
Fiquei pasmo com a capa da última Veja: “Israel ataca radicais em território palestino”, diz o subtítulo. Como assim? Quem são os radicais? As quase 500 crianças mortas em menos de duas semanas? O estado que as matou por desejar limpar etnicamente a palestina não é radical? Não li o conteúdo do panfleto dos Civita, sionistas de longa data, mas posso imaginar cada letra. Leiam uma ótima análise da revista no blog do Miro.

O Cloaca News consegue um furo de reportagem em cima da mídia tradicional. Descobrem que a correspondente da Globonews e do jornal O Globo serviu no exército de Israel e já manifestou em blog todo o desprezo pelos palestinos, os chamando de “burros” e “mentirosos” e justificando o terrorismo de Israel. Usaram a Wayback Machine, recurso para recuperar antigos arquivos da web, já que o antigo blog foi deletado. Jornalismo de primeira.

O blog RS Urgente publica pauta que poderia ser da mídia tradicional, mas ainda não foi: os Shministim são jovens estudantes israelenses, todos com idade entre 16 e 19 anos, no final do segundo grau, que recusam o alistamento no exército de Israel por objeção de consciência. Estão presos por isso. Um exemplo de dignidade. Têm página na internet e uma campanha mundial. Li no Idelber que republicou e faz uma excelente cobertura em seu blog. Um viva aos blogs!

Ontem, terça, fui surpreendido por uma ótima entrevista na Globonews com Ilan Pappé, historiador israelense, professor na Universidade de Haifa. Ele é crítico severo do sionismo e tem conhecimentos de sobra para desmontar todas as justificativas para o horror praticado contra os palestinos. Aqui uma ótima matéria sobre ele na Caros Amigos, aqui uma entrevista no A Lenda. Procurei de todas as maneiras o vídeo desta entrevista e não achei. Como foi em maio de 2008, a Globonews já deletou do site. Nada achei no YouTube. Gostaria muito de achar e publicar aqui.