Na tarde deste domingo o governador acreano Tião Viana mostrava, pelo Facebook, todo o seu orgulho e amor pelo Acre. Escreveu sobre a alegria de ver os filhos brincando no quintal de casa durante o pôr do sol deste dia de calor escaldante. “O entardecer do domingo com os filhos brincando no quintal...o Acre que amamos...”, escreveu ele.
O Acre que amamos do governador seria impossível de ser odiado. Tião Viana mora no Residencial Ipê, o reduto da elite acreana. Fechado e com câmeras, o bairro oferece a segurança de que todo cidadão sonha; qualquer pequeno pode brincar tranquilamente sem o susto de sofrer alguma violência. Além disso, o petista tem a segurança garantida 24 horas por policiais militares.
Este é o Acre imaginário de Tião Viana. Para a grande maioria da população, entretanto, a realidade é outra. Crianças pobres brincam de futebol nas ruas empoeiradas ou ficam correndo atrás de papagaio, com o risco de ser atropelados ou sofrer outro acidente. Este é o Acre que também amamos...