E o Araújo Vianna, hein? Mais uma promessa...a eleição tá chegando!

Posted on
  • terça-feira, 1 de maio de 2012
  • by
  • Editor
  • in
  • Situado em meio ao Parque Farroupilha, a Redenção, o Auditório Araújo Vianna já foi um dos principais locais de espetáculos culturais de Porto Alegre. Já foi palco de óperas, recebeu grandes nomes da música como João Gilberto, Hermeto Pascoal, João Bosco, Mutantes, Fito Paez , Raimundos, Ramones,Mercedes Sosa, entre tantos outros. Também foi palco das primeiras assembleias de trabalhadores após a ditadura militar e durante muitos anos abrigou reuniões de bancários e professores. Recebeu atividades das duas primeiras edições do Fórum Social Mundial. Um verdadeiro templo de cultura e cidadania para os portoalegrenses.

    O Araújo está fechado há nada mais nada menos do que sete anos. Desde 2005, quando o então prefeito José Fogaça prometeu reformá-lo e entregá-lo de volta à população no final da sua primeira gestão. Os anos iam passando e nada. O Araújo continuava ali, fechado e sem obras. Foi então que Fogaça, na contramão daqueles que defendem a cultura, resolveu conceder o auditório para a iniciativa privada, que deveria reformá-lo em troca da sua exploração. Isso foi em 2007 e a promessa da sua reeleição era de que o Araújo reabriria em 2009.
    Fogaça se reelegeu, 2009 chegou e o auditório não reabriu. Nenhuma obra havia sido feita, pois, obviamente, a empresa para a qual o templo de cultura portoalegrense tinha planos um pouco mais amplos. Queria também a permissão para a construção e exploração de estacionamento, numa típica tentativa de aumentar seus lucros. Pediu, levou. O músico-prefeito mais uma vez concedeu.
    Em 2010, o prefeito renunciou para concorrer e perder - no primeiro turno - a eleição para governador. José Fortunati, seu companheiro de chapa, conquistou o sonho de virar prefeito que havia sido obrigado a adiar anos atrás quando era filiado ao PT e vice-prefeito de Raul Pont. Portanto, conhecia bem a realidade do Araújo Vianna e a esperança era de que algo se movesse. Que nada, tudo ia continuando igual. Assim como sua administração. Como fiel escudeiro de Fogaça, do PMDB, o prefeito Fortunati, do PDT, apenas deu continuidade a uma administração desgastada pelos problemas criados nas áreas da cultura, da saúde, da limpeza urbana, entre outros. E o Araújo ali, fechado. Ano passado, o atual prefeito chegou a realizar nova promessa: Fortunati afirmou que o auditório seria reinaugurado no aniversário de Porto Alegre, em 26 de março de 2012. O dia chegou e de novo, nada.
    Agora, na véspera de um novo pleito eleitoral para prefeito de Porto Alegre e tendo Fortunati como candidato, vem mais uma promessa. A cobertura estará pronta em 30 dias - ou seja, em junho - e as reforma do interior do espaço será retomada. A nova previsão é de que reabra no início do segundo semestre de 2012. Será? Todos torcemos que sim. Mas aí vem mais uma pergunta: em julho não começa o processo eleitoral? Somente agora, na eleição, é que o Araújo Vianna vai reabrir? E as obras prometidas para o seu entorno? E o estacionamento subterrâneo, também ficará pronto ou foi abortado?
    Aguardemos a próxima promessa do governo Fogaça/Fortunati...
     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...