Já estão definidas e registradas as candidaturas para a eleição( 2012) em Colombo. A História política de Colombo, ganha uma nova página na disputa pelo cargo de prefeita(o). Um dos elementos marcantes tem sido a referência à "renovação" e "experiência" .
Independentemente de quem utiliza tais expressões , a figura da ex-prefeita Beti Pavin é consenso geral e impõe méritos à sua administração, principalmente em uma época em que não contava com a ajuda do governo do estado, e principalmente porque o Brasil passava por uma grande crise econômica. Concorrendo com Beti Pavin( PSDB -candidata do governador Beto Richa), temos José Vicente( PSC -candidato do prefeito J. Camargo), Rose Cavalli( PDT - atual vice-prefeita ) e Joel Cordeiro(PSD - Vereador da base do prefeito J. Camargo), portanto, a disputa deve ficar entre Rose Cavalli e Beti Pavin.
Rose Cavalli |
Rose Cavalli poderá vir com sede de vingança, pois apesar de ser fiel até hoje, não teve a chance de ser prefeita por uma semana sequer. Com isso, e caso não seja uma candidatura dupla do atual prefeito, e caso resolva falar a verdade do que aconteceu na atual administração , Rose poderá ser a principal adversária de Beti Pavin.
O candidato José Vicente, vem para a disputa com o apoio do atual prefeito, e ainda conta com a " máquina administrativa ", mesmo assim surge como um candidato do "desespero ", e precisará de muito apoio politico, articulação e gastos extras com candidatos a vereador do seu partido e quem sabe até fora dele. O candidato sabe que não basta investir somente na sua candidatura, pois tem que investir também contra a rejeição da atul administração, onde sempre esteve presente na ideia do " Novo" .
José Vicente |
A pregação do "Novo" de J. Camargo, foi a poderosa arma nas mãos em 2004, venceu o candidato Dr. Antoninho, e com essa construção ideológica do " Novo" tiveram sucesso também na reeleição em 2008 usado como um "abre-te sésamo" para a vitória contra a própria Beti Pavin.
Mas o poderoso " Novo" de 2004, não emplacou no mandato de reeleição e chega no final de 2012 um tanto que desacreditado por vários problemas, mostrando duas faces diferentes da mesma pessoa ou grupo que administra a cidade de Colombo, isso tudo só fez reforçar o nome da ex-prefeita Beti Pavin.
O mesmo discurso do " Novo" não funciona na tentativa de fazer de José Vicente o sucessor de J. Camargo, pois esse grupo político perdeu sua força e comando. A escolha de José Vicente, é a continuação do atual estilo de governo e algo que vai na mesma toada do "novo" (espécie de catecismo do marketing eleitoral),
Certamente com mais legitimidade, a volta de Beti Pavin, traduz um novo ideal e simboliza a mudança com um novo rumo para Colombo, com noção de liberdade, trabalho e experiência, alguém capaz de realizar aquilo que o " Novo " e o seu candidato que esteve sempre ao seu lado não foram capazes de realizar. Para poder ganhar a eleição e fazer um bom trabalho, a ex-prefeita conta como apoio do Governador Beto Richa e tem na figura de seu vice, Ademir Goulart(PMDB), a presença do Governo Federal, representada pelo vice-presidente da República, Michel Temer(PMDB).
O apoio do Governo Estadual e Federal, é o sonho de qualquer prefeito e tão necessário para um bom mandato e crescimento de uma cidade . O possível retorno de Beti Pavin, pode ser o fim dos problema enfrentados pela população colombense, entre eles a área da saúde, educação, segurança, exploração imobiliária, asfalto sem qualidade, ruas esburacadas e o fim de um mandato onde as obras começam a serem feitas no último ano, ( isso é tão grave quanto que vergonhoso ).
Portanto considero preocupante a continuidade da atual administração, pois é o mesmo "rótulo" do atual modelo, independentemente do candidato em questão.
Adianto logo que a mudança deve vir e isso não implica em ingenuidade ou desinformação do povo, mas implica no fato elementar que é preciso mudar, e para isso é imprescindível mudar os fins e os meios.
COLOMBO PRECISA DE MUDANÇA E RESPEITO !!!