Miguel do Rosário, em seu blog O Cafezinho, mostrou, com documentos vazados de dentro da Receita Federal, que a Globo deu um calote no Leão e estava sendo processada por isso.
Assessoria da empresa, inicialmente negou o fato. Depois emitiu outra nota, com um trecho que diz assim:
"Todos os procedimentos de aquisição de direitos de transmissão da Copa do Mundo de 2002 pela TV Globo deram-se de acordo com as legislações aplicáveis, segundo nosso entendimento. Houve entendimento diferente por parte do Fisco. Este entendimento é passível de discussão, como permite a lei, mas a empresa acabou optando pelo pagamento"
Ou seja, para não se aborrecer com o Leão, a empresa resolveu pagar R$ 270 milhões ao fisco.
Como diz o outro, quem acredita nisso é capaz de acreditar em qualquer coisa.
Mas a história não para por aí. O funcionário da Receita que vazou os documentos para O Cafezinho diz que a história não é bem assim:
“Se tivesse pago, o processo não estaria constando como ‘em trânsito’, conforme se pode verificar com uma Consulta Processual no site da Receita Federal”.
E lança um desafio à empresa:
“Se ela pagou, então mostra o Darf, o povo quer saber”(...) Darf, como todo bom pagador de impostos sabe, é o documento da receita onde o contribuinte registra o pagamento de uma dívida tributária. [Fonte]
No Twitter foi lançada a hashtag #GloboMostreoDarf para pressionar a emissora a mostrar que fez essa generosidade com o Leão, pagando o que não (hahahahaha) devia.