Quantos já não venceram eleição, usando a máquina administrativa, mas agora acredito que os tempos, hoje, são outros:
- No início a máquina era mais utilizada em muitos municípios, mas a cabeça do eleitor mudou. Ele vê quando o político tenta usar os recursos do município no período eleitoral. Mas mesmo sem reeleição sempre se soube do uso da máquina, no período eleitoral as coisas acontecem como uma partida de futebol decidindo o campeonato nos acrécimos. Hoje a fiscalização está mais rígida por parte da Justiça Eleitoral, que coíbe esse tipo de atuação, mas o que vale também é o julgamento do povo.
Uma questão que precisa ser lembrada é a Reforma Política, é uma unanimidade, infelizmente ela nunca é feita em sua totalidade, faz-se uma parte em um ano e no seguinte já é preciso discutir-se alguma coisa de novo. Agora mesmo, com a proposta do fim da reeleição, acredito que falta discussão para se chegar num consenso. Acaba ficando tudo nas mãos da classe política, que mesmo sendo eleita nem sempre atende aos anseios da população.
Isso ocorre normalmente em um país democrático como o nosso. Desde que se tenha um prazo como esse que prevê a mudança apenas para 2014. Essa mudança valorizaria o trabalho do vice-prefeito, pois esse teria a chance der tornar-se prefeito após os quatro anos de um bom mandatao . Apesar que a reeleição é boa para premiar um prefeito bom, e ruim para o povo, pois caso o prefeito não corresponder com o mesmo trabalho da gestão antereior, o povo tem que aguenta-lo mais 4 anos. É nesse momento que deve ficar atentos a classe que mais vai sofrer críticas , são os vereador da situação , pois não podem fiscalizar o executivo em questões politicas , e por isso são vistos pelo povo como inconpetentes, restando então ao povo buscar ajuda com a oposição no ministerio público, tribunal de contas do estado, tribunal de contas da união. Então pra que servem vereadoresm, só pra arrumar um cascalho e apadrinhar quem quer trabalhar. O bom vereador precisa ouvir constantemente as cobranças da população , levar ao prefeito as reivindicações do povo, ajudar o prefeito a administrar a cidade para todos . Quando o prefeito não é atuante os veredores precisam atuar e fazer um trabalho isento, isso não deixaria o povo dizer na cidade que o mandato do prefeito " J. Camargo " está ruim ou não faz nada.
Aqui, eu também pessoalmente,digo que o povo não julga só o prefeito, mas todos os vereadores. Mesmo que a atual gestão não passa por um bom momento , o trabalho precisa continuar , mas os vereadores devem saber que a população entende esta gestão como negativa, por exemplo. O povo na sua maioria gostaria de enxergar um prefeito realizador como aquele que faz asfalto, avanços na saúde, educação, transporte e segurança.
Senhores vereadores de Colombo
Cobrar é necessário, mas é preciso que todos façam a sua parte.
Cobrar é necessário, mas é preciso que todos façam a sua parte.
“Dando a sua parcela de contribuição à sociedade!”.
Ivan de Colombo