Uma transexual na Casa Branca

Posted on
  • quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
  • by
  • Editor
  • in

  • Desde o último dia 4 de janeiro, Amanda Simpson, de 48 anos, é conselheira técnica sênior do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, um alto cargo na Casa Branca, nomeada pelo presidente Barack Obama. O Departamento tem como tarefa proteger a segurança nacional mediante a gestão do comércio internacional, a aplicação dos tratados e a promoção da segurança econômica, cibernética e interna.

    Até 2002, Amanda era Mitch Simpson, e trabalhava numa empresa de segurança. Naquele ano, submeteu-se a seis cirurgias para mudar de sexo. Em 2006, passou a integrar a diretoria do Centro Nacional pela Igualdade dos Trânsgeneros.

    "Estou verdadeiramente honrada com a nomeação e ansiosa e entusiasmada com esta oportunidade", ela declarou no website do Centro. "E ao mesmo tempo, como um dos primeiros transexuais indicados pelo presidente, espero que em breve o governo federal tenha centena deles, e que minha nomeação abra futuras oportunidades para muitas pessoas”.

    Fui procurado pela Folha OnLine para analisar o fato. "Obama está fazendo uma escolha muito mais orientada pelos direitos humanos do que pelo impacto político que isso possa ter na comunidade como um todo", disse então. Trata-se de uma escolha meritória em si mesma, mas cercada de algum risco político. Prova de coragem e coerência.

    A decisão de Obama tende a repercutir e a exercer alguma influência em outros países. No caso do Brasil, a questão está aberta. A sociedade atual emite sinais claros nessa direção. Resta saber se políticos e governantes conseguirão decifrá-los.

    Ouça as declarações no podcast da Folha OnLine.

     
    Copyright (c) 2013 Blogger templates by Bloggermint
    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...