Estrada liga as operações de mineração da companhia no Estado do Pará ao terminal marítimo de Ponta da Madeira, no Maranhão
A licença emitida juntamente à autorização para supressão de vegetação permite o início das obras de expansão da capacidade da estrada de ferro para 230 milhões de toneladas métricas por ano. Segundo a Vale, esse aumento será importante para “proporcionar a extensão da infraestrutura de logística requerida para suportar o projeto Carajás Serra Sul S11D”, com capacidade estimada em 90 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
A empresa afirma que a licença abre caminho para obras que totalizam 786 km de extensão, com conclusão prevista para 2017, que incluem a duplicação de 559,7 km de ferrovia.
O projeto Ferro Carajás S11D envolve investimento de US$ 19,5 bilhões, sendo US$ 8,1 bilhões na mina de minério de ferro e unidade de processamento em três módulos. O total de US$ 11,4 bilhões serão aplicados na ampliação da infraestrutura de logística, ferrovia e terminal marítimo.
O início da produção de minério de ferro está previsto para o segundo semestre de 2016 e a operação à plena capacidade para o fim de 2017, de acordo com a Vale.
— A obtenção pela Vale neste ano de mais de 90 licenças ambientais está permitindo não só a continuidade de suas operações de mineração e logística no Brasil, mas sobretudo a viabilização de expressivo salto quantitativo e qualitativo em sua produção futura de minério de ferro, a custos operacionais inferiores aos atuais — afirmou a empresa em comunicado.
Fonte: O Globo