Por que a mídia insiste no dossiê
Eduardo Guimarães
No vídeo abaixo, o jornalista Fernando Rodrigues faz uma análise aparentemente torta, mas que, tirando a manipulação que ele tenta fazer dos fatos, mostra que essa imensa campanha midiática sobre o tal dossiê não visa desgastar Dilma Rousseff com a acusação de conspiradora e desleal, pois essa estratégia para prejudicá-la já foi usada à exaustão e jamais surtiu efeito – pelo contrário, quanto mais batem nela mais a sua candidatura se fortalece.
Para quem não conseguiu assistir o vídeo, explico que Rodrigues opina que, a julgar pela última pesquisa Ibope, o efeito do tal dossiê teria sido “zero”, pois o tucano e sua principal adversária não teriam perdido pontos, donde o jornalista conclui que “os políticos precisam perder essa mania” de fazer dossiês uns contra os outros porque o eleitorado não dá bola, o que constitui uma acusação velada a Dilma e um endosso igualmente velado à acusação de Serra.
É uma análise torta, como eu disse. Primeiro, porque Serra perdeu pontos no Ibope, sim: na pesquisa anterior desse instituto, oito pontos o separavam de Dilma; agora, estão empatados. Em segundo, porque, se alguém teria que perder pontos por conta do noticiário, teria que ser Dilma, pois a mídia inteira a acusou de ter feito mesmo o tal dossiê e pintou o tucano como vítima. E se o conteúdo do dossiê não foi divulgado, como poderia prejudicar o tucano?
O mais incrível é que Rodrigues compara a pesquisa Ibope com a pesquisa Datafolha para embasar sua tese de que Serra não perdeu pontos como se fosse possível comparar numericamente os números de pesquisas de diferentes institutos. Vale explicar que, quando se compara a pesquisa de um instituto com a de outro, há que comparar as tendências de subida ou de queda dos candidatos, e não os números.
A grande pergunta, portanto, é a seguinte: como essa acusação à candidata de Lula não poderia surtir efeito negativo para ela porque todas as outras do mesmo tipo não surtiram, por que a mídia e os tucanos insistem tanto no dossiê?
O objetivo do vasto noticiário sobre o suposto dossiê não é o de desgastar Dilma junto ao eleitorado, mas o de desacreditar as denúncias sobre os negócios de Serra com Daniel Dantas. O público alvo dessa campanha, portanto, não é o eleitorado, mas o livro de Amaury Ribeiro Júnior. A mídia e o PSDB acham que o PT ainda irá usar o que o livro mostra e, assim, tentam desacreditá-lo.
FONTE: Blog da Cidadania