Policiais civis da Delegacia de Conflitos Agrários (Deca) deram cumprimento, nesta quinta-feira (22), em Marabá, sudeste do Pará, ao mandado de prisão preventiva contra Ailton dos Santos, líder de um acampamento na cidade de Piçarra. Ele é acusado da autoria de crime de homicídio. A prisão foi cumprida no momento em que o acusado chegava a Marabá.
Ailton, que já atuou como líder de movimentos sociais, permaneceu por dois anos no acampamento Alto Bonito, na fazenda Espírito Santo, pertencente ao Grupo Agropecuário Santa Bárbara, em Xinguara, sul do Pará. Atualmente, ele atua como líder do assentamento agrícola Nova Vida, em Piçarra, próximo à fazenda Vale das Castanhas.
Segundo o delegado responsável pela operação policial, Victor Leal, titular da Deca, Ailton é alvo de denúncias da autoria de disparos de arma de fogo. Ele começou a ser investigado a partir dos relatos. Durante as investigações, a equipe da Deca apurou que contra ele havia um mandado de prisão preventiva em função de um homicídio triplamente qualificado. O crime ocorreu no ano de 2004, como resultado de uma discussão por causa de bebida alcoólica.