas, talvez apenas um número. E uma cara, sem dúvida, para ilustrar. Que usassem outros meios: TV, podcast, blog, banquinho, discurso no poste. Claro, neste caso se os juízes deixassem.
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