Eleito prefeito com 54% dos votos no município de Sobradinho–RS, Jorge Luiz Pohlmann foi impugnado pelo TSE por ter sido condenado por estelionato. Segundo o julgamento, o colega de partido da ex-jornalista e senadora gaúcha Ana Amélia Lemos é fixa suja e está inelegível por estar envolvido em esquema de fraude do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Pohlmann oferecia seus serviços para simular a compra e venda de imóveis e assim tornar possível a retirada por parte de seus clientes de valores retidos no Fundo, lesando o patrimônio da Caixa Econômica Federal. A decisão é monocrática, tomada por apenas um dos juízes do Tribunal. Caberia recurso a ser analisado pelo conjunto da corte, no entanto o próprio prefeito eleito descartou a hipótese de recorrer. Com isso, o município terá uma nova eleição para prefeito nos próximos meses.
Ivan Trevisan, que concorreu pelo PDT com o apoio do PT, PMDB e PSB ficou em segundo lugar e deve buscar novamente a eleição. No entanto, não está descartada a hipótese do lançamento de outra candidatura pelos partidos da coligação, cujo vereador mais votado foi Gabriel Umberto de Souza (PT).
A propósito, o PCdoB de Manuela, que recebeu o apoio de Ana Amélia e teve performance eleitoral abaixo do esperado em Porto Alegre, fazia parte da coligação do prefeito eleito que não pode assumir devido ao estelionato. Resta saber se a posição continuará sendo a mesma no novo processo eleitoral.