Mutirão dos Correios entrega 700 mil encomendas no Paraná
Posted on terça-feira, 25 de setembro de 2012 by Editor in
Cerca de 700 mil objetos postais foram entregues em todo Paraná com o mutirão de entrega promovido neste fim de semana (22 e 23), de acordo com a assessoria dos Correios. A ação foi promovida em todo país para minimizar eventuais prejuízos causados pela greve nacional da categoria.
Além da entrega de cartas e encomendas, foram tratadas cerca de 1,4 milhão de objetos postais neste fim de semana. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ETC) explicou na semana anterior que aproximadamente 24% de todas as cartas e encomendas estavam atrasadas em todo país.
Com relação aos servidos de entrega com hora marcada, a assessoria dos Correios informou que estes ainda encontram-se indisponíveis. O Sedex 10, Sedex 12, Sedex Hoje e o Disque-Coleta foram suspensos em São Paulo capital e região metropolitana, Tocantins, Distrito Federal, Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais na última quarta-feira.
Dissídio Coletivo
O Tribunal Superior do Trabalho (TST) marcou para a esta terça-feira (25) a audiência de conciliação entre os Correios e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). Nesta segunda-feira, o presidente do TST marcou o julgamento do dissídio coletivo para quinta-feira (27). Para o secretário-geral do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom-PR), Luis Antonio Souza, o julgamento da ação pode gerar o fim a greve, iniciada em 19 de setembro no estado.
Durante audiência de conciliação da última quarta-feira, o TST, que mediou a negociação, fez uma proposta de 5,2% de reposição salarial, reajuste de 8,84% no vale alimentação, além da manutenção de outros benefícios. Os Correios não aceitaram a proposta com a justificativa de que os reajustes causariam grande impacto financeiro a estatal.
Balanço da greve
Nesta segunda-feira (24), a assessoria dos Correios informou que 92,5% dos empregados estão trabalhando normalmente. Já para o Sintcom-PR, 40% dos funcionários estão em serviço, conforme previsto determinação do TST anunciada na última quarta-feira.
gazeta do povo